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2020_LuêniaGracieneSilvaGuedes.pdf9,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorHartmann, Luciana-
dc.contributor.authorGuedes, Luênia Graciene Silva-
dc.date.accessioned2021-05-01T01:33:49Z-
dc.date.available2021-05-01T01:33:49Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.date.submitted2020-11-30-
dc.identifier.citationGUEDES, Luênia Graciene Silva. Arte, cidade e crianças: movimentando as fronteiras da capital federal. 2020. 227 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40752-
dc.descriptionDissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é habitar e investigar o território de troca entre adultos e crianças, e discutir como a forma estética, política e pedagógica em que os adultos atuam pode movimentar as fronteiras geográficas e simbólicas, bem como questões de dominação e poder. O trabalho se delineia a partir do mapeamento das ações de mediação artística e criação da obra - DE VER CIDADE, Brasília numa caixa de brincar - obra interativa desenvolvida a partir de uma pesquisa com crianças, e das interações entre adultos, crianças e a cidade de Brasília. A obra esteve aberta durante duas semanas em um equipamento cultural localizado na superquadra 508 sul da cidade de Brasília, patrimônio cultural da humanidade, e recebeu mais de 700 estudantes (4 a 12 anos) de escolas públicas de diferentes regiões administrativas do Distrito Federal. Por meio do método da cartografia, foram levantadas pistas que permitem analisar as políticas de relação que permeavam o programa educativo desenvolvido para aproximar e potencializar a experiência com a obra. A partir do envio de cartas para pessoas que participaram do projeto, foi estabelecido um espaço de conversa que subsidiou o mapeamento das ações desenvolvidas - abordagens metodológicas, interações físico-afetivas, relações com espaço urbano - bem como das discussões sobre questões de forma e paradigmas que colaboram para o desmantelamento das fronteiras entre adultos e crianças, conteúdo e sentido, arte e educação, a fim de ressignificar e forjar nessa brecha um lugar-entre, um território de troca, invenção e emancipação. Este estudo parte de um uma percepção sensível com os territórios corpo-criança e cidade-escola e traz à tona discussões que transitam entre os estudos da infância, decolonialidade, pedagogias em arte e apontamentos do Modo Operativo And, que dedica-se a investigar os funcionamentos do acontecimento e das relações e as consequências que daí emergem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleArte, cidade e crianças : movimentando as fronteiras da capital federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArtept_BR
dc.subject.keywordCrianças - artept_BR
dc.subject.keywordCidadespt_BR
dc.subject.keywordMediação artísticapt_BR
dc.subject.keywordTroca de saberespt_BR
dc.subject.keywordArte - criaçãopt_BR
dc.description.abstract1The objective of this research is to inhabit and to investigate the exchange territory between adults and children, and to discuss how the aesthetic, political and pedagogical way in which adults operate can move the geographical and symbolic boundaries, as well as issues of domination and power. The work is outlined from the mapping of artistic mediation actions and creation of the work – DE VER CIDADE, Brasília numa caixa de brincar – an interactive work developed from a research with children, and the interactions between adults, children and the city of Brasilia. The work had been opened for two weeks in a cultural facility located in the superquadra 508 south of the city of Brasília, an intagible Cultural Heritage, and had more than 700 students (4 to 12 years old) visiting it, from public schools in different administrative areas of the Federal District. Through the cartography method, clues were raised that allow to analyze the relationship policies that permeated the educational program developed to approximate and enhance the experience with the work. From letters sent to people who participated in the project, a space for conversation was established that supported the mapping of the actions developed – methodological approaches, physical-affective interactions, relations with urban space – as well as discussions on issues of ways and paradigms that collaborate to dismantle the boundaries between adults and children, content and meaning, art and education, in order to resignify and forge in this gap a "place-between", a territory of exchange, invention and emancipation. This study starts from a sensitive perception with the "body-child" and "city-school" territories and brings up discussions that move between childhood studies, decoloniality, art pedagogies and notes of the "Modo Operativo And”, which devotes itself to investigating the performance of the event and the relations, and the consequences that emerge from it.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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