Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Danglei de Castro | - |
dc.contributor.author | Guillon, Isabelle Madeleine Hélène Marie | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-26T17:30:27Z | - |
dc.date.available | 2021-05-26T17:30:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-26 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-08 | - |
dc.identifier.citation | GUILLON, Isabelle Madeleine Hélène Marie. La construction de sens dans l’enseignement des mathématiques Comparaison des programmes et de manuels brésiliens et français concernant l’introduction de la multiplicatio. 2020. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41051 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa observa como os livros didáticos brasileiros e franceses, interfaces
estáveis entre currículo prescrito e currículo real, oferecem uma educação matemática
que permite aos alunos construir sentido. Depois de extrair dos programas os
parâmetros que favorecem a compreensão em matemática, ela compara a ordem e a
maneira de abordar o campo conceitual multiplicativo, revelando associações variáveis
com adição, divisão e com a necessidade real de uma operação nova. A análise
quantitativa de todas as instruções permite observar a raridade das configurações
retangulares em favor de situações de proporção simples, mas também a variabilidade
de usos e de riqueza da contextualização das situações. O estudo então levanta que
embora se refiram principalmente à vida cotidiana, os autores não se baseam muito em
situações adidáticas verdadeiras. Os dados matemáticas, muitas vezes orais na França,
têm formas variadas no Brasil, com maior envolvimento dos sentidos. Por fim, a análise
dos objetivos perseguidos pelas instruções revela uma padronização nacional e / ou
cultural do esquema educacional seguido pelos livros didáticos, ao mesmo tempo que
reúne livros didáticos entre países que fazem as pessoas pesquisarem mais do que
aplicar. Em suma, o que mais difere entre os países diz respeito essencialmente à forma
dos conteúdos e às propostas além do livro do aluno e, portanto, o estudo levanta a
questão do que se espera de um livro didático na educação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | La construction de sens dans l’enseignement des mathématiques Comparaison des programmes et de manuels brésiliens et français concernant l’introduction de la multiplicatio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos - avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research studies how Brazilian and French textbooks, as stable interfaces between
prescribed and real curricula, offer mathematics education that allows student to
construct meaning. After the programs’ extraction of parameters helping comprehension
in mathematics, it compares the order and the manner of approaching the multiplicative
conceptual field, revealing variable associations with addition, division, and with a real
need for a new mathematical operation. The quantitative analysis of all instructions
makes it possible to observe the rarity of rectangular configurations in favor of
situations of simple proportion, but also the variability of uses and of richness of
contextualization of the statements. The study points out that, although they mostly deal
with everyday life, the authors do not rely very often on real adidactic situations. Often
oral in France, the data for calculating have more varied forms in Brazil, where the
senses are more involved. Finally, the analysis of the objectives pursued by the
instructions reveals a national and/or cultural standardization of the educational scheme
followed by the textbooks, while bringing together from both countries textbooks that
lead more to research than to application. All in all, what differs the most between
countries concerns essentially the form of contents and the proposals beyond the pupil’s
file, therefore the study raises the question of what is expected of a school textbook in
education. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Cette recherche observe comment des manuels scolaires brésiliens et français, interfaces
stables entre curriculum prescrit et curriculum réel, proposent un enseignement des
mathématiques qui permette aux élèves de construire du sens. Après avoir extrait des
programmes les paramètres favorisant la compréhension en mathématiques, elle
compare l’ordre et la manière d’approcher le champ conceptuel multiplicatif, révélant
des associations variables avec l’addition, la division, et avec un réel besoin d’une
nouvelle opération. L’analyse quantitative de l’ensemble des consignes permet ensuite
d’observer la rareté des configurations rectangulaires au profit des situations de
proportion simple, mais aussi la variabilité des usages et de la richesse de
contextualisation des énoncés. L’étude soulève alors que, bien qu’évoquant
majoritairement la vie quotidienne, les auteurs ne se basent que peu sur de véritables
situations adidactiques. Les données des situations, bien souvent orales en France, ont
des formes plus variées au Brésil, où les sens sont plus sollicités. Enfin, l’analyse des
objectifs poursuivis par les consignes dévoile une standardisation nationale et/ou
culturelle du schéma pédagogique suivi par les manuels, tout en rapprochant entre les
pays des manuels qui font plus rechercher qu’appliquer. Au total, ce qui diffère le plus
entre les pays concerne essentiellement la forme des contenus et les propositions au-delà
du fichier de l’élève et l’étude soulève donc la question de ce que l’on attend d’un
manuel scolaire dans l’enseignement. | pt_BR |
dc.contributor.email | guillon.isa@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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