Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gomes, Sueli Maria | - |
dc.contributor.author | Barros, Fernanda Aurea da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-10T13:46:05Z | - |
dc.date.available | 2021-05-10T13:46:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-29 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Fernanda Aurea da Silva. Reprodução em angiospermas e seu ensino para alunos surdos: uma proposta de sequência didática e vídeo bilíngue. 2020. 93 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40849 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Botânica, ainda hoje, caracteriza-se como muito teórico e desestimulante para os
estudantes, além de subvalorizado dentro do ensino de Ciências e Biologia. Dessa forma, os
professores se veem com o desafio de elaborar estratégias e metodologias que estimulem a
aprendizagem sobre as plantas a fim de superar essas dificuldades. Um desafio maior ainda é
tornar o conhecimento botânico significativo para os estudantes surdos, pois a sua língua de
conforto, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), apresenta limitações que dificultam a
comunicação e o entendimento de conteúdos tão específicos. Diante dessas e de outras
adversidades encontradas em seu ensino, o presente trabalho exibe a produção de uma
Sequência Didática (SD) e de um vídeo bilíngue, intitulado “Como uma planta gera outra
planta? A reprodução nas angiospermas”, com vistas a promover a equidade no processo de
ensino-aprendizagem de estudantes surdos em uma sala de aula inclusiva. Usando os
princípios de estratégias de ensino para surdos, a SD foi elaborada a partir de critérios de
caráter investigativo, atendendo às especificações dos documentos oficiais da nova Base
Nacional Curricular Comum, que propõe trabalhar competências e habilidades científicas
como a identificação de situações-problema, argumentação, investigação, interpretação de
dados e comunicação. Estruturada em cinco aulas/módulos, ela propõe atividades que
oportunizam a participação do estudante surdo no processo de ensino-aprendizagem de forma
igualitária com o estudante ouvinte, permitindo seu protagonismo e autonomia. Por saber que
as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são importantes ferramentas no processo
de ensino-aprendizagem dos surdos, a multimídia (vídeo) foi a estratégia escolhida para
demonstrar o processo reprodutivo das angiospermas. O vídeo bilíngue foi produzido baseado
nos princípios da teoria da Aprendizagem Multimídia de Mayer (2009), que propõe ao
aprendiz, neste caso, o estudante, uma aprendizagem mais eficiente quando estimulados por
imagens (estáticas ou dinâmicas) e palavras (escritas ou faladas) simultaneamente. Além do
princípio multimídia, foram trabalhados os princípios da contiguidade espacial, da
segmentação, da atenção dividida e da capacidade limitada, todos eles essenciais para atender
os critérios da educação dos surdos. Como o principal canal de comunicação do surdo é o
visual, a mídia elaborada é rica em imagens e animações que, agregadas à legenda em Libras,
têm o intuito de promover a abstração do estudante com a atribuição de significados e a
constituição de conceitos. Este estudo, além de apresentar os dois produtos, também traz o
processo de construção de ambos, justificando todas as etapas envolvidas em sua elaboração,
propondo atividades integrativas que podem ser trabalhadas em salas de aula inclusivas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Reprodução em angiospermas e seu ensino para alunos surdos : uma proposta de sequência didática e vídeo bilíngue | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Botânica - estudo e ensino | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The teaching of Botany is characterized as being very theoretical and uninteresting way for
students. Didactic resources are scarce and few of them are Brazilian. In this context, teachers
are faced with the challenge of developing some strategies and methodologies that stimulate
learning about plants. A higher challenge for the teachers is to make botanical knowledge
understandable for deaf students. The Brazilian Sign Language (Libras) is the comfort
language of deaf students, which has limitations that difficult the communication and
understanding of a such specific content. Faced of these and others adversities, the present
work presents a Didactic Sequence (DS) and a bilingual video called “How does a plant
generate another plant? Reproduction in angiosperms”. The principal goal of these two
proposals were promote equity in the teaching-learning process for deaf students in an
inclusive classroom. The DS was developed using teaching strategies for the deaf and
investigative criteria, according the specifications of the Common National Curriculum Base.
This base proposes to work scientific competences, as the identification of problem situation,
argumentation, investigation, data interpretation and communication. The DS was structured
in five classes/modules that give the deaf student the opportunity to participate in the
teaching-learning process as a listening student, with protagonist and autonomy. The
multimedia video was chosen as a strategy to demonstrate the reproductive process of
angiosperms, because the Information and Communication Technologies (ICT) are very
important tools in the teaching-learning process of the deaf. The bilingual video was produced
based on the principles of Mayer's Multimedia Learning theory, which defends that learning is
more efficient when images (static or dynamic) and words (written or spoken) occur
simultaneously. Beside of the multimedia principle, it was also used the spatial contiguity,
segmentation, divided attention and limited capacity principle. All of them are essential in the
deaf education. Because the main deaf communication way is the visual, the media was
elaborated using a lot of images and animations. The subtitles in Libras were added to the
video, in order to promote the student's abstraction, the attribution of meanings and the
constitution of concepts. The video used exclusively original images by the author and
provided by botanical researchers. Additionally, the script of the video can also be used as a
theoretical text. In this search, it was proposing the construction process of two didactic
products, justifying each stage involved in their elaboration. Both products offer integrative
activities and it can be used in inclusive classrooms, in the teaching process to the deaf and
hearing students simultaneously. | pt_BR |
dc.contributor.email | nandasbarros24@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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