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dc.contributor.advisorQueiroz, Shirley Gomes-
dc.contributor.authorCavalcante, Láisa Rebelo-
dc.date.accessioned2021-05-12T01:46:52Z-
dc.date.available2021-05-12T01:46:52Z-
dc.date.issued2021-05-11-
dc.date.submitted2020-12-17-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Láisa Rebelo. Design no contexto do antropoceno: análise sobre o consumo de produtos para menstruação. 2020. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40891-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA partir de um estudo que relaciona design, questões ambientais e comportamento, esta pesquisa investiga as possíveis contribuições do design para o meio ambiente através da mudança de comportamento de consumo. A perspectiva ambiental desta pesquisa se desdobra com base no Antropoceno, uma proposta de nomeação da era geológica atual, que reconhece as atividades humanas como uma das principais forças de transformação do meio ambiente. O design, enquanto uma atividade essencialmente humana, feita por e para humanos, pode ser reconhecida como um desses agentes responsáveis pelos impactos na natureza. Por isso, essa pesquisa buscou compreender como o design pode atuar nesse cenário de crises ambientais por meio da mudança de comportamento. Para explorar esta questão, foi realizada uma análise do comportamento de consumo dos produtos para menstruação, devido ao surgimento de alternativas reutilizáveis, que proporcionam comportamentos de consumo mais conscientes. O intuito foi compreender como esses produtos podem sugerir possíveis mudanças comportamentais. Foi realizada uma investigação sobre as experiências de consumo desses produtos, reutilizáveis e descartáveis, para entender quais são as motivações de escolha por cada um desses itens e como ocorre a transição de comportamento de consumo entre um produto descartável para um reutilizável. A análise de comportamento contou com três procedimentos de pesquisa: análise de conteúdo, a partir dos comentários realizados por mulheres em vídeos de YouTube sobre os novos produtos para menstruação, aplicação de um questionário online e entrevistas em profundidade semiestruturadas com mulheres usuárias de produtos menstruais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesign no contexto do antropoceno : análise sobre o consumo de produtos para menstruaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAntropocenopt_BR
dc.subject.keywordConsumo conscientept_BR
dc.subject.keywordDesignpt_BR
dc.subject.keywordProdutos menstruaispt_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Based on a study that relates design, environmental issues and behavior, this research investigates the possible contributions of design to the environment through consumer behavior changing. The environmental perspective of this research unfolds based on the Anthropocene, a proposal for naming the current geological era, which recognizes human activities as one of the main forces of transformation in the environment. Design as an essentially human activity, developed by and for humans, is also one of those agents responsible for impacts on nature. For this reason, this research seeks to understand how design can act in this scenario of environmental crises through reusable products with low environmental impact. To explore this issue, an analysis of the consumption behavior of products for menstruation was carried out due to the appearance of reusable options, which are providing more conscious consumption behaviors. In order to comprehend how these products can suggest possible behavioral changes. An investigation was explored on the consumption experiences of these products, reusable and disposable, to understand what are the motivations for choosing each of these items and how the transition from consumption behavior between a disposable product to a reusable one occurs. Behavior analysis included three research procedures: content analysis, based on comments made by women in YouTube videos about new menstruation products, application of an online questionnaire and semi-structured in-depth interviews with women using menstrual products.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Design (IdA DIN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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