Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lazzarotti Filho, Ari | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Fernando Resende | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-29T14:27:39Z | - |
dc.date.available | 2021-06-29T14:27:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-29 | - |
dc.date.submitted | 2021-02-24 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Fernando Resende. O lazer nos currículos dos cursos de Educação Física: tendências e diversidades. 2021. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41302 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta dissertação foi caracterizar as disciplinas
relacionadas ao lazer nos currículos dos cursos de educação física brasileiros. Para isto,
o corpus empírico analítico foram as disciplinas com o termo “lazer” em sua
nomenclatura dos cursos de educação física do Brasil e suas respectivas quantidades,
cargas horárias, localizações no fluxo curricular, ementas e bibliografias. Este estudo
teve metodologia mista de análise, que associa formas qualitativas e quantitativas e na
análise das ementas foi empregada a técnica de Análise Categorial. Como conclusões
identificou-se que o lazer tende a ocupar pouco espaço nos cursos de formação tanto
na quantidade de disciplinas quanto no tempo dedicado a elas. Apesar disto, na
formação do bacharelado, essas disciplinas ocupam espaço timidamente maior. Acerca
da localização no fluxo curricular identificou-se uma diversificação, entretanto no
bacharelado essas disciplinas tendem a se alocar na primeira metade da formação.
Sobre as ementas dessas disciplinas, elas diversificam suas relações com outros temas,
todavia, se destacam a recreação, as políticas públicas, a educação, o esporte e a
cultura, como mais identificados. Quanto aos enfoques específicos dados ao lazer,
observou-se uma dominância de enfoques teóricos-conceituais nas disciplinas como:
história, conceito, teoria, conteúdos, significados e classificações, contudo, apesar de
ocorrerem quantitativamente menos, os enfoques instrumentais também se apresentam
como: projetos, espaços, metodologia, prática, atuação e planejamento. Nas
bibliografias notou-se uma extrema diversidade de referências e uma ampla dominação
dos livros, com as obras “Introdução ao lazer” de Victor Andrade Melo e Edmundo de
Drummond Alves Jr., “Lazer e educação” e “Estudos do lazer: uma introdução” de Nelson
Carvalho Marcellino e “Trabalhando com a recreação” de Vinícius Ricardo Cavallari e
Vany Zacharias se destacando como as mais referenciadas. Além disso, o autor mais
utilizado nessas referências foi Nelson Carvalho Marcellino. Ao longo das análises foram
constatadas mais semelhanças que diferenças entre as disciplinas relacionadas ao lazer
no bacharelado e na licenciatura, e instituições de ensino que ofereciam os cursos de
educação física em ambas as modalidades tendem a elaborar currículos idênticos para
ambas as formações. Por fim, as diversidades encontradas no corpus empírico analítico
contribuem com a inferência de que as instituições de ensino superior rogam de extrema
liberdade para suas elaborações curriculares. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O lazer nos currículos dos cursos de Educação Física : tendências e diversidades | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividades de lazer | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this dissertation was to characterize the disciplines
related to leisure in the curricula of Brazilian physical education courses. For this, the
analytical empirical corpus was the disciplines with the term “leisure” in their
nomenclature of physical education courses in Brazil and their respective quantities,
workloads, locations in the curriculum flow, menus and bibliographies. This study had a
mixed analysis methodology, which associates qualitative and quantitative forms and in
the analysis of the menus, the Categorical Analysis technique was used. As conclusions,
it was identified that leisure tends to occupy little space in training courses both in the
number of subjects and in the time dedicated to them. Despite this, in the formation of
the bachelor's degree, these disciplines occupy a slightly larger space. Regarding the
location in the curriculum flow, diversification was identified, however in the bachelor's
degree these subjects tend to be allocated in the first half of the training. Regarding the
menus of these disciplines, they diversify their relations with other themes, however,
recreation, public policies, education, sport and culture stand out, as most identified. As
for the specific approaches given to leisure, there was a dominance of theoretical-
conceptual approaches in the disciplines such as: history, concept, theory, contents,
meanings and classifications, however, although they occur quantitatively less,
instrumental approaches are also presented as: projects, spaces, methodology, practice,
performance and planning. The bibliographies noted an extreme diversity of references
and a wide domination of books, with the works “Introdução ao lazer” by Victor Andrade
Melo and Edmundo by Drummond Alves Jr., “Lazer e educação” and “Estudos do lazer:
uma introdução” by Nelson Carvalho Marcellino and “Trabalhando com a recreação”by
Vinícius Ricardo Cavallari and Vany Zacharias standing out as the most referenced. In
addition, the author most used in these references was Nelson Carvalho Marcellino.
Throughout the analyzes, more similarities were found than differences between the
disciplines related to leisure in the bachelor's and graduation courses, and educational
institutions that offered physical education courses in both modalities tend to develop
identical curricula for both formations. Finally, the diversities found in the analytical
empirical corpus contribute to the inference that higher education institutions demand
extreme freedom for their curricular elaborations. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|