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Título: Dissecção de origamis e ilustração científica como alternativa para aulas de Zoologia no Ensino Médio
Autor(es): Mendonça, Tiago de Souza
Orientador(es): Ferraz, Marcos Antônio dos Santos Silva
Assunto: Ensino de Biologia
Origamis
lustração científica
Zoologia - estudo e ensino
Data de publicação: 11-Mai-2021
Referência: MENDONÇA, Tiago de Souza. Dissecção de Origamis e Ilustração Científica como Alternativa para Aulas de Zoologia no Ensino Médio. 2020. [123] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O ensino de Biologia está constituído por uma série de conteúdos considerados complexos por professores e estudantes devido a necessidade de memorização de determinados processos fisiológicos e estruturas anatômicas. Nesse sentindo, o ensino de Zoologia apresenta um desafio especial em tornar o aprendizado significativo por meio da aprendizagem investigativa. Esse trabalho propõe o ensino de Zoologia de Vertebrados para Ensino Médio, utilizando o estudo da Anatomia Comparada de sistemas por meio de aulas investigativas e atividades lúdicas como dissecção e ilustração em origamis. Portanto, para isso, foram utilizadas abordagens com a finalidade de estimular e desenvolver o raciocínio crítico necessário para fazer ciência com os estudantes da 2a série, com métodos eficazes e passíveis de serem avaliados ao final do processo didático. Além de uma atividade lúdica, os origamis e a Ilustração Científica são alternativas para o uso de animais nas práticas de ensino médio que, inclusive, são consideradas ilegais segundo nosso estatuto. As perguntas norteadoras da pesquisa foram: “a ilustração de órgãos e sistemas por meio de técnicas de Ilustração Científica auxilia na aprendizagem de Zoologia de Vertebrados?”; “a ludicidade em dissecar e ilustrar origamis de diferentes classes de vertebrados desperta o interesse do estudante e amplia as possibilidades de aprendizagem investigativa?”. Sendo assim, uma das propostas desse trabalho foi elaborar uma sequência didática de Zoologia de Vertebrados que auxilia o professor e permita o estudante aprender o conteúdo dinamicamente com modelos de dobraduras (origamis), simulação de dissecção seguido de ilustração da anatomia interna. Os sujeitos envolvidos nesse projeto foram alunos e alunas da 2a série do Ensino Médio do Colégio Setor Oeste, localizado na Asa Sul, Brasília. Os levantamentos, análise e discussões dos dados são de caráter descritivo e qualitativo, buscando compreender a relação entre as atividades aplicadas e sua possível eficiência no processo de ensino-aprendizagem, sem ignorar o meio em que estudantes se encontram e os recursos que utilizam. Esse estudo fez uso de estratégias pedagógicas como sequência didática e ludicidade numa metodologia investigativa, em que o estudante busca rastrear a informação nas diferentes fontes disponíveis. O foco das aulas foi mais na pesquisa da informação – e como chegar até ela – do que o ensino expositivo do conteúdo. A experiência dessas aulas e práticas culminaram na elaboração de uma Sequência Didática de Zoologia de Vertebrados para Ensino Médio. Os dados foram obtidos por meio de materiais produzidos pelos estudantes como ilustrações no interior de origamis compilados em Caderno Volante, relatório de dissecção e entrevistas. Em seguida, os dados foram triangulados em comparação às anotações do diário de campo do pesquisador elaborado no decorrer das práticas. O estudante foi o protagonista no decorrer de toda atividade, desde o desenvolvimento do caderno volante à finalização da peça dissecada. Todo o trabalho demandou pesquisa, investigação do conteúdo trabalhado e melhores maneiras para apresentar o animal dissecado por parte do estudante. Foi constatado, após a análise dos dados por meio de software de Análise de Sentimentos Textuais sobre Conteúdo, uma significativa alteração de humor no decorrer da atividade de dissecção livre e orientada. Também foi verificado um aprimoramento das ilustrações após a pesquisa dos estudantes e, por meio das entrevistas coletadas, que o uso da metodologia investigativa associada à prática com os origamis favoreceu a construção do conhecimento e aumentou a aproximação dos estudantes para o ambiente e método científico.
Abstract: Biology teaching consists of a lot of contents considered complex by teachers and students due to the need of memorizing some physiological processes and anatomical structures. In this case, Zoology is specially challenging in making students’ learning through investigative learning process. This work proposes Vertebrate Zoology teaching for High School using Comparative Anatomy between different animal groups through investigative classes and recreational activities such origamis` dissection and anatomic illustration inside them. Therefore, to make it happen, approaches were used to stimulate and develop the critical reasoning between secondary students to make the learning process possible with an effective method that could be evaluated at the end of the academic process. More than a recreational activity, origami and scientific illustration are also alternatives for the use of animals in high school practices – which are illegal according to Brazilian laws. The guiding questions of this research were: “Does the illustration of organs and systems using Scientific Illustration techniques help in the understanding of Vertebrate Zoology?”; “The playfulness in dissecting and illustrating different types of vertebrates origamis arouses the student's interest and expands the possibilities of investigative learning?”. Therefore, one of the proposals of this work was to elaborate a Didactic Sequence on Vertebrate Zoology that assists the teacher and allows the student to learn the content dynamically with folding models (origamis), simulation of dissection followed by illustration of the internal anatomy. The subjects involved in this project were secondary students of Setor Oeste High School, located in Asa Sul, Brasília. Data collection, analysis and discussions of this assay are of a descriptive and qualitative nature, seeking to understand the relationship between the applied activities and their efficiency in teaching and learning processes, attentive to the environment in which students find themselves and daily resources. This assay uses didactic sequence and playfulness in investigative methodology as pedagogical strategies, which the student seeks to track the information in the different available sources. The teaching method was based on researching of the information – and how to find it - rather than the expository teaching of content. The experience of these classes and practices culminated in the elaboration of a Didactic Sequence on Vertebrate Zoology for High School. The research data were obtained through students’ materials as illustrations inside origami compiled in a student’s journal (a paper notebook made by themselves), dissection’s report and interviews. Then, all data were compared to each other and to the researcher's journal notes elaborated during the practices. The student was the protagonist during all activities, from the development of student’s journal to the dissected origami. All the work demanded some research from students, investigation of the content and better ways to present the dissected paper animal. After running the students reports through a Text Sentiment Analysis software, it was found a substantial change in mood during the free and guided dissection activity. There was an improvement in the illustrations after the students’ research and an increase of the students’ approach to the environment and scientific method with the use of the investigative methodology associated with the practice with the origami.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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