Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Zardo, Sinara Pollom | - |
dc.contributor.author | Chagas, Patrícia Helena Ribeiro de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-30T21:41:12Z | - |
dc.date.available | 2021-06-30T21:41:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-30 | - |
dc.date.submitted | 2020-11-30 | - |
dc.identifier.citation | CHAGAS, Patrícia Helena Ribeiro de Souza. O direito à educação para as pessoas com deficiência nos atos normativos produzidos pelo Conselho Nacional de Educação (2008-2019). 2020. 152 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41323 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa apresenta como objeto de estudo o direito humano à educação da pessoa com
deficiência. Até o início do século XXI, a concepção biomédica da deficiência era
hegemônica e impactava nas políticas e nos modelos educacionais que tinham como
objetivo a reabilitação de um corpo patológico para integrá-lo à sociedade. A Convenção
sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência publicada pela Organização das Nações
Unidas em 2006, como emenda constitucional no Brasil pelo Decreto Legislativo n.o
186/2008 e pelo Decreto Executivo n.o 6.949/2009 é referenciada como um marco
mundial na positivação dos direitos das pessoas com deficiência, considerando-as como
sujeitos de direito e de dignidade, demarcando também, a transição do modelo médico de
deficiência para o modelo social. No Brasil, a publicação em 2008 da Política Nacional
de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPI) consolida-se como
uma importante política educacional, ao propor a inclusão dos alunos com deficiência nas
escolas e classes comuns.
Esta pesquisa qualitativa tem como fonte de dados os atos normativos emitidos pelo
Conselho Nacional de Educação no período de 2008 a 2019, oito pareceres consultivos e
uma resolução, a Resolução CNE/CEB n.o 4/2009, a qual institui as Diretrizes
Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), na modalidade
Educação Especial. O objetivo geral é compreender como o direito à educação se
expressa nos diversos atos normativos emitidos pelo Conselho Nacional de Educação,
tendo como referência a PNEEPI. Como processo metodológico inspira-se na Análise de
Conteúdo (AC) de Laurence Bardin (2009). O resultado da pesquisa demonstra que a
natureza do CNE é um órgão vinculado ao Estado. As instituições convocadas não tem
vínculos com à causa da educação das pessoas com deficiência. O quantitativo de
pareceres que chegam ao CNE referentes à temática dos alunos com deficiência é ínfimo
frente a outras demandas. Os relatores dos pareceres analisados quase não se
referenciavam à PNEEPI (2008). Na maioria dos votos dos relatores permeia muito mais
princípios da integração que da inclusão. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O direito à educação para as pessoas com deficiência nos atos normativos produzidos pelo Conselho Nacional de Educação (2008-2019) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conselho Nacional de Educação (CNE) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research presents as object of study the education of studies with disabilities. Until
the beginning of the 21st century, the biomedical conception of disability was hegemonic
and impacted on policies and educational model. In this case, people with disabilities have
to integrate into society. Although a Convention of the United Organizations in 2006,
understood that society was responsible to include people with disabilities. Brazil agreed
with this idea and signed a constitutional amendment. (Decree n.o 186/2008 and Decree
n.o. 6,949/2009). These laws consider people with disabilities as subjects of law and
dignity, marking the transition from the medical model of disabilities to the social model
of disabilities. In 2008, Brazil elaborated an important publication to include students
with disabilities in regular schools: “National Policy of Special Education in the
Perspective of Inclusive Education (2008).” Brazil has a Council where education
specialists discuss topics about education. So the objective of study is to understand how
the education of disabilities studies is expressed in the various normatives signed by this
Education Council in the period 2008 to 2019 . This is a qualitative study that examines
eight normatives and one resolution. The methodological process is inspired in Laurence
Bardin (2009). The results of the research demonstrate that Brazilian’s Education Council
doesn’t expresses in their normatives and resolution the mains ideas of : “National Policy
of Special Education in the Perspective of Inclusive Education” (2008). | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:zpha2008@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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