Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Amparo, Deise Matos do | - |
dc.contributor.author | Neves, Rowena Carraca | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-22T01:45:17Z | - |
dc.date.available | 2021-06-22T01:45:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-22 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-12 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Rowena Carraca. Adolescentes que sofreram bullying: avaliação do impacto psíquico com métodos projetivos (Escola de Paris) 2021. 158 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clinica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41229 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante do complexo cenário que se manifesta na fase da
adolescência, caracterizada como um momento crítico na vida do indivíduo, o que
inclui diversas mudanças fisiológicas, psíquicas e relacionais, o presente trabalho foi
pensado na atual situação brasileira acerca dos estudos relacionados ao tema do
bullying escolar. Essa experiência pode agravar a passagem para a vida adulta dos
sujeitos, gerando consequências traumáticas em longo prazo. Nesse sentido, esta
pesquisa teve por objetivo compreender o impacto psicológico dessa vivência na vida
das pessoas. Como estratégia multimetodológica, foram utilizados quatro instrumentos
de avaliação psicológica (Entrevista, Escala SCL-90-R, Método de Rorschach e Teste
de Apercepção Temática - TAT) em estudo de casos múltiplos. Participaram desta
pesquisa quatro adolescentes, dois do sexo masculino e dois do feminino, com idade
entre 12 e 17 anos que já haviam experienciado a vivência do bullying escolar −
superado há pelo menos três meses. A Escala SCL-90-R foi aplicada e corrigida de
acordo com o manual e as Técnicas Projetivas foram aplicadas e analisadas segundo a
Escola de Paris. Os resultados gerais dos instrumentos aplicados apontam que, como
possíveis consequências da vivência do bullying, os jovens apresentam um nível de
ansiedade elevado, sinais de agressividade, bem como tendências perfeccionistas,
rigidez exagerada e relacionamento interpessoal prejudicado. Além disso, sensações
de abandono, instabilidade de sua identidade e desinteresse pelo seu próprio corpo
foram identificados. Todos os participantes do presente estudo que relataram o
histórico de desgaste psicológico severo (como depressão, tentativa de suicídio,
escarificação, assim como sinais de bipolaridade) apontaram que a vivência do bullying
contribuiu de alguma forma, para que isso ocorresse. O cenário de pesquisa brasileiro
alguma forma, para que isso ocorresse. O cenário de pesquisa brasileiro ainda carece
de estudos acerca da temática do impacto psicológico do bullying na vida de
adolescentes. Dessa forma, cresce a necessidade de intervenção preventiva e
psicológica, assim como a presença de trabalhos interdisciplinares com a comunidade
que perpassa esse tipo de experiência, como a escolar e a familiar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Adolescentes que sofreram bullying : avaliação do impacto psíquico com métodos projetivos (Escola de Paris) | pt_BR |
dc.title.alternative | Adolescents who suffered bullying : psychic impact assessment with projective methods (Paris School) | pt_BR |
dc.title.alternative | Adolescents victimes de harcèlement : évaluation de l'impact psychique avec méthodes projectives (Ecole de Paris) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bullying | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação psicológica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Impacto psicológico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In view of the complex scenario that manifests itself in the adolescence phase,
with several physiological, psychological and relational changes, being characterized as
a critical phase in the subject's life, the present work was thought about the current
Brazilian situation regarding studies related to the theme of school bullying. This
experience can aggravate the transition to the adult life of these subjects, generating
traumatic consequences in the long run. In this sense, this research aimed to
understand the psychological impact of this experience, in the lives of these individuals.
For that, we used four instruments of psychological assessment (Interview, SCL-90-R
Scale, Rorschach Method and Thematic Apperception Test - TAT), in a multiple case
study. The study included four adolescents, two male and two female, aged between 12
and 17 years old, who had already experienced the school bullying which had been
satiated for at least three months. Projective techniques were applied and analyzed
according to the Paris School. It was observed that the occurrence of bullying can
aggravate this transition to adulthood, generating traumatic consequences in the long
run, such as, for example, in your self-esteem. All participants in the present study who
reported a history of severe psychological distress, (such as high level of anxiety,
attempted suicide, as well as signs of depression and bipolarity) pointed out that the
experience of bullying contributed in some way, to this occurring. In the Brazilian
research scenario, there is still a lack of studies about the theme of the psychological
impact of bullying on the lives of adolescents. In this way the need for preventive and
psychological intervention increases, as well as the presence of interdisciplinary work
with the community that permeates this type of experience, such as school and family. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Compte tenu du scénario complexe qui se manifeste dans la phase d'adolescence, avec
plusieurs changements physiologiques, psychologiques et relationnels, caractérisés comme
une phase critique de la vie du sujet, le présent travail a été pensé sur la situation actuelle du
Brésil en ce qui concerne les études liées au thème de l'intimidation à l'école. À cette fin,
quatre instruments d'évaluation psychologique (Entretien, Échelle SCL-90-R, Méthode de
Rorschach et Test d'aperception thématique - TAT) ont été utilisés comme stratégies pour
analyser les effets ultérieurs de cette expérience. Quatre adolescents ont participé à cette
étude, deux hommes etdeux femmes, âgés de 12 à 17 ans, qui avaient déjà vécu l'expérience
du harcèlement scolaireet qui étaient déjà rassasiés depuis au moins trois mois. Des
techniques projectives ont été appliquées et analysées selon l'école de Paris. Il a été observé
que la survenue de brimades peut aggraver ce passage à l'âge adulte, générant des
conséquences traumatisantes à long terme, comme par exemple sur votre estime de soi. Tous
les participants à la présente étude qui ont signalé des antécédents de détresse psychologique
grave (comme un niveau élevé d'anxiété, une tentative de suicide, ainsi que des signes de
dépression et de bipolarité) ont souligné que l'expérience de l'intimidation y contribuait d'une
manière ou d'une autre à ce que cela se produise. Dans le scénario de recherche brésilien, il y
a encore un manque d'études sur le thème de l'impact psychologique du harcèlement sur la
vie des adolescentes. Ainsi, il y a un besoin croissant d'intervention préventive et
psychologique, ainsi que la présence d'un travail interdisciplinaire avec la communauté qui
imprègne ce type d'expérience, comme l'école et la famille. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|