Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Russo, Cristiane Rodrigues Menezes | - |
dc.contributor.author | Marinho, Juliana Bandeira | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-07T16:55:39Z | - |
dc.date.available | 2021-06-07T16:55:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-07 | - |
dc.date.submitted | 2020-09-18 | - |
dc.identifier.citation | MARINHO, Juliana Bandeira. Práticas e reflexões no ensino de Botânica para a Educação de Jovens e Adultos: um estudo florístico do Parque Três Meninas (Samambaia/DF) para a conservação do bioma Cerrado. 2020. 87 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41100 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica
destinada a atender os alunos que não iniciaram ou interromperam sua vida escolar em um
determinado momento de sua trajetória acadêmica. Buscando contribuir para a aprendizagem
na EJA, foi elaborada uma sequência didática que contou com aulas expositivas dialogadas, de
campo e de identificação de espécies, além de uma roda de conversa. A pesquisa teve como
participantes os alunos do terceiro segmento da EJA do Centro de Ensino Fundamental 411,
localizado na região administrativa de Samambaia, Distrito Federal. Próximo a unidade de
ensino encontra-se o Parque Três Meninas, que corresponde a um parque distrital de uso
múltiplo. Tendo como problema de pesquisa as árvores exóticas e os desequilíbrios ambientais
que ocasionam ao bioma Cerrado, os discentes puderam debater a importância ecológica das
plantas, os valores ambientais da biodiversidade e os impactos negativos que as plantas exóticas
ocasionam ao bioma Cerrado. Os resultados apontaram que, ao longo da sequência didática, os
alunos da EJA apresentaram uma possível aprendizagem significativa decorrente do uso de
materiais Botânicos (exsicata, sementes, frutos, folhas) como recursos pedagógicos e da
predisposição dos alunos em realizar as atividades desenvolvidas. Percebeu-se que os alunos
que foram a aula de campo apresentaram os conceitos de impactos ambientais mais amplo do
que os que participaram apenas das atividades na escola, demonstrando que o consórcio entre
aula teórica e prática mostrou-se eficiente para o ensino sobre as plantas e na redução da
cegueira Botânica. Na pesquisa, ficou evidenciada a importância que o professor de Biologia
tem de mediar os conhecimentos prévios dos alunos com os requeridos no Ensino de Botânica
e ressignificar os espaços verdes próximos à escola, auxiliando na sua conservação e na
socialização do conhecimento científico pela comunidade que frequenta a unidade de ensino e
mora nas imediações desses espaços. O produto final da pesquisa correspondeu a Sequência
Didática de Ensino de Botânica para a EJA. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Práticas e reflexões no ensino de Botânica para a Educação de Jovens e Adultos : um estudo florístico do Parque Três Meninas (Samambaia/DF) para a conservação do bioma Cerrado | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Botânica - estudo e ensino | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Youth and Adult Education (EJA) is a modality of teaching basic education designed to serve
students who have not started or interrupted their school life at a certain time in their life.
Seeking to contribute to learning at EJA, a didactic sequence elaborated which featured
dialogued expository classes, field and species identification, in addition to a round of debate.
The research developed was with students from the third segment of the EJA at the Centro de
Ensino Fundamental 411, located in the administrative region of Samambaia, Distrito Federal.
Next to the teaching unit is Parque Três Meninas, which corresponds to a district park with
multiple uses. Having as a research problem the exotic trees and the environmental imbalances
that they cause to the Cerrado biome, the students were able to debate the ecological importance
of plants, the environmental values of biodiversity and the negative impacts that exotic plants
cause to the Cerrado biome. The results showed that, throughout the didactic sequence, the
students of EJA presented a possible significant learning resulting from the use of Botanical
materials (exsiccate, seeds, fruits, leaves) and the students' predisposition to carry out the
activities developed. It noticed was that the students who went to the field class presented the
concepts of environmental impacts broader than those who only participated in the activities in
the school, demonstrating that the consortium between theoretical and practical classes proved
to be efficient for teaching about plants and in the reduction of Botanical blindness. In the
research, the importance that the Biology teacher has to mediate the students' previous
knowledge with those required in the teaching of Botany and evidenced the green spaces next
to the school, helping in their conservation and in the socialization of scientific knowledge by
the community that attends the teaching unit and lives in the vicinity of these spaces. The final
product of the research corresponded to the Didactic Sequence of Teaching Botany for EJA. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|