Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/40695
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPITULO_TransferenciaRecursosFinanceiros.pdf494,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Transferência de recursos financeiros ao nível estadual para enfrentar a pandemia Covid-19
Autor(es): Gonçalves, Andrea de Oliveira
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7514-8139
Assunto: Governança orçamentária
Orçamento
Orçamento - controle
Liderança
Governança
Covid-19
Data de publicação: 2021
Editora: Conselho Nacional de Secretários de Saúde
Referência: GONÇALVES, Andrea de Oliveira. Transferência de recursos financeiros ao nível estadual para enfrentar a pandemia Covid-19. In: SANTOS, Alethele de Oliveira; LOPES, Luciana Tolêdo (org.). Competências e Regras. Brasília: Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 2021. p. 208-223. (Coleção Covid-19, v. 3). Disponível em: https://www.conass.org.br/biblioteca/volume-3-competencias-e-regras/. Acesso em: 28 abr. 2021.
Resumo: As deficiências na governança orçamentária das organizações públicas no Brasil são apontadas pelo Banco Mundial para os governos estaduais proverem a sociedade com as políticas públicas necessárias, nomeadamente de saúde; situação que se agrava em tempos de pandemia sanitária. Por definição, a governança pública orçamentária abandona a ideia tradicional de um Estado majestático, centralizado e omnisciente para este assumir-se como parceiro importante entre diversos multi-interessados (stakeholders) – conjunto de instituições públicas, privadas e do terceiro setor que atuam no perímetro de determinada política pública. Ora, a crise provocada pelo coronavírus fez sobressair as disfunções que, em situações normais, nunca assumiriam aspetos tão extremados. Este trabalho analisa as principais disfunções reveladas e propõe medidas corretivas para o futuro aplicáveis tanto em tempos normais quanto em situações extraordinárias de emergência sanitária. As informações foram coletadas em sites oficiais dos governos das 26 unidades da federação e do Distrito Federal, bem como no Portal Coopera do Tribunal de contas da União. Os resultados do trabalho apontam para a necessidade de alterar a moldura legal atual, dos órgãos de controle atuarem proativamente e valorizar profissionalmente servidores e membros das instituições parceiras integradas na rede de prestação de serviços de saúde.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Licença: © 2021 – 1ª Edição CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE – CONASS É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citadas a fonte e a autoria. As opiniões emitidas na presente publicação são da exclusiva responsabilidade do autor, sem representar posicionamentos oficiais da Organização Pan-Americana da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A Coleção COVID-19 é distribuída gratuitamente. Proibida a comercialização.
Aparece nas coleções:Livros e afins
UnB - Covid-19

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.