Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Maria Fernanda Nince | - |
dc.contributor.author | Rosa, Luiz Otávio Guimarães Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-12T03:34:19Z | - |
dc.date.available | 2021-05-12T03:34:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-27 | - |
dc.identifier.citation | ROSA, Luiz Otávio Guimarães Cardoso. Uma proposta para o uso da aquaponia no ensino de Biologia: Macroprojeto: novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia. 2020. 141 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40905 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A aquaponia é um processo de produção de alimentos em que se associam duas técnicas, a
aquicultura e a hidroponia. Em alguns países, essa técnica é bastante difundida e está sendo
utilizada como ferramenta didática para o ensino de diversas disciplinas, entre elas a Biologia. O
presente projeto visa desenvolver ações pedagógicas com o uso da aquaponia, bem como
avaliar seu uso no ensino de biologia no ensino médio. Para isso, foram propostos dois sistemas
de aquaponia bem como foram elaboradas duas sequências didáticas com os conteúdos de
primeiro e segundo anos do ensino médio. Os sistemas propostos foram descritos e analisados
de acordo com a literatura específica, enquanto as sequências foram enviadas a professores de
biologia do ensino médio de diferentes estados que avaliaram o material através de um
questionário realizado através do formulário Google. Ao todo, 13 professores enviaram suas
respostas, sendo que os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Espera-
se que o trabalho ofereça um produto que possa auxiliar na aplicação da sequência, fazendo
com que esse recurso didático auxilie na formação dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma proposta para o uso da aquaponia no ensino de Biologia : Macroprojeto : novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Aquaponics is a food production process that combines two other techniques, aquaculture and
hydroponics. In many countries, this technique is already widespread and is being used as a
didactic tool for teaching various subjects, including Biology. The present project aims to develop
pedagogical actions with the use of aquaponics, as well as to evaluate its use in the teaching of
biology in high school. For this purpose, two basic aquaponics systems were proposed, as well
as two didactic sequences with contents from the first and second years of high school. The
proposed systems were described and analyzed according to the specific literature, while the
sequences were sent to high school biology teachers from different states who evaluated the
material through a questionnaire using the Google form. Altogether, 13 teachers sent their
answers, and the data were analyzed quantitatively and qualitatively. It is expected that the work
can guide a final product that can assist in a future application of the sequence making this
didactic resource assist in the training of students. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|