Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Venturelli, Suzete | - |
dc.contributor.author | Muñoz Romero, Leandro | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-29T12:02:36Z | - |
dc.date.available | 2021-06-29T12:02:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-29 | - |
dc.date.submitted | 2021-02-26 | - |
dc.identifier.citation | MUÑOZ ROMERO, Leandro. Recorrido de arte computacional: hacia la palabra en performance descubrimientos y andanzas con la e-guitarra «palito-elefante» y… 2021. xx, 211 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41297 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A dissertação que tem nas suas mãos ou olhos, da conta de um percurso que tem sido andado pelo autor
desde há quase 15 anos, na amalgamação de sua prática artística multifacética nas áreas de arte-design,
som-música, e literatura, a traves do ponto-comum-guitarra-filha-voz, «Palito-elefante» (ou «Gravatoelefante» na versão em português1
) /*Eli para amigues*/, na sua construção “desde zeros”, uso, e
transformações ao longo dos anos, para terminar nas mudanças ocorridas neste Mestrado 2019-2021, do
PPGAV, IdA, da UnB.
São explorados aspectos relevantes para a Arte Computacional, campo no que a dissertação se localiza,
com o intuito de conectar este campo com outros da Arte contemporânea e a Música. Dos caminhos
andados na vida do autor, de pesquisa acadêmica e artística /*e de vida*/, graças ao texto, se reconhecem
uma série de conceitos entretecidos que vão propor olhares novos para metodologias de criação,
conectando as artes e as tecnologias; estes são: 1/ a serendipidade, 2/ o acaso, 3/o presente, 4/ a
transdisciplinaridade, e 5/o «DIY» ou faça você mesmo. Estes conceitos também funcionam como fios, pelos
que a escrita do texto se junta, construindo o sentido para o encontro de áreas diferentes.
Do percurso, as áreas de arte-design (cap 1), e som-música (cap 2), são tratadas com maior
desenvolvimento no texto, deixando para o cap 3, reflexões no campo da «literatura eletrônica» e os novos
andamentos de «Gravato-elefante».
O texto é como subproduto, uma localização de algumas tecnologias, tanto de hardware como software,
para som e Arte Computacional, nos últimos 30 anos de história, num contexto «glocal». E também é um
encontro das vozes e facetas do autor (como heterônimos ou alter egos), que na maior parte do texto estão
participando e evidenciando-se, com fontes ou tipografias diferentes, para fazer visível as intenções e
convergências de seus pontos de vista /*os do autor engraçado disto*/ | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.language.iso | Espanhol | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Recorrido de arte computacional : hacia la palabra en performance descubrimientos y andanzas con la e-guitarra «palito-elefante» y… | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte computacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Som experimental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura eletrônica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serendipidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transdisciplinaridade | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The dissertation you have on your hands or eyes, gives account of a trajectory that has been walked by the
author during almost 15 years, in the amalgamation of his multifaceted artistic practice in the areas of artdesign, sound-music, and literature, through the common-point-electric-guitar-daughter-voice, «Palitoelefante» («Elephant-twig» on the English version) /*Eli for friends*/, on its construction “from zeroes”,
use, and transformations through-out the years, to end on the changes happened on this Master 2019-2021,
of the PPGAV, IdA, at the UnB.
Relevant aspects for Computational Art, are explored, field in which this dissertation is localized, with the
purpose of connecting this field with some others of the Contemporary Art, and Music fields. Inside the
paths walked in the life of the author, of academic and artistic /*and life*/ research, thanks to the text,
a series of intertwined concepts are being acknowledged; these are: 1/serendipity, 2/chance, 3/the present,
4/transdisciplinarity, and 5/«DIY» or Do It Yourself. These concepts also work as a sort of threads, through
which this text’s writing is put together, building the sense for the encounter of different areas.
From the trajectory, the art-design (chap 1), and sound-music(chap 2) areas, are given more development
on the text, leaving for chapter 3, reflections on the «electronic literature» field and new advances of
«Elephant-twig».
The text is, as a subproduct, a localization of some technologies, of hardware and software kinds, for sound
and Computational Art, inside the last 30 years of history, in a «glocal» context. It is also an encounter of
the voices and facets of the author (as heteronyms or alter egos), which are participating and evidencing
themselves in the majority of the text, through different fonts or typographies, to make visible, the
intentions and convergencies of his points of view /*the ones of the gracious author of this all*/. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La disertación que tiene en sus manos u ojos, da cuenta de un recorrido que ha sido andado por el autor
desde hace casi 15 años, en la amalgamación de su práctica artística multifacética en las áreas de artediseño, sonido-música, y literatura, a través del punto-común-guitarra-eléctrica-hija-voz, «Palitoelefante» /*Eli para amigues/*, en su construcción “desde ceros”, uso y transformaciones a lo largo de los
años, para terminar en los cambios ocurridos en esta Maestría 2019-2021, del PPGAV, IdA, de la UnB.
Son explorados aspectos relevantes para el Arte Computacional, campo en el que la disertación se localiza,
con el propósito de conectar este campo con otros del Arte Contemporáneo y la Música. De los caminos
andados en la vida del autor, de investigación académica y artística /*y de vida*/, gracias al texto, se
reconocen una serie de conceptos entretejidos que van a proponer nuevas miradas para metodologías de
creación, conectando las artes y las tecnologías; estos son: 1/la serendipidad, 2/el acaso, 3/el presente, 4/la
transdisciplinariedad, y 5/el «DIY» o haga usted mismo. Funcionan también estos conceptos, como hilos,
por los que la escritura del texto se junta, construyendo el sentido para el encuentro de áreas diferentes.
Del recorrido, las áreas de arte-diseño (cap 1), y sonido-música (cap 2), son tratadas con mayor desarrollo
en el texto, dejando para el cap 3, reflexiones en el campo de la «literatura electrónica» y las nuevas
andanzas de «Palito-elefante».
El texto es como subproducto, una ubicación de algunas tecnologías, tanto de hardware como software,
para sonido y Arte Computacional, dentro de los últimos 30 años de historia, en un contexto «glocal». Y
también es un encuentro de las voces y facetas del autor (como heterónimos o alter-egos), que en la
mayoría del texto están participando y evidenciándose, con fuentes o tipografías diferentes, para hacer
visibles las intenciones y convergencias de sus puntos de vista /*los del autor gracioso de esto*/. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|