Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Medeiros, Ana Elisabete de Almeida | - |
dc.contributor.author | Soares, Eduardo Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-06T00:54:45Z | - |
dc.date.available | 2021-07-06T00:54:45Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-05 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-10 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Eduardo Oliveira. Tempos e territórios transluzidos: narrativas fotográficas instantâneas nas redes sociais sobre o Campus Universitário Darcy Ribeiro. 2021. 599 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41342 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As fotografias presentes nas redes sociais digitais permitem vislumbrar
como a sociedade representa o cotidiano, a cultura, a cidade, a natureza e o
patrimônio. As postagens instigam quem as observa a encontrar um nexo
entre as imagens e, por meio de uma seleção de acordo com o tema, a
autoria e o local, a descobrir ou criar uma narrativa. Considerando a
potencialidade de informações das fotografias a respeito dos tempos e dos
territórios, a tese propõe o conceito de “narrativas fotográficas
instantâneas” para essas narrativas pessoais e momentâneas. Narrativas
que, na dinâmica das redes sociais, podem ter postagens incluídas ou
eliminadas a qualquer instante. A tese, então, apresenta modos de
caracterizar e assimilar as “narrativas fotográficas instantâneas” à luz de
um território físico, utilizando como estudo de caso o Campus Universitário
Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB), localizado no Conjunto
Urbanístico de Brasília, sítio urbano tombado pelo Governo Federal e
reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial. As fotografias
analisadas, de autoria de profissionais da área de Comunicação, foram
publicadas nas redes sociais digitais Facebook, Flickr e Instagram pela
Secretaria de Comunicação (Secom) da UnB. O recorte temporal considerou
as publicações realizadas desde a criação dos perfis nas redes sociais – o
primeiro deles data de janeiro de 2011 – até 21 de abril de 2019, o que
resultou na avaliação de 4.139 fotografias do Campus. A análise partiu da
proposta de leitura de imagens de Laurent Gervereau, que institui as fases
de descrição, estudo de contexto e interpretação. Concluiu-se que a
configuração do Campus Universitário Darcy Ribeiro, conforme apresentada
nas fotografias, tem a estrutura das edificações como destaque, e o
concreto como um dos seus principais materiais. Os espaços
predominantemente propiciam a integração entre o interior e o exterior das
edificações, ressaltam a marcação de linhas, e emolduram e são
emoldurados pelo céu e pela vegetação. É do lastro de informações
salvaguardadas pela sociedade que é constituído o imaginário acerca de um
território, sendo as redes sociais adequadas catalisadoras. Elas incorporam
atributos que caracterizam a contemporaneidade: efemeridade e livre
acesso. É na aparente fragilidade na guarda de informações nas redes
sociais que a sociedade deste início do século XXI trama a sua
contemporaneidade e instiga a geração, divulgação e conservação de
narrativas que subsidiam o reconhecimento de um território enquanto
patrimônio. Essas narrativas podem ser relacionadas – em um processo
cíclico e transdisciplinar – ao tempo, à história, à memória, aos acervos, à
informação, ao conhecimento, às percepções de realidades, aos tipos de
documentos, aos territórios físicos e virtuais-digitais e aos modos de
fotografar e ler as fotografias. Se o tempo e o território são criações e
convenções sociais, os modos de definição e assimilação das narrativas
também podem ser criados e reinventados. A narrativa fotográfica
instantânea apresenta-se enquanto montagem aberta e sujeita à cocriação
por parte dos seus observadores. Afinal, ela não é dada, mas, sim, criada
por quem a vê. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Tempos e territórios transluzidos : narrativas fotográficas instantâneas nas redes sociais sobre o Campus Universitário Darcy Ribeiro | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativa fotográfica instantânea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Território | pt_BR |
dc.subject.keyword | Campus Universitário Darcy Ribeiro | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The photographs on digital social networks allow one to glimpse how society
perceives the everyday life, the culture, the city, the nature and the
heritage. The postings instigate those who observe them to find a
connection between the images and, through a selection according to the
theme, the authorship and the location, to lead them to discover or create a
narrative. Considering the potential of information in photographs about
time and territories, the thesis proposes the concept of “instantaneous
photographic narratives” for these personal and momentary narratives.
