Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Gati, Christiano Del Cantoni | - |
dc.contributor.author | Vidal, Priscila Cordeiro | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-12T03:02:54Z | - |
dc.date.available | 2021-05-12T03:02:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-11 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-12 | - |
dc.identifier.citation | VIDAL, Priscila Cordeiro. O ensino da fisiologia humana por meio de uma proposta integradora - inserindo dois temas atuais, o estresse e a atenção plena. 2020. xix, 115 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40902 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A biologia é uma disciplina propulsora de mudanças sociais, que pode partir da aplicação de conhecimentos científicos para estimular a reflexão e a criticidade em relação aos fenômenos naturais. Desta forma, além dela proporcionar melhor qualidade de vida para aqueles que desenvolvem esses conhecimentos, possui conteúdos imprescindíveis ao processo de alfabetização científica. Nesse sentido, muitos estudos se dedicam a problemáticas relacionadas aos estudantes com insucesso escolar, dificuldades de aprendizagem, disfunções comportamentais e afetivas. No que diz respeito à abordagem da fisiologia do corpo humano, na maioria das vezes, a escola apresenta este conteúdo de maneira fragmentada, em sistemas e órgãos, o que corrobora com a falta de significação desse estudo para a vida prática do educando. Ou seja, quando a escola opta por abordar essa disciplina de forma fragmentada, e centrada na mera memorização de uma infinidade de termos e de nomes alheios à realidade dos estudantes, acaba por transformar esse processo em algo enfadonho e descontextualizado. Em função dessa problemática, este trabalho buscou integrar o conteúdo de fisiologia humana em torno de um tema central, o estresse, por meio da aplicação de atividades de atenção plena, visando a promoção de uma melhor percepção sobre os fenômenos corporais relacionados ao meio ambiente e ao organismo. Para esse objetivo, apresentou-se uma abordagem de natureza investigativa, com a produção e a análise de dados desenvolvidos pelos estudantes. Sendo os resultados obtidos a partir da dramatização de situações cotidianas, geradoras de estresse; bem como, de uma investigação em que foram gerados dados e hipóteses para a explicação do fenômeno científico analisado; somadas à análise de situações ilustrativas sobre o funcionamento do organismo em situações cotidianas. Durante as aulas de sistemas do corpo humano, foi enfatizado que o corpo e mente funcionam em conjunto, e que o ambiente e os hábitos interferem na condição de saúde dos indivíduos. Vale ressaltar que o ambiente em que os participantes estavam inseridos, apresentava muitos problemas sociais e de relacionamento, fato este que favorece o surgimento de situações de estresse e, consequentemente, possibilitou uma melhor contextualização da temática proposta. Os resultados da metodologia utilizada neste trabalho mostraram que os estudantes apresentaram uma maior motivação durante as aulas; ficaram mais atentos ao assunto; perceberam a relação do conteúdo com seus problemas cotidianos e com os conhecimentos que já possuíam. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O ensino da fisiologia humana por meio de uma proposta integradora : inserindo dois temas atuais, o estresse e a atenção plena | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estresse | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fisiologia humana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atenção plena | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Biology is a driving discipline of social change, which may start from the application of scientific
knowledge to stimulate reflection and criticality in relation to natural phenomena. In this way, in addition to
providing a better quality of life for those who develop this knowledge has essential contents to the process
of scientific literacy. In this sense, many studies are dedicated to problems related to students with school
failure, learning difficulties, behavioral and affective dysfunctions. With regard to the approach to the
physiology of the human body, most of the time, the school presents this content in a fragmented way, in
systems and organs, which corroborates the lack of meaning of this study for the learner's practical life. So
that, when the school chooses to approach this discipline in a fragmented way and focuses on the mere
memorization of a multitude of terms and names unrelated to the reality of students, resulting by this
process into something boring and decontextualized. Due to this problem, this work sought to integrate the
content of human physiology around a central theme, stress, through the application of mindfulness
activities in order to promote a better perception of body phenomena related to the environment and the
organism. For this purpose, an investigative approach was presented with the production and analysis of
data developed by the students. The results were obtained from the dramatization of everyday situations,
generating stress; as well as an investigation in which data and hypotheses were generated to explain the
scientific phenomenon analyzed; in addition to the analysis of illustrative situations about the functioning of
the organism in everyday situations. During the classes of systems of the human body, it was emphasized
that the body and mind work together, and that the environment and habits interfere in the health condition
of individuals. It is noteworthy that the environment in which the participants were inserted presented many
social and relationship problems, this fact favors the emergence of stressful situations and, consequently,
allowed a better contextualization of the proposed theme. The results obtained with the application of this
methodology showed that the students presented a higher motivation during the classes; have been more
attentive to the subject; they perceived the relationship between the content and their daily problems and
the knowledge they already had. Keywords: stress, health, high school, mindfulness. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|