Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41229
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RowenaCarracaNeves.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmparo, Deise Matos do-
dc.contributor.authorNeves, Rowena Carraca-
dc.date.accessioned2021-06-22T01:45:17Z-
dc.date.available2021-06-22T01:45:17Z-
dc.date.issued2021-06-22-
dc.date.submitted2021-03-12-
dc.identifier.citationNEVES, Rowena Carraca. Adolescentes que sofreram bullying: avaliação do impacto psíquico com métodos projetivos (Escola de Paris) 2021. 158 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clinica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41229-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2021.pt_BR
dc.description.abstractDiante do complexo cenário que se manifesta na fase da adolescência, caracterizada como um momento crítico na vida do indivíduo, o que inclui diversas mudanças fisiológicas, psíquicas e relacionais, o presente trabalho foi pensado na atual situação brasileira acerca dos estudos relacionados ao tema do bullying escolar. Essa experiência pode agravar a passagem para a vida adulta dos sujeitos, gerando consequências traumáticas em longo prazo. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo compreender o impacto psicológico dessa vivência na vida das pessoas. Como estratégia multimetodológica, foram utilizados quatro instrumentos de avaliação psicológica (Entrevista, Escala SCL-90-R, Método de Rorschach e Teste de Apercepção Temática - TAT) em estudo de casos múltiplos. Participaram desta pesquisa quatro adolescentes, dois do sexo masculino e dois do feminino, com idade entre 12 e 17 anos que já haviam experienciado a vivência do bullying escolar − superado há pelo menos três meses. A Escala SCL-90-R foi aplicada e corrigida de acordo com o manual e as Técnicas Projetivas foram aplicadas e analisadas segundo a Escola de Paris. Os resultados gerais dos instrumentos aplicados apontam que, como possíveis consequências da vivência do bullying, os jovens apresentam um nível de ansiedade elevado, sinais de agressividade, bem como tendências perfeccionistas, rigidez exagerada e relacionamento interpessoal prejudicado. Além disso, sensações de abandono, instabilidade de sua identidade e desinteresse pelo seu próprio corpo foram identificados. Todos os participantes do presente estudo que relataram o histórico de desgaste psicológico severo (como depressão, tentativa de suicídio, escarificação, assim como sinais de bipolaridade) apontaram que a vivência do bullying contribuiu de alguma forma, para que isso ocorresse. O cenário de pesquisa brasileiro alguma forma, para que isso ocorresse. O cenário de pesquisa brasileiro ainda carece de estudos acerca da temática do impacto psicológico do bullying na vida de adolescentes. Dessa forma, cresce a necessidade de intervenção preventiva e psicológica, assim como a presença de trabalhos interdisciplinares com a comunidade que perpassa esse tipo de experiência, como a escolar e a familiar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAdolescentes que sofreram bullying : avaliação do impacto psíquico com métodos projetivos (Escola de Paris)pt_BR
dc.title.alternativeAdolescents who suffered bullying : psychic impact assessment with projective methods (Paris School)pt_BR
dc.title.alternativeAdolescents victimes de harcèlement : évaluation de l'impact psychique avec méthodes projectives (Ecole de Paris)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAdolescênciapt_BR
dc.subject.keywordBullyingpt_BR
dc.subject.keywordAvaliação psicológicapt_BR
dc.subject.keywordImpacto psicológicopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In view of the complex scenario that manifests itself in the adolescence phase, with several physiological, psychological and relational changes, being characterized as a critical phase in the subject's life, the present work was thought about the current Brazilian situation regarding studies related to the theme of school bullying. This experience can aggravate the transition to the adult life of these subjects, generating traumatic consequences in the long run. In this sense, this research aimed to understand the psychological impact of this experience, in the lives of these individuals. For that, we used four instruments of psychological assessment (Interview, SCL-90-R Scale, Rorschach Method and Thematic Apperception Test - TAT), in a multiple case study. The study included four adolescents, two male and two female, aged between 12 and 17 years old, who had already experienced the school bullying which had been satiated for at least three months. Projective techniques were applied and analyzed according to the Paris School. It was observed that the occurrence of bullying can aggravate this transition to adulthood, generating traumatic consequences in the long run, such as, for example, in your self-esteem. All participants in the present study who reported a history of severe psychological distress, (such as high level of anxiety, attempted suicide, as well as signs of depression and bipolarity) pointed out that the experience of bullying contributed in some way, to this occurring. In the Brazilian research scenario, there is still a lack of studies about the theme of the psychological impact of bullying on the lives of adolescents. In this way the need for preventive and psychological intervention increases, as well as the presence of interdisciplinary work with the community that permeates this type of experience, such as school and family.pt_BR
dc.description.abstract3Compte tenu du scénario complexe qui se manifeste dans la phase d'adolescence, avec plusieurs changements physiologiques, psychologiques et relationnels, caractérisés comme une phase critique de la vie du sujet, le présent travail a été pensé sur la situation actuelle du Brésil en ce qui concerne les études liées au thème de l'intimidation à l'école. À cette fin, quatre instruments d'évaluation psychologique (Entretien, Échelle SCL-90-R, Méthode de Rorschach et Test d'aperception thématique - TAT) ont été utilisés comme stratégies pour analyser les effets ultérieurs de cette expérience. Quatre adolescents ont participé à cette étude, deux hommes etdeux femmes, âgés de 12 à 17 ans, qui avaient déjà vécu l'expérience du harcèlement scolaireet qui étaient déjà rassasiés depuis au moins trois mois. Des techniques projectives ont été appliquées et analysées selon l'école de Paris. Il a été observé que la survenue de brimades peut aggraver ce passage à l'âge adulte, générant des conséquences traumatisantes à long terme, comme par exemple sur votre estime de soi. Tous les participants à la présente étude qui ont signalé des antécédents de détresse psychologique grave (comme un niveau élevé d'anxiété, une tentative de suicide, ainsi que des signes de dépression et de bipolarité) ont souligné que l'expérience de l'intimidation y contribuait d'une manière ou d'une autre à ce que cela se produise. Dans le scénario de recherche brésilien, il y a encore un manque d'études sur le thème de l'impact psychologique du harcèlement sur la vie des adolescentes. Ainsi, il y a un besoin croissant d'intervention préventive et psychologique, ainsi que la présence d'un travail interdisciplinaire avec la communauté qui imprègne ce type d'expérience, comme l'école et la famille.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Clínica (IP PCL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Culturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.