Narratives that, in the dynamics of social networks, may have postings
included or deleted at any time. The thesis, then, presents ways to
characterize and assimilate the “instantaneous photographic narratives” in
the light of a physical territory, using as a case study the Darcy Ribeiro
University Campus, of the University of Brasília (UnB), located at Brasilia ́s
Urbanistic Complex, urban setting protected by the Federal Government and
listed by UNESCO as a World Heritage Site. The photographs analyzed,
authored by professionals from the university ́s Communication area, were
published on the digital social networks Facebook, Flickr and Instagram by
the Secretariat of Communication (Secom) of UnB. The time frame
considered the publications made since the creation of profiles on social
networks – the first of which dates from January 2011 – until April 21,
2019, which resulted in the evaluation of 4,139 photographs of the Campus.
The analysis took Laurent Gervereau's proposal for reading images, which
established the phases of description, study ́s context study and
interpretation. It was concluded that the configuration of the Darcy Ribeiro
University Campus’ configuration, as shown in the photographs, has
highlights the structure of the buildings as highlight, and concrete as one of
its main materials. The spaces predominantly provide the integration
between the interior and exterior of the buildings, highlight the marking of
lines, and frame and are framed by the sky and vegetation. It is from the
baggage of information safeguarded by society that the imaginary about a
territory is constituted, with appropriate social networks being catalysts.
They incorporate attributes that characterize contemporaneity:
ephemerality and free access. It is in the apparent fragility in the storage of
information on social networks that society at the beginning of the 21st
century weaves its contemporaneity and instigates generating,
disseminating and preserving of narratives that subsidize the recognition of
a territory as a heritage. These narratives can be related - in a cyclical and
transdisciplinary process - to time, history, memory, collections,
information, knowledge, perceptions of realities, types of documents,
physical and virtual-digital territories and ways to shoot and read the
photos. If time and territory are social creations and conventions, the ways
of defining and assimilating narratives can also be created and reinvented.
The instant photographic narrative presents itself as an open montage and
subject to co-creation by its observers. After all, it is not given, but created
by those who see it. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Las fotografías presentes en las redes sociales digitales permiten vislumbrar
como la sociedad representa el cotidiano, la cultura, la ciudad, la naturaleza
y el patrimonio. Las publicaciones incitan, a quien las observa, a encontrar
un nexo entre las imágenes y, por medio de una selección de acuerdo con el
tema, la autoría y el local, a descubrir o crear una narrativa. Considerando
la potencialidad de informaciones de las fotografías con respeto a los
tiempos y los territorios, la tesis propone el concepto de “narrativas
fotográficas instantáneas” para estas narrativas personales y momentáneas.
Narrativas que, en la dinámica da las redes sociales, pueden tener
publicaciones incluidas o eliminadas en cualquier instante. La tesis,
entonces, presenta modos de caracterizar y asimilar las “narrativas
fotográficas instantáneas” a la luz de un territorio físico, utilizando como
estudio de caso el Campus Universitario Darcy Ribeiro, de la Universidad de
Brasília (UnB). Ubicado en el Complejo Urbanístico de Brasilia, un sitio
urbano registrado por el Gobierno Federal y reconocido por la UNESCO
como Patrimonio de la Humanidad. Las fotografías analizadas, son de
autoría de profesionales de área de Comunicación, fueron publicadas en las
redes sociales digitales Facebook, Flickr e Instagram por la Secretaria de
Comunicación (Secom) de la UnB. El recorte temporal consideró las
publicaciones realizadas desde la creación de los perfiles en las redes
sociales – el primer de ellos tiene por fecha enero de 2011 – hasta el 21 de
abril de 2019, lo que ha resultado en la evaluación de 4.139 fotografías del
Campus. El análisis partió de la propuesta de lectura de imágenes de
Laurent Gervereau, que incluye las fases de descripción, estudio de
contexto e interpretación. Se ha concluido que la configuración del Campus
Universitario Darcy Ribeiro, como es presentada en las fotografías, destaca
la estructura de las edificaciones y el concreto como uno de sus principales
materiales. Los espacios predominantemente propician la integración entre
lo interior y el exterior de las edificaciones, resaltan la marcación de líneas,
