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dc.contributor.authorCastioni, Remi-
dc.contributor.authorMagalhães, Guilherme Lins de-
dc.date.accessioned2021-05-07T10:27:21Z-
dc.date.available2021-05-07T10:27:21Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.identifier.citationCASTIONI, Remi; MAGALHÃES, Guilherme Lins de. O binômio oficina-escola na “Era” Vargas: a disputa de duas concepções. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 25, p. 367-389, 30 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.60234. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60234. Acesso em: 07 maio 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40843-
dc.description.abstractO objetivo do presente artigo é elucidar os porquês da criação de um sistema de formação profissional coordenado pelos empresários durante o regime varguista. Para isso, o método de rastreamento das evidência se suas respectivas relações causais foi usado para esclarecer os fatos e os contrafatos da gênese do Senai. Com este, é possível também identificar as conjunturas críticas do período analisado que determinaram o caminho dependente das instituições. Por fim, dois grupos disputaram, através de diferentes concepções, a reforma da formação profissional sob a mesma lógica do binômio oficina-escola. Os vitoriosos foram os da corrente liberal americana sob as ideias do taylorismo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO binômio oficina-escola na Era Vargas : a disputa de duas concepçõespt_BR
dc.title.alternativeThe binomial factory-school in the Vargas Era : the dispute between two conceptionspt_BR
dc.title.alternativeEl binomio taller-escuela en la era de Vargas : la disputa entre dos concepcionespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordFormação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordRastreamento de evidênciaspt_BR
dc.subject.keywordFormação Profissional - instituiçõespt_BR
dc.rights.licenseCopyright (c) 2021 Revista Labor - (CC BY NC ND) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60234. Acesso em: 07 maio 2021.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.29148/labor.v1i25.60234pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this paper is to clarify the reasons of the creation of a vocational education training system coordinated by entrepreneurs during the Vargas regime. For this, the method of tracing evidence and its respective causal relationships was used to highlight the facts and counterfacts of SENAI’s genesis. With this, it also possible identify the critical juncture of the analyzed period that determined the path dependent on the institutions. Finally, two groups disputed through different conceptions the reform of vocational education training under the same logic of the binomial workshop-school. The victors were those of the American liberal current under the ideas of Taylorism.pt_BR
dc.description.abstract2El propósito de este artículo es aclarar las razones para la creación de un sistema de capacitación profesional coordinado por empresarios durante el régimen de Vargas. Para esto, se utilizó el método de seguimiento de la evidencia y sus respectivas relaciones causales para resaltar los hechos y los contrafactos de la génesis del SENAI. Con esto, también es posible identificar las circunstancias críticas del período analizado que determinaron el camino dependiente de las instituciones. Finalmente, dos grupos disputaron a través de diferentes concepciones la reforma de la formación profesional bajo la misma lógica del binomio taller-escuela. Los vencedores fueron los de la corriente liberal estadounidense bajo las ideas del taylorismo.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5459-3492pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0771-8045pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
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