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Título: O Reuni no contexto da formação docente na Universidade de Brasília
Autor(es): Castioni, Remi
Kunz, Sidelmar Alves da Silva
Dutra, Norivan Lustosa Lisboa
Assunto: Professores - formação
Universidade de Brasília
Lei nº 13.478/2017
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)
Data de publicação: 12-Jun-2020
Editora: Realize Editora
Referência: CASTIONI, Remi; KUNZ, Sidelmar Alves da Silva; DUTRA, Norivan Lustosa Lisboa. O Reuni no contexto da formação docente na Universidade de Brasília. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2020. p. 2856-2870. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/65521.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi relacionar o processo de expansão universitária, a partir do Plano de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), com a política de formação docente na universidade de Brasília. Trata-se de desdobramento de pesquisa realizada junto ao Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), no período de 12 meses (2017/2018), cujo foco principal consistia na elaboração de proposta de acesso diferenciado para cursos de licenciaturas em atendimento à Lei nº 13.478/2017 que alterou a LDB em seu artigo 62- B. O cotejamento entre informações estatísticas, documentos oficiais e literatura da área teve como substrato de análise a reflexão sobre a Lei nº 13.478/2017 considerando a discussão sobre a expansão de cursos, vagas e matricular na Universidade de Brasília após a implantação do Reuni, em especial, nos cursos de licenciatura. Tais cursos são apontados nessa investigação como uma grande possibilidade de enfrentar os desafios das políticas educacionais, para tanto, a pesquisa aponta a urgência em se construir estratégias de enfrentamento nessa direção e sedimentar caminhos para dar uma solução que repercuta financeiramente e impacte positivamente no cumprimento da missão das instituições.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Versão da editora: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/65521
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