y enmarcan y son enmarcados por el cielo y la vegetación. Es de la
comprensión de las informaciones resguardadas por la sociedad que se
construye el imaginario acerca de un territorio, siendo las redes sociales
adecuadas catalizadoras. Ellas incorporan atributos que caracterizan la
contemporaneidad: efimeridad y libre acceso. Es en la aparente fragilidad
del resguardo de informaciones en las redes sociales que la sociedad de
este inicio del siglo XXI teje su contemporaneidad e incita a la generación,
divulgación y conservación de narrativas que subsidian el reconocimiento de
un territorio como patrimonio. Estas narrativas pueden ser relacionadas –
en un proceso cíclico y interdisciplinario – con el tiempo, la historia, la
memoria, los archivos, la información, el conocimiento, las percepciones de
realidades, los tipos de documentos, los territorios físicos y virtuales-
digitales y los modos de fotografiar y leer las fotografías. Si el tiempo y el
territorio son creaciones y convenciones sociales, los modos de definición y
asimilación de las narrativas también pueden ser creados y reinventados. La
narrativa fotográfica instantánea se presenta como un montaje abierto y
sujeto a la co-creación por parte de sus observadores. A final, ella no es
dada, sino que es creada por quienes lo ven. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Les photographies sur les réseaux sociaux permettent d'entrevoir comment
la société représente la vie quotidienne, la culture, la ville, la nature et le
patrimoine. Les publications en ligne incitent ceux qui les observent à
trouver un lien entre les images et, à travers une sélection en accord avec
la thématique, la paternité et le lieu, à les découvrir ou à créer un récit sur
elles-mêmes. En considérant le potentiel des informations photographiques
sur les temps et les territoires, la thèse propose le concept de «récits
photographiques instantanés» pour ces récits personnels et momentanés.
Ces narrations, dans la dynamique des réseaux sociaux, peuvent avoir des
publications en ligne inclues ou supprimées à n’importe quel moment. La
thèse propose alors des moyens de caractériser et d'assimiler les «récits
photographiques instantanés» à la lumière d'un territoire physique, en
utilisant comme étude de cas le Campus universitaire Darcy Ribeiro, de
l'Université de Brasília (UnB), situé dans le périmètre de Brasília qui a été
classé par le gouvernement brésilien et reconnu par l’UNESCO en tant que
patrimoine mondial. Les photographies analysées, prises par des
professionnels du secteur de la Communication, ont été publiées sur les
réseaux sociaux Facebook, Flickr et Instagram par le Secrétariat de la
Communication (Secom) de l'UnB. L’horizon temporel considère les
publications réalisées depuis la création des profils sur les réseaux sociaux –
dont le premier date de janvier 2011 – jusqu'au 21 avril 2019, qui ont
abouti à l'évaluation de 4139 photographies du Campus. L'analyse a
commencé par la proposition de lecture d'images de Laurent Gervereau, qui
établit les phases de description, d'étude de contexte et d'interprétation. Il
a été conclu que la configuration du campus universitaire Darcy Ribeiro,
comme le montrent les photographies, a la structure des bâtiments comme
point culminant et le béton comme l'un de ses principaux matériaux. Les
espaces permettent l'intégration entre l'intérieur et l'extérieur des
bâtiments, ressortissent le marquage des lignes, et encadrent et sont
encadrés par le ciel et la végétation. C'est à partir des pistes d'informations
sauvegardées par la société que se constitue l'imaginaire d'un territoire,
dans lequel les réseaux sociaux servent de catalyseurs. Ils intègrent des
attributs qui caractérisent la contemporanéité: l'éphémère et le libre accès.
C'est dans l'apparente fragilité de la conservation des informations sur les
réseaux sociaux que la société du début du XXIe siècle tisse sa
contemporanéité et suscite la génération, la diffusion et la conservation de
récits qui appuient la reconnaissance d'un territoire en tant que patrimoine.
Ces récits peuvent être liés - dans un processus cyclique et
transdisciplinaire - au temps, à l'histoire, à la mémoire, aux collections, aux
informations, aux connaissances, aux perceptions des réalités, aux types de
documents, aux territoires physiques et virtuels-numériques, ainsi qu’aux
façons de prendre et de lire des photos. Si le temps et le territoire sont des
créations et des conventions sociales, les modes de définition et
d'assimilation des narrations peuvent également être créées et réinventées.
Le récit photographique instantané se présente comme un montage ouvert
et soumis à la co-création par ses observateurs. Après tout, il n'est pas
offert, mais créé par ceux qui le voient. | pt_BR |
dc.contributor.email | e-soares@hotmail.com | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|