Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Abreu, Delmary Vasconcelos de | - |
dc.contributor.author | Pitanga, Daniel Martins | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-08T14:44:26Z | - |
dc.date.available | 2021-06-08T14:44:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-08 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-03 | - |
dc.identifier.citation | PITANGA, Daniel Martins. Candeeiro musical: três histórias de vida em formação com a música e a construção de memórias na cultura popular. 2021. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41116 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo compreender e compartilhar processos de formação com a
música a partir das histórias de vida de três reconhecidos músicos populares do Brasil. O
recorte do tema propõe a problematização da construção da memória como seu elemento
estruturante. Realizado à luz da pesquisa (auto)biográfica, o estudo parte do desenvolvimento
do conceito de musicobiografização para a coleta e análises de seus materiais de pesquisa.
Como parte integrante e essencial do trabalho, as três entrevistas narrativas realizadas com os
participantes são registradas e divulgadas em formato de áudio como episódios de um
programa de podcast intitulado Candeeiro Musical. Como mote para o enredo deste texto,
temos as obras de Mário de Andrade e João Guimarães Rosa como ponto de encontros entre
as três histórias de vida e também a de seu autor, construindo assim uma linha narrativa que
traça semelhanças e diferenças. A partir da questão norteadora: a quem interessa criar,
manter e divulgar a memória da música popular brasileira? e da construção de um panorama
do contexto sócio-histórico-cultural brasileiro, a pesquisa se vale da metodologia de análise de
José Miguel Marinas denominada Compreensão Cênica para elucidar de que maneira os
participantes se utilizam das ferramentas criativas da tradição oral em sua formação. Como
resultados, o estudo apresenta a compreensão da memória como uma entidade que é
constituída de duas partes igualmente importantes e complementares, um acervo patrimonial
e um repertório sensível e, assim, aponta caminhos para o campo da educação musical. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Candeeiro musical : três histórias de vida em formação com a música e a construção de memórias na cultura popular | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música popular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - formação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Musicobiografização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Podcast | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to understand and share formation processes with music from the life
stories of three renowned popular musicians from Brazil. The theme section proposes the
problematization of the construction of memory as its structuring element. Fulfilled with the
(auto)biographical research, the study starts from the development of the concept of
musicobiografização for the collection and analysis of its research materials. As an integral and
essential part of the work, the three narrative interviews conducted with the participants are
recorded and released in audio format as episodes of a podcast program entitled Candeeiro
Musical. As a motto for the plot of this text, we have the works of Mário de Andrade and João
Guimarães Rosa as a meeting point between the three life stories and also that of their author,
thus building a narrative line that traces similarities and differences. From the guiding
question: who is interested in creating, maintaining and disseminating the memory of Brazilian
popular music? and the construction of a panorama of the Brazilian socio-historical-cultural
context, the research draws on José Miguel Marinas' analysis methodology called Scenic
Comprehension to elucidate how the participants use the creative tools of oral tradition in
their formation. As a result, the study presents the understanding of memory as an entity that
is constituted of two equally important and complementary parts, a heritage collection and a
sensitive repertoire, and thus, points out paths to the field of music education. | pt_BR |
dc.contributor.email | daniel.m.pitanga@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|