Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40748
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AlessandroAbreudosSantos.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Delano Moody Simões da-
dc.contributor.authorSantos, Alessandro Abreu dos-
dc.date.accessioned2021-05-01T00:27:55Z-
dc.date.available2021-05-01T00:27:55Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.date.submitted2020-12-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Alessandro Abreu dos. O uso de desenhos no estudo de ciclos de vida de parasitas. 2020. 78 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40748-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2020.pt_BR
dc.description.abstractFotografias, desenhos, imagens e esquemas constituem elementos importantes na descrição de representações de fenômenos abstratos, apresentando-se como recursos didáticos facilitadores no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Ciências e Biologia. Imagens consistem na representação visual, real ou analógica de um ser, fenômeno ou objeto que normalmente se apresenta em oposição a um texto escrito. Esse trabalho teve como objetivo identificar as contribuições da produção de desenhos na compreensão dos ciclos de vida de helmintos e nematoides numa sequência didática para estudantes do 1o ano do ensino médio de uma escola pública. A sequência didática foi dividia em três momentos com os estudantes em grupo. O primeiro: leitura e discussão de um texto sobre Ascaris lumbricoides e Shistosoma mansoni e a produção de um desenho representativo do ciclo de vida desses parasitas. O segundo, uma aula expositiva e dialogada sobre o tema. O terceiro e último momento, revisão do desenho anterior e a construção de um novo desenho realizando possíveis correções. Os desenhos foram analisados seguindo quatro categorias de análise, nível 1: desenho não representativo, nível 2: desenho com ideias alternativas, nível 3: desenho parcial e nível 4: desenho com representação compreensiva. Os resultados das análises dos desenhos concluem que de 6 grupos apenas um não subiu de nível, permanecendo no mesmo. Alguns erros cometidos no primeiro desenho formam corrigidos no segundo, após a aula expositiva, tais como a ausência de legendas explicativas, adição de legendas, organização do ciclo larval, relação do microrganismo e doença provocada. Esse estudo abre espaço para outros métodos de avaliação, com foco na expressão criativa dos estudantes, que é difícil de alcançar em outras estratégias de avaliação. O desenho sozinho pode não ter um efeito significativo, mas se combinado com textos e legendas ou outras estratégias dentro de uma sequência didática pode potencializar aprendizagens. Salientamos e recomendamos que os desenhos não sejam apenas solicitados aos estudantes sem que anteriormente ocorra interação, debate e troca de ideias entre eles, proporcionando um espaço de problematização e geração de diálogo onde o professor seja o mediador desse processo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO uso de desenhos no estudo de ciclos de vida de parasitaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordRepresentação visualpt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino - aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordCiclos de vidapt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Biologiapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Photographs, drawings, images and diagrams are important elements in the description of representations of abstract phenomena, presenting themselves as didactic resources that facilitate the teaching and learning process in Science and Biology classes. Images consist of the visual, real or analog representation of a being, phenomenon or object that normally presents itself in opposition to a written text. This work aimed to identify the contributions of the production of drawings in the understanding of the life cycles of helminths and nematodes in a didactic sequence for students of the 1st year of high school in a public school. The didactic sequence was divided into three moments with the students in a group. The first: reading and discussing a text on Ascaris lumbricoides and Shistosoma mansoni and the production of a representative design of the life cycle of these parasites. The second, an expository and dialogued class on the theme. The third and last moment, review of the previous drawing and the construction of a new drawing making possible corrections. The drawings were analyzed following four categories of drawing analysis, level 1: non-representative drawing, level 2: drawing with alternative ideas, level 3: partial drawing and level 4: drawing with comprehensive representation. The results of the analysis of the drawings conclude that out of 6 groups, only one did not level up, remaining at the same level. Some errors and successes such as the absence of explanatory captions in the first drawing and the addition of captions in the second drawing. Confusion in relation to the organism under study, corrected in the second drawing, showing difficulty in classifying them. Incomplete description of the larval cycle of the parasite by some groups. This study opens space for other assessment methods, with a focus on students' creative expression, which is difficult to achieve in other assessment strategies. Drawing alone may not have a significant effect, but if combined with texts and captions or other strategies within a didactic sequence, it can enhance learning. We emphasize and recommend that the drawings are not only requested from students without previously occurring interaction, debate and exchange of ideas between them, providing a space for problematizing and generating dialogue where the teacher is the mediator of this process.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.