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Título: O artefato impresso na Época Moderna : forma e materialidade dos produtos da prensa manual preservados no acervo de obras raras da Biblioteca Central da Universidade de Brasília
Outros títulos: Early modern printed artefacts : form and materiality of hand-press works housed at the rare book collection of the University of Brasília’s Central Library
Autor(es): Araújo, André Melo
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8483-8235
Assunto: História do livro
Cultura material
Bibliografia material
Obras raras
Universidade de Brasília. Biblioteca Central
Data de publicação: 14-Jun-2021
Editora: Universidade de São Paulo
Referência: ARAÚJO, André Melo. O artefato impresso na Época Moderna: forma e materialidade dos produtos da prensa manual preservados no acervo de obras raras da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 29, p. 1-51, e. 19, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-02672021v29e19. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/178396. Acesso em: 15 jun. 2021.
Resumo: Neste artigo, articulam-se simultaneamente dois eixos investigativos com o propósito de apresentar o ganho analítico que o estudo da materialidade de impressos da Época Moderna, de sua produção gráfica coletiva e de seus processos de edição, bem como dos modos de organização textual e visual da informação registrada em papel ao longo do tempo trazem para a pesquisa histórica. Em um primeiro eixo, tem-se por objetivo familiarizar leitores e leitoras com aspectos mais gerais relacionados à produção de impressos no período. Uma vez que os produtos da prensa manual frequentemente apresentam uma configuração e exibem marcas particulares originadas em momentos distintos, o segundo eixo investigativo deste artigo dedica-se à análise gráfica e material de exemplares paradigmáticos, majoritariamente pertencentes à coleção de obras raras da Biblioteca Central da Universidade de Brasília e impressos no continente europeu entre os séculos XVI e XVII. Ao analisá-los, defende-se a tese segundo a qual os artefatos impressos na Época Moderna refletem padrões culturais, ao mesmo tempo que resultam de limites impostos pela técnica e por decisões de ordem econômica.
Abstract: In this article, I argue that early modern printed artifacts reflect cultural patterns, whilst being a result of the limits imposed by economic decisions and technique. By articulating two investigative scales, I highlight the analytical gain that the study of the materiality of early modern printed artefacts and their collective graphic production and editing processes, as well as of the modes of textual organization and visual information recorded on paper over time provide to historical research. On the one hand, the article introduces readers to the general aspects of production of printed material in the period. On the other hand, since hand press’ printed artefacts often exhibit specific configurations and marks originated at different periods of time, the article examines the graphic and material features of paradigmatic examples printed in the European continent, in the 16th and 17th centuries. Most of the analysed materials are housed at the rare book collection of the University of Brasília’s Central Library.
Licença: (CC BY) All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution LicenseArtigo apresentado em: 22/11/2020. Aprovado em: 02/03/2021.
DOI: https://doi.org/10.1590/1982-02672021v29e19
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