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dc.contributor.authorNoce, Carlo Alessandro Melo-
dc.contributor.authorAmvame-Nze, Georges Daniel-
dc.date.accessioned2021-06-30T17:51:26Z-
dc.date.available2021-06-30T17:51:26Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationNOCE, Carlo Alessandro Melo; AMVAME NZE, Georges Daniel. Análise da aplicação dos indicadores hospitalares de eficiência da ANS nos hospitais universitários federais brasileiros via business intelligence. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. 103 p. DOI: 10.22533/at.ed.957200406. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3212. Acesso em: 30 jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-5706-095-7-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41319-
dc.description.abstractA área hospitalar é um ambiente que necessita constantemente de atenção e cuidados. Devido às suas urgências, possui vulnerabilidades e riscos que prejudicam a qualidade da gestão hospitalar. Ferramentas tecnológicas de gestão mostram-se eficazes na melhoria de processos e na administração estratégica, pois proporcionam confiabilidade nas informações. O objetivo deste trabalho foi propor aos Hospitais Universitários Federais Brasileiros (HUFBs) e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) a utilização de uma ferramenta open source de Business Intelligence (BI), o Pentaho, para analisar os Indicadores Hospitalares (IHs) de eficiência e apoiar a tomada de decisão clínica. Este trabalho descreveu o BI e o Pentaho, bem como os principais pontos das documentações do domínio de eficiência estabelecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com destaque aos IHs: Taxas de Ocupação Hospitalar (TOHs) e Médias de Permanência (MPs). Por meio do Pentaho foi feita a extração e a transformação dos dados, e o carregamento deles no Data Warehouse (DW), tudo isso tendo como referência uma base de dados relacional da Ebserh. Após isso, cubos dimensionais foram criados para a geração de painéis gráficos em dashboards. Percebe-se, pelos resultados deste estudo, que a maioria dos hospitais da Ebserh ainda não estão utilizando de forma adequada os seus leitos operacionais e nem gerenciando corretamente o tempo médio de permanência dos pacientes nos hospitais, estando fora das metas estabelecida pela ANS. Diversas são as etapas para se obter uma administração eficiente dos hospitais. Porém, o trabalho conjunto de soluções de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) com a área da saúde e suas normas, proporciona um grande passo à gestão hospitalar eficiente.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherEditora Atenapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise da aplicação dos indicadores hospitalares de eficiência da ANS nos hospitais universitários federais brasileiros via business intelligencept_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.subject.keywordGestão hospitalarpt_BR
dc.subject.keywordHospitais – administraçãopt_BR
dc.rights.license(CC BY) Todo o conteúdo deste livro está licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).pt_BR
dc.identifier.doi10.22533/at.ed.957200406pt_BR
dc.description.abstract1The hospital area is constantly in need of care and attention. Because of its urgencies, it has vulnerabilities and risks that hinder the quality of hospital management. Technological management tools are effective in improving processes and strategic administration because they provide information reliability. The aim of this work was to propose to the Brazilian’s Federal University Hospitals (BFUHs) and to the Brazilian Hospital Services Company (BHSC) the use of an open source Business Intelligence (BI) tool, Pentaho, to analyze the efficiency Hospital Indicators (HIs) and to support the clinical decision-making. This paper described BI and Pentaho, as well as the main points of the efficiency domain documentation established by the National Agency of Supplementary Health (NASH), with emphasis on the HIs: Hospital Occupancy Rates (HORs) and Averages Length of Stay (ALSs). The Pentaho did the data extraction and the transformation, as well as loading them into the Data Warehouse (DW), all based on a relational database from BHSC. After that, dimensional cubes were created for the generation of graphic panels in dashboards. By the results of this study, most BHSC hospitals are not yet adequately using their operational beds and neither managing correctly the average length of hospitals patients stay, being outside the goals established by NASH. Several steps are taken to achieve efficient hospital administration. However, the joint working of Information and Communication Technologies (ICTs) solutions with the health area and its standards provides a major step towards efficient hospital management.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia (FCTE) – Campus UnB Gamapt_BR
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