http://repositorio.unb.br/handle/10482/40899
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_MariaClaradeMeloMesquita.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Estratégias de ensino da consciência corporal nas aulas de violino com crianças : um estudo de caso em um contexto Suzuki |
Autor(es): | Mesquita, Maria Clara de Melo |
E-mail do autor: | clara_demelo@hotmail.com |
Orientador(es): | Freire, Ricardo José Dourado |
Assunto: | Violino - instrução e estudo Consciência corporal Estratégias de aprendizagem Metodologia Suzuki |
Data de publicação: | 11-Mai-2021 |
Data de defesa: | 4-Dez-2020 |
Referência: | MESQUITA, Maria Clara de Melo. Estratégias de ensino da consciência corporal nas aulas de violino com crianças: um estudo de caso em um contexto Suzuki. 2020. 165 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Investigações relacionadas ao corpo, movimentos corporais e instrumentos musicais têm sido realizadas por músicos e/ou pedagogos de instrumentos musicais, oferecendo grandes contribuições às áreas de educação e performance musical. Essa temática tem sido explorada por pedagogos de instrumentos musicais no Brasil, resultando em pesquisas que buscam um aprendizado saudável, tanto físico quanto mental, de instrumentos musicais. Esses estudos podem auxiliar na prevenção de possíveis problemas posturais e lesões corporais, visando o aperfeiçoamento das técnicas instrumentais. Nesse sentido, este trabalho tem como escopo o estudo do desenvolvimento da consciência corporal no campo da Educação Musical, com foco no ensino e aprendizagem do violino por crianças. Assim, os objetivos são: compreender o significado de consciência corporal para professores de violino; investigar suas reflexões a respeito da consciência corporal durante a prática instrumental; identificar as estratégias utilizadas pelos professores; investigar os indícios de consciência corporal manifestados pelas crianças durante as aulas de violino. Esta pesquisa se qualifica como qualitativa e a metodologia escolhida para a coleta de dados foi o estudo de caso. O campo empírico escolhido para a coleta de dados foi uma escola em Brasília/DF que tem como base a metodologia Suzuki. Os dados foram coletados por meio de: observações não-participante de aulas individuais e em grupo de violino; entrevistas semiestruturadas com os professores participantes desta pesquisa; e gravação de um vídeo feita pelas crianças e pelos pais participantes da investigação, em que as crianças deveriam ensinar o posicionamento do instrumento à mãe ou ao pai. Por fazerem parte de um universo subjetivo e único, a análise das experiências conscientes das crianças foi realizada com base nas experiências dos professores participantes e da pesquisadora, visto que as práticas de ensino geralmente são relacionadas às experiências vividas pelo próprio educador. Os resultados apontaram que, mediante o uso de diversas estratégias, os professores de violino auxiliaram os estudantes no desenvolvimento da consciência corporal durante as aulas. Além disso, foi possível verificar que os pais são essenciais para o desenvolvimento das crianças no instrumento, visto que na metodologia Suzuki, eles também fazem parte de todo esse processo, sendo os responsáveis por instruir as crianças durante os estudos em casa. Por meio dos vídeos gerados pelas crianças e pelos pais, foi possível identificar quais os elementos fundamentais da própria aprendizagem das crianças e o que fora aprendido e internalizado por elas até aquele instante. Ademais, as crianças reproduziram modelos de interação utilizados pelos professores e pelos pais durante as aulas e os estudos em casa. Os resultados encontrados nesta pesquisa demonstraram que o desenvolvimento da consciência corporal pode auxiliar as crianças no desenvolvimento de uma postura adequada do corpo, do posicionamento com o instrumento e da técnica violinística, evitando possíveis tensões excessivas, bloqueios musculares e lesões corporais. Para tanto, cabe ao professor criar estratégias que possibilitem esse desenvolvimento, estimulando o raciocínio das crianças a respeito de suas práticas com o instrumento. |
Abstract: | The knowledge regarding body movements and musical instruments has made great contributions to the fields of music education and performance. In Brazil, the theme has been widely explored by musicians and musical instrument pedagogues targeting a healthy music learning process for the body and the mind. By focusing on the improvement of instrumental techniques, the studies in this area may help prevent possible postural problems and bodily injuries. This study centers on the development of body awareness in the contexts of music education and, more specifically, violin education for children. It aims to understand the meaning of body awareness according to violin teachers, to examine their reflections concerning body awareness during instrumental practice, to identify their teaching strategies, and to investigate the signs of body awareness exhibited by the children during the violin classes. This research is classified as qualitative and is based on case study. The empirical field chosen for the data collection was a school in Brasília/DF, Brazil, that uses the Suzuki Method. The data were collected through non-participant observations of individual and group violin classes, semi structured interviews with the participating teachers, and the recording of videos by the participating children and parents in which the kids are supposed to teach the proper placement of the instrument to a parent. As the perspectives of the learners are part of a unique subjective universe and considering that the teaching practices normally relate to the perception of the teacher, the analyses of the conscious experiences of the children were based on the experiences of the participating teachers and the researcher. The results point that, through the use of several strategies, the violin teachers helped the students develop body awareness during classes. Additionally, the parents were essential for developing the skills of the children with the instrument, as the Suzuki Method takes them as the main responsible for instructing the kids while studying at home. The videos allowed to elect the fundamental elements of the learning process by the children and to identify what they had learned and internalized until that moment. Moreover, the kids reproduced interaction models used by their teachers and parents during their classes and studies at home. The results show that body awareness can help the children to develop a proper posture of their bodies and instruments and with the violin technique, thus avoiding possible excessive tensions, muscle blocks, and bodily injuries. For this purpose, it is the responsibility of the teachers to create strategies enabling such development and stimulating the reasoning of the children regarding their practice with the instrument. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Música (IdA MUS) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2020. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.