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Título: Currículo e construção de sentidos : narrativas e identidades de uma experiência escolar
Autor(es): Silva, Érica Ferreira da
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Assunto: Currículos - avaliação
Narrativas pessoais
Identidade profissional
Escolas - avaliação
Data de publicação: 30-Abr-2021
Referência: SILVA, Érica Ferreira da. Currículo e construção de sentidos: narrativas e identidades de uma experiência escolar. 2020. 140 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação - Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Processos Formativos e Profissionalidades, tem como objetivo de investigação analisar como as narrativas e identidades dos atores da educação básica são mobilizadas na tessitura do currículo. Problematizou como a escola tem considerado no currículo as narrativas e identidades de seus atores frente às influências eurocêntrico, que de maneira explícita e violenta reprime formas outras de produção de conhecimento? O estudo adotou a perspectiva etnográfica. Para compreender os sentidos a partir das interações instituídas na pesquisa, utilizaram-se a observação participante, a análise de etnotextos, as entrevistas narrativas e semiestruturadas. Inicialmente, a pesquisa utilizaria com os participantes apenas as entrevistas narrativas, mas com a pandemia do Covid-19 e o distanciamento social, durante o contexto de pesquisa, foram realizadas duas entrevistas narrativas e duas entrevistas semiestruturadas. A pesquisa etnográfica ocorreu durante os anos de 2019 a 2020, na instituição formativa do Ensino Fundamental das Séries Inicias, CAIC Professor Walter José de Moura, localizada no Areal, DF. Participaram dessa pesquisa quatro docentes, sendo um coordenador pedagógico. A partir dos sentidos estabelecidos com as narrativas dos participantes foi possível constatar que a tessitura da proposta curricular da instituição ocorreu no período da semana pedagógica, instituída pela SEEDF, com a participação de professores, coordenadores pedagógicos e membros da gestão escolar, aos demais segmentos da comunidade escolar couberam interagir com a proposta tecidos por esses atores. O trabalho ficou centralizado no planejamento anual da escola frente à distribuição de conteúdo por bimestre, num trabalho de subgrupos separados pelos níveis de escolarização. As narrativas dos participantes demonstraram o descontentamento da não participação dos alunos, pais e demais atores na construção do currículo da instituição, pois isso interferia nos fazeres formativos de sentidos da instituição escolar. Os relatos trouxeram ainda os anseios por práticas avaliativas, democráticas e críticas frente à proposta curricular da instituição em face da formação de transformação na comunidade escolar.
Abstract: This research developed in the Graduate Program in Education of the Faculty of Education - University of Brasilia, in the line of research Formative Processes and Professionalities, aims to investigate how the narratives and identities of basic education actors are mobilized in the fabric of the curriculum. Did you question how the school has considered in the curriculum the narratives and identities of its actors in a Eurocentric context, which explicitly and violently represses other forms of knowledge production? The study adopted an ethnographic perspective. To understand the meanings from the interactions established in the research, participant observation, ethnext analysis, narrative and semi-structured interviews were used. Initially, the research would use only narrative interviews with participants, but with the Covid-19 pandemic and social distance, during the research context, two narrative interviews and two semi-structured interviews were conducted. The ethnographic research took place during the years 2019 to 2020, at the training institution of the Elementary School of the Initial Series, CAIC Professor Walter José de Moura, located in Areal, DF. Four teachers participated in this research, being a pedagogical coordinator. From the meanings established with the participants' narratives, it was possible to verify that the weaving of the institution's curricular proposal occurred during the pedagogical week period, instituted by SEEDF, with the participation of teachers, pedagogical coordinators and members of school management, to the other segments of the school community had to interact with the proposal woven by these actors. The work was centered on the school's annual planning regarding the distribution of content per bimonth, in a work of subgroups separated by schooling levels. The participants' narratives showed discontent with the non-participation of students, parents and other actors in the construction of the institution's curriculum, as this interfered with the school's formative senses. The reports also brought the yearnings for evaluative, democratic and critical practices in view of the institution's curricular proposal in view of the transformation formation in the school community.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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