Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/41012
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_PriscilaErthalRisi.pdf22,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Contaminando o projeto de arquitetura e urbanismo sobre metodologias, teorias e fazeres
Autor(es): Risi, Priscila Erthal
E-mail do autor: priscila.erthal@gmail.com
Orientador(es): Peixoto, Elane Ribeiro
Assunto: Urbanismo
Antropologia
Projeto de Extensão Casas Coloridas
Memória
Data de publicação: 25-Mai-2021
Referência: RISI, Priscila Erthal. Contaminando o projeto de arquitetura e urbanismo sobre metodologias, teorias e fazeres. 2020. 153 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A pesquisa parte de algumas reflexões e inquietações pedagógicas em salas de aula do curso de Arquitetura e Urbanismo, enquanto docente, que deslizaram para a montagem de um exercício composto por investigações imaginativas e metodológicas - “Projeto de Extensão Casas Coloridas”. Conduzido ao longo do ano de 2019 em uma escola de ensino infantil e fundamental em Brasília, o Casas Coloridas foi pautado por um diálogo com outros campos disciplinares, em especial a Antropologia, buscando compreender a relevância do trabalho de campo a partir da instauração da ideia de contaminação. A contaminação, termo emprestado da Antropologia, foi tomada como hipótese de partida a um modo de trabalho de campo pouco usual a arquitetas e arquitetos, interessado no questionamento ao estatuto da neutralidade e da normatividade aplicada à ideia de desenho e planejamento urbano, a contaminação está na experimentação de métodos híbridos, múltiplos, que não reivindicam a uma visão da prática científica. Mais pensada como uma prática política, ética e estética, são modos de estar em campo e refletir sobre essa ação a partir de outras linguagens, categorias e olhares. A tese acompanha os percursos do Casas Coloridas, sublinhando questões de postura, participação e habilidade de observação e intervenção que vão sendo percebidas, onde a contaminação muda o olhar, as práticas e transforma os sujeitos e os coletivos. Com a ideia de contaminação, tratamos o encontro com a pessoa, com o lugar, com o espaço praticado, de forma recíproca. Desse modo, temos no ensino de Arquitetura e Urbanismo a reivindicação do trabalho de campo enquanto produtor de sentidos para o ensino, com impactos para os estudantes e, certamente, na prática de professores.
Abstract: The research is based on pedagogical reflections and concerns, as a teacher, of an Architecture and Urbanism course, operated in an exercise composed of imaginative and methodological investigations - the “Casas Coloridas Extension Project”. Conducted throughout 2019 at a nursery and elementary school in Brasília, Casas Coloridas was guided by a dialogue with other disciplinary fields, especially Anthropology; seeking to understand the relevance of fieldwork from the establishment of the idea contamination. Contamination, a term borrowed from Anthropology, was taken as a starting hypothesis for an unusual fieldwork for architects, interested in questioning the status of neutrality and normativity applied to the idea of planning and urban design, contamination is in the experimentation of hybrid, multiple methods, which do not claim a view of scientific practice. More thought of as a political, ethical and aesthetic practice, this research reflects on the action of fieldwork, taking throught out new categories and perspectives. The thesis follows the paths of Casas Coloridas, underlining issues of posture, participation and observation and intervention skills that are being perceived, where contamination changes the look, practices and transforms researches individually and collectivelly. With the idea of contamination, we treat the encounter with the person, with the place, with the practiced space, in a reciprocal way. In this way, in the teaching of Architecture and Urbanism we claim the fieldwork as a producer of meanings for teaching, with impacts for students and, certainly, in the practice of teachers.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.