Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Delano Moody Simões da | - |
dc.contributor.author | Santos, Alessandro Abreu dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-01T00:27:55Z | - |
dc.date.available | 2021-05-01T00:27:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-11 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Alessandro Abreu dos. O uso de desenhos no estudo de ciclos de vida de parasitas. 2020. 78 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40748 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Fotografias, desenhos, imagens e esquemas constituem elementos importantes na descrição de representações de fenômenos abstratos, apresentando-se como recursos didáticos facilitadores no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Ciências e Biologia. Imagens consistem na representação visual, real ou analógica de um ser, fenômeno ou objeto que normalmente se apresenta em oposição a um texto escrito. Esse trabalho teve como objetivo identificar as contribuições da produção de desenhos na compreensão dos ciclos de vida de helmintos e nematoides numa sequência didática para estudantes do 1o ano do ensino médio de uma escola pública. A sequência didática foi dividia em três momentos com os estudantes em grupo. O primeiro: leitura e discussão de um texto sobre Ascaris lumbricoides e Shistosoma mansoni e a produção de um desenho representativo do ciclo de vida desses parasitas. O segundo, uma aula expositiva e dialogada sobre o tema. O terceiro e último momento, revisão do desenho anterior e a construção de um novo desenho realizando possíveis correções. Os desenhos foram analisados seguindo quatro categorias de análise, nível 1: desenho não representativo, nível 2: desenho com ideias alternativas, nível 3: desenho parcial e nível 4: desenho com representação compreensiva. Os resultados das análises dos desenhos concluem que de 6 grupos apenas um não subiu de nível, permanecendo no mesmo. Alguns erros cometidos no primeiro desenho formam corrigidos no segundo, após a aula expositiva, tais como a ausência de legendas explicativas, adição de legendas, organização do ciclo larval, relação do microrganismo e doença provocada. Esse estudo abre espaço para outros métodos de avaliação, com foco na expressão criativa dos estudantes, que é difícil de alcançar em outras estratégias de avaliação. O desenho sozinho pode não ter um efeito significativo, mas se combinado com textos e legendas ou outras estratégias dentro de uma sequência didática pode potencializar aprendizagens. Salientamos e recomendamos que os desenhos não sejam apenas solicitados aos estudantes sem que anteriormente ocorra interação, debate e troca de ideias entre eles, proporcionando um espaço de problematização e geração de diálogo onde o professor seja o mediador desse processo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O uso de desenhos no estudo de ciclos de vida de parasitas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representação visual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciclos de vida | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Photographs, drawings, images and diagrams are important elements in the description of
representations of abstract phenomena, presenting themselves as didactic resources that
facilitate the teaching and learning process in Science and Biology classes. Images consist of
the visual, real or analog representation of a being, phenomenon or object that normally
presents itself in opposition to a written text. This work aimed to identify the contributions of the
production of drawings in the understanding of the life cycles of helminths and nematodes in a
didactic sequence for students of the 1st year of high school in a public school. The didactic
sequence was divided into three moments with the students in a group. The first: reading and
discussing a text on Ascaris lumbricoides and Shistosoma mansoni and the production of a
representative design of the life cycle of these parasites. The second, an expository and
dialogued class on the theme. The third and last moment, review of the previous drawing and
the construction of a new drawing making possible corrections. The drawings were analyzed
following four categories of drawing analysis, level 1: non-representative drawing, level 2:
drawing with alternative ideas, level 3: partial drawing and level 4: drawing with comprehensive
representation. The results of the analysis of the drawings conclude that out of 6 groups, only
one did not level up, remaining at the same level. Some errors and successes such as the
absence of explanatory captions in the first drawing and the addition of captions in the second
drawing. Confusion in relation to the organism under study, corrected in the second drawing,
showing difficulty in classifying them. Incomplete description of the larval cycle of the parasite
by some groups. This study opens space for other assessment methods, with a focus on
students' creative expression, which is difficult to achieve in other assessment strategies.
Drawing alone may not have a significant effect, but if combined with texts and captions or other
strategies within a didactic sequence, it can enhance learning. We emphasize and recommend
that the drawings are not only requested from students without previously occurring interaction,
debate and exchange of ideas between them, providing a space for problematizing and
generating dialogue where the teacher is the mediator of this process. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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