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dc.contributor.advisorSantos, Andrea Cristina dos-
dc.contributor.authorJorge, Jéssica Mendes-
dc.date.accessioned2021-07-06T01:11:45Z-
dc.date.available2021-07-06T01:11:45Z-
dc.date.issued2021-07-05-
dc.date.submitted2020-12-12-
dc.identifier.citationJORGE, Jéssica Mendes. Planejamento sistemático de disciplinas com o uso de aprendizagem ativa para a formação do engenheiro. 2020. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Sistemas Mecatrônicos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41346-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2020.pt_BR
dc.description.abstractAs evoluções tecnológicas, sociais, econômicas e ambientais, estimulam no mercado a demanda por um perfil de engenheiro recém-formado que esteja preparado para lidar com problemas cujas soluções