Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Andrea Cristina dos | - |
dc.contributor.author | Jorge, Jéssica Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-06T01:11:45Z | - |
dc.date.available | 2021-07-06T01:11:45Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-05 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-12 | - |
dc.identifier.citation | JORGE, Jéssica Mendes. Planejamento sistemático de disciplinas com o uso de aprendizagem ativa para a formação do engenheiro. 2020. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Sistemas Mecatrônicos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41346 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | As evoluções tecnológicas, sociais, econômicas e ambientais, estimulam no mercado
a demanda por um perfil de engenheiro recém-formado que esteja preparado para lidar com
problemas cujas soluções exigem, além de conhecimentos técnicos, a capacidade de sua
aplicação na prática, trabalhar com equipes multidisciplinares e ter motivação para aprender e
se desenvolver constantemente. Assim, tem-se um cenário que desafia as instituições de ensino
de engenharia e seus professores, a planejarem disciplinas que desenvolvam este perfil. Neste
trabalho são apresentadas as habilidades e competências que caracterizam o engenheiro recém-
formado e as metodologias de ensino aplicadas para desenvolvê-lo, denominadas metodologias
de aprendizagem ativa. A relação entre a efetividade desses itens foi medida na prática em um
estudo de caso com quatro disciplinas de engenharia da Universidade de Brasília, cujo
resultado permitiu constatar que a aprendizagem ativa forma as habilidades e competências do
perfil esperado pelo mercado. Com o intuito de auxiliar os professores no planejamento de
disciplinas que utilizam metodologias de aprendizagem ativa, foi proposta uma sistemática que
orienta a elaboração do plano da disciplina por meio de quatro etapas: descobrir, definir,
desenvolver e entregar. Como trabalho futuro, foi sugerida aplicação prática da sistemática e
automatização da ferramenta de medição do desenvolvimento das habilidades e competências. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Planejamento sistemático de disciplinas com o uso de aprendizagem ativa para a formação do engenheiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologia ativa de ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Engenheiros - habilidades e competências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Engenharia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Technological, social, economic, and environmental evolutions in the market
stimulate the demand for a newly graduated engineer profile who is prepared to deal with
problems whose solutions require, in addition to technical knowledge, the ability to apply them
in practice, to working with multidisciplinary teams and the will to constantly learn and
develop. Thus, there is a scenario that challenges engineering education institutions and their
teachers to plan subjects that develop this profile. This work presents the skills and
competences that characterize the newly graduated engineer and the teaching methodologies
applied to develop him, called active learning methodologies. The relationship between the
effectiveness of these items was measured in practice in a case study with four engineering
disciplines from the University of Brasília. The result of which allowed us to verify that active
learning develops the skills and competencies of the profile expected by the market. In order
to assist teachers in planning disciplines that use active learning methodologies, a systematic
approach has been proposed that guides the preparation of the discipline plan through four
steps: discover, define, develop and deliver. As a future work, practical application of the
systematic and automated tool for measuring the development of skills and competences was
suggested. | pt_BR |
dc.contributor.email | jessicamendesjmj@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sistemas Mecatrônicos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|