Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Soares Neto, Joaquim José | - |
dc.contributor.author | Maior, Alice Plakoudi Souto | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-27T14:34:25Z | - |
dc.date.available | 2021-04-27T14:34:25Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-27 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-18 | - |
dc.identifier.citation | MAIOR, Alice Plakoudi Souto. Trajetórias de mestrandos e doutorandos: um estudo longitudinal dos fluxos de estudantes da pós-graduação stricto sensu brasileira. 2020. 264 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40666 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | É consenso, entre diversos países, que a formação pós-graduada, em nível de mestrado e doutorado, desempenha papel essencial para os sistemas de ciência, tecnologia e inovação. Mestres e doutores compõem a base de recursos humanos desses sistemas, cujos conhecimentos e habilidades foram desenvolvidos para a busca de soluções inovadoras aos complexos problemas que as sociedades atuais vivenciam (CHE, 2019). Conhecer o desempenho do Sistema Nacional da Pós-Graduação (SNPG) na produção de mestres e doutores, a partir das trajetórias dos estudantes aspirantes a esses títulos, foi o objetivo central desta tese. Para tanto, propusemos um modelo teórico de acompanhamento longitudinal dos fluxos de estudantes neste nível de formação e aplicamos esse modelo para a observação das trajetórias dos alunos ingressantes no mestrado acadêmico, no mestrado profissional e no doutorado, no ano de 2013. Os achados de nossa investigação apontam que, em 4 anos de observação, o sistema apresentou um desempenho médio na formação de mestres acadêmicos e um desempenho baixo na produção de mestres profissionais e, em 5 anos de observação, um desempenho médio na produção de doutores. Mas esses resultados variam quando consideradas as grandes áreas do conhecimento e tomam outra dimensão quando comparados com os resultados de outros países, colocando o Brasil em uma posição de destaque. Além do desempenho do sistema, nosso foco se dirigiu para a análise da dinâmica das trajetórias, de modo a retratar como e quando as trajetórias de sucesso, a interrupção das trajetórias e as transições entre níveis de formação acontecem. Nosso estudo evidenciou o caráter heterogêneo das trajetórias acadêmicas na pós- graduação stricto sensu brasileira. Essa heterogeneidade se configurou tanto em termos de áreas do conhecimento, quanto em relação ao grau de formação analisado, no interior das próprias áreas. Constatamos também que prevalece o modelo sequencial de formação dos doutores, no qual a titulação no mestrado antecede o ingresso no doutorado. Por fim, buscamos também investigar possíveis fatores associados à situação final das trajetórias. Dentre os diversos fatores analisados, a bolsa de estudos se destaca com expressivos efeitos nas taxas de conclusão e evasão aparente, no mestrado acadêmico e no doutorado. Já no mestrado profissional, os resultados sugerem que a bolsa de estudos não produz efeitos sobre essas taxas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Trajetórias de mestrandos e doutorandos : um estudo longitudinal dos fluxos de estudantes da pós-graduação stricto sensu brasileira | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trajetórias educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pós-graduação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evasão universitária | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Karino, Camila Akemi | - |
dc.description.abstract1 | It is a world-wide consensus that graduate training at master's and doctoral levels plays an
essential role for science, technology and innovation systems. Master’s and doctorate’s degree
holders make up the human resources base of these systems, whose knowledge and skills were
developed to search for innovative solutions to the complex problems that today's societies
experience (CHE, 2019). The main objective of this study was to survey the trajectories of
graduate students and evaluate the performance of the Brazilian National Graduate System in
the output of masters and doctorates professionals. To this end, we proposed a theoretical model
for longitudinal monitoring of graduate student flows and applied this model to observe the
trajectories of students entering the academic master's (by research), professional master's and
doctoral degrees in 2013. Our out results indicate the Brazilian system showed an average
output for research master’s and PhD degrees and a low output for professional master’s
degrees. Taking into account the considerable variability across areas of knowledge, however,
the overall Brazilian performance in these parameters stands out in comparison to a number of
countries in the world. In addition to the performance of the system, our focus was on analyzing
the dynamics of trajectories, in order to portray how and when successful trajectories,
interruption of trajectories and transitions between levels of training take place. Our study
showed the heterogeneous character of academic trajectories in the Brazilian graduate system.
This heterogeneity was detected across the areas of knowledge and across the level of graduate
training within each area. We also found that the sequential model of ‘master’s to doctoral’
training prevails, in which the attainment of a master's degree precedes entry to the doctorate.
Finally, we also sought at investigating possible factors associated with the final situation of
students’ pathways. Among the various factors analyzed, the scholarship stands out with
significant effects on the rates of completion and dropout in the research master's and doctoral
levels. In the professional master's level, however, the results suggest that the scholarship has
no effect on these rates. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:alicepsmaior@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|