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Título: Abordagem investigativa no ensino de Biologia : um modelo didático para o estudo do DNA
Autor(es): Custódio Neto, Arlindo Martins
Orientador(es): Silva, Maria Júlia Martins
Assunto: Processo de ensino - aprendizagem
Modelos didáticos
Ensino investigativo
Biologia - estudo e ensino
Data de publicação: 7-Mai-2021
Referência: CUSTODIO NETO, Arlindo Martins. Abordagem investigativa no ensino de Biologia: um modelo didático para o estudo do DNA. 2020. [66] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este estudo vem ao encontro do anseio do pesquisador em criar estratégias de ensino que tornem a aprendizagem sobre o DNA mais significativa, pois este conteúdo é de suma importância dentro da Biologia. Desta forma, é necessário um ensino mais significativo para o aluno e que os conteúdos abordados possam promover o crescimento do mesmo no sentido de enfrentar situações cotidianas com autonomia e conhecimento. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida com os alunos da 3a série do Ensino Médio, do Colégio Estadual Domingos Alves Pereira, em Acreúna Goiás, turmas A, B e C, visando analisar como a construção de um modelo didático para o ensino do DNA pode colaborar com adolescentes e jovens do Ensino Médio na construção de conceitos e processos de Genética, sem distorções e erros comumente observados na forma tradicional de ensino desse conteúdo. Pelo método investigativo, embasado na pesquisa teórica, os alunos, juntamente com o professor pesquisador, construíram modelos que demonstrem o funcionamento do DNA nos processos da Genética. A construção dos modelos seguiu os moldes investigativos (pesquisa, levantamento de hipóteses, teste de hipóteses, comprovação das hipóteses e aplicação dos modelos), sendo os alunos os protagonistas desta construção e aplicação. Para avaliar os resultados da aplicação do projeto, foi realizada uma pesquisa junto aos alunos na forma de questionários. Com os resultados obtidos no trabalho, constatou-se a importância dos modelos didáticos no processo de ensino e aprendizagem, principalmente de temas complexos, como é o caso dos conteúdos relacionados à genética, especificamente sobre a estrutura do DNA.
Abstract: This study fulfills the researcher's desire to create teaching strategies that make learning about DNA, because this content is extremely important in Biology. Therefore, a more significant way of teaching the students is necessary, which can promote the student's growth in order to face situations with autonomy and knowledge. The research, with a qualitative approach, was developed with the students in the last year of High School, from Colégio Estadual Domingos Alves Pereira, in Acreúna, Goiás, classes A, B and C, aiming to analyze how the construction of a didactic model for teaching DNA can collaborate with high school teenagers and young people in the construction of Genetic concepts and processes, without distortions and errors commonly observed in the traditional way of teaching this content. By the investigative method, based on theoretical research, the students, with the professor researcher, developed models which demonstrate the physiology of the DNA in genetic processes. The construction of patterns follow the investigative molds (research, hypothesis survey, hypothesis testing, the confirmation of hypotheses and application of models) with students being the protagonists of this construction and application. To evaluate the results of the application of the project, a survey was carried out with the students by using a questionnaire. With the results obtained in the work, we could verify the importance of didactic models in the teaching and learning processes, mainly of complex topics, as is the case of the contents related to genetics, specifically about the structure of DNA.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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