Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/41256
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ThaysaFerreiraSilva.pdf9,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Estudo computacional para projeto de estimulador elétrico portátil
Outros títulos: Computational study for portable electrical stimulator project
Autor(es): Silva, Thaysa Ferreira
Orientador(es): Bó, Antônio Padilha Lanari
Assunto: Estimulação elétrica funcional
Eletroestimulador
Sistema nervoso
Espelho de corrente
Data de publicação: 23-Jun-2021
Referência: SILVA, Thaysa Ferreira. Estudo computacional para projeto de estimulador elétrico portátil. 2021. vii, 76 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Eletrônicos e Automação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A Estimulação Elétrica Funcional (FES) é uma técnica de rehabilitação utilizada em pessoas com dificuldades motoras. O princípio de funcionamento da FES consiste em aplicar corrente elétrica no nervo através de eletrodos para gerar movimento. Um dos principais componentes da FES é o estimulador elétrico (EE), que é o dispositivo responsável por produzir a corrente que será aplicada no nervo. O estágio de saída é um dos principais circuitos de um EE. Este trabalho descreve um estudo computacional do estágio de saída de um EE baseado em espelho de corrente seguido por circuito ponte H. A alimentação do estágio de saída é assimétrica de +120V. Este trabalho também inclui a simulação do estágio de geração do sinal, utilizando o microcontrolador PIC16F877A, para se obter uma melhor validação do estágio de saída. No estágio de saída do EE o circuito ponte H é formado por MOSFETs de canal N modelo IRF840 que suportam tensões de até 500V. A saída do circuito fornece uma corrente de estimulação bifásica com amplitude de 100mA em uma carga resistiva de 1kΩ. Testes com uma carga resistiva de 800Ω e 1,2kΩ também foram feitos. A largura de pulso da corrente de estimulação é de 500μs com uma frequência de pulso de 50Hz. A corrente de estimulação pode ser direcionada a 8 canais diferentes, de forma sequencial, através de chaves controladas por tensão do tipo SPST. A simulação do estágio de geração de sinal que envolve o microcontrolador foi feita utilizando o software Proteus. A simulação do estágio de saída, que envolve circuitos analógicos compostos por amplificadores e transistores de potência foi feita utilizando o software Orcad.
Abstract: Functional Electrical Stimulation is a rehabilitation technique used in people with motor disabilities. The operation principle of FES is to apply an electric current to the nerve through electrodes to generate movement. One of the main components of FES is the Electrical Stimulator (ES) which is the device responsible for producing the current that will be applied to the nerve. The output stage is one of the main circuits of an ES. This project describes a computational study of the output stage of an ES based on a current mirror followed by an H bridge circuit. The output stage supply is +120V asymmetrical. This project also includes a waveform generation stage simulation with a PIC16F877A microcontroller to obtain a better validation of the output stage. In the ES output stage the H bridge circuit is constructed with IRF840 N channel MOSFETs that withstand voltages up to 500V. The output circuit provides a 100 mA biphasic stimulation current at 1kΩ resistive load. Tests with a 800Ω and 1,2kΩ resistive load were made too. The stimulation current pulse width is 500μs with 50Hz pulse frequency. The stimulation current can be directed to 8 different channels one at a time using SPST voltage- controlled switches. The waveform generation stage simulation that involves the microcontroller was done using the Proteus software. The output stage simulation that involves analog circuits such as operational amplifiers and power transistor was done using the Orcad software.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.