Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Hartmann, Luciana | - |
dc.contributor.author | Guedes, Luênia Graciene Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-01T01:33:49Z | - |
dc.date.available | 2021-05-01T01:33:49Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
dc.date.submitted | 2020-11-30 | - |
dc.identifier.citation | GUEDES, Luênia Graciene Silva. Arte, cidade e crianças: movimentando as fronteiras da capital federal. 2020. 227 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40752 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é habitar e investigar o território de troca entre adultos e crianças, e discutir como a forma estética, política e pedagógica em que os adultos atuam pode movimentar as fronteiras geográficas e simbólicas, bem como questões de dominação e poder. O trabalho se delineia a partir do mapeamento das ações de mediação artística e criação da obra - DE VER CIDADE, Brasília numa caixa de brincar - obra interativa desenvolvida a partir de uma pesquisa com crianças, e das interações entre adultos, crianças e a cidade de Brasília. A obra esteve aberta durante duas semanas em um equipamento cultural localizado na superquadra 508 sul da cidade de Brasília, patrimônio cultural da humanidade, e recebeu mais de 700 estudantes (4 a 12 anos) de escolas públicas de diferentes regiões administrativas do Distrito Federal. Por meio do método da cartografia, foram levantadas pistas que permitem analisar as políticas de relação que permeavam o programa educativo desenvolvido para aproximar e potencializar a experiência com a obra. A partir do envio de cartas para pessoas que participaram do projeto, foi estabelecido um espaço de conversa que subsidiou o mapeamento das ações desenvolvidas - abordagens metodológicas, interações físico-afetivas, relações com espaço urbano - bem como das discussões sobre questões de forma e paradigmas que colaboram para o desmantelamento das fronteiras entre adultos e crianças, conteúdo e sentido, arte e educação, a fim de ressignificar e forjar nessa brecha um lugar-entre, um território de troca, invenção e emancipação. Este estudo parte de um uma percepção sensível com os territórios corpo-criança e cidade-escola e traz à tona discussões que transitam entre os estudos da infância, decolonialidade, pedagogias em arte e apontamentos do Modo Operativo And, que dedica-se a investigar os funcionamentos do acontecimento e das relações e as consequências que daí emergem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Arte, cidade e crianças : movimentando as fronteiras da capital federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cidades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mediação artística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Troca de saberes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte - criação | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this research is to inhabit and to investigate the exchange territory between adults
and children, and to discuss how the aesthetic, political and pedagogical way in which adults operate
can move the geographical and symbolic boundaries, as well as issues of domination and power. The
work is outlined from the mapping of artistic mediation actions and creation of the work – DE VER
CIDADE, Brasília numa caixa de brincar – an interactive work developed from a research with
children, and the interactions between adults, children and the city of Brasilia. The work had been
opened for two weeks in a cultural facility located in the superquadra 508 south of the city of Brasília,
an intagible Cultural Heritage, and had more than 700 students (4 to 12 years old) visiting it, from
public schools in different administrative areas of the Federal District. Through the cartography
method, clues were raised that allow to analyze the relationship policies that permeated the
educational program developed to approximate and enhance the experience with the work. From
letters sent to people who participated in the project, a space for conversation was established that
supported the mapping of the actions developed – methodological approaches, physical-affective
interactions, relations with urban space – as well as discussions on issues of ways and paradigms
that collaborate to dismantle the boundaries between adults and children, content and meaning, art
and education, in order to resignify and forge in this gap a "place-between", a territory of exchange,
invention and emancipation. This study starts from a sensitive perception with the "body-child" and
"city-school" territories and brings up discussions that move between childhood studies, decoloniality,
art pedagogies and notes of the "Modo Operativo And”, which devotes itself to investigating the
performance of the event and the relations, and the consequences that emerge from it. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|