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2021_JaciaraCristinaPereiradeSouzadeAraújo.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorFilice, Renísia Cristina Garcia-
dc.contributor.authorAraújo, Jaciara Cristina Pereira de Souza de-
dc.date.accessioned2021-06-15T14:01:03Z-
dc.date.available2021-06-15T14:01:03Z-
dc.date.issued2021-06-15-
dc.date.submitted2021-02-25-
dc.identifier.citationARAÚJO, Jaciara Cristina Pereira de Souza de. Educação antirracista e projeto político pedagógico escolar: um olhar para as escolas públicas de Ensino Fundamental da Cidade Estrutural/DF. 2021. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41166-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo buscou refletir sobre o lugar da educação antirracista no âmbito dos projetos políticos-pedagógicos (PPP’s) das escolas públicas de Ensino Fundamental da SCIA/Estrutural, vinculadas à Coordenação Regional de Ensino (CRE) da Região Administrativa do Guará. A escolha pela Cidade Estrutural como campo da pesquisa justifica-se pelo perfil socioeconômico e racial da população dessa região, bem como pelo contexto de vulnerabilidade, constatada pela precarização de infraestrutura básica nessa localidade. O trabalho seguiu uma abordagem qualitativa e teve como base a análise documental dos projetos político-pedagógicos. O estudo cerca-se do artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), alterado pela lei da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana no currículo das escolas públicas e particulares. A partir dos resultados obtidos, tem- se que a educação antirracista, embora não seja contemplada de forma ampla e aprofundada na maioria dos projetos políticos-pedagógicos, não chega a ocupar lugar de invisibilidade, na medida em que recebe tratamento superficial e pontual nesses instrumentos. A par dessas constatações, faz-se imprescindível que o lugar da educação antirracista seja de protagonismo, especialmente em territórios de maioria negra como a Cidade Estrutural, com a finalidade de superação das desigualdades raciais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação antirracista e projeto político pedagógico escolar : um olhar para as escolas públicas de Ensino Fundamental da Cidade Estrutural/DFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordEducação antirracistapt_BR
dc.subject.keywordEscolapt_BR
dc.subject.keywordProjeto político pedagógicopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present study sought to reflect on the place of anti-racist education within the scope of the political-pedagogical projects (PPP's) of public schools of Elementary Education of SCIA / Structural, linked to the Regional Coordination of Education (CRE) of the Administrative Region of Guará. The choice of the Structural City as a research field is justified by the socioeconomic and racial profile of the population of this region, as well as by the context of vulnerability, evidenced by the precariousness of basic infrastructure in that location. The work followed a qualitative approach and was based on a documentary analysis of political and pedagogical projects. The study is based on article 26-A of the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB), amended by the law of Law 10.639 / 03, which makes the teaching of African-Brazilian and African history and culture mandatory in the school curriculum public and private. Based on the results obtained, it is clear that anti-racist education, although not widely and deeply contemplated in most political-pedagogical projects, does not occupy a place of invisibility, as it receives superficial and punctual instruments. . In addition to these findings, it is essential that the place of anti-racist education takes center stage, especially in territories with a black majority such as the Structural City, with a value of overcoming racial inequalities.pt_BR
dc.contributor.emailmailto:jaciaracps@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadaniapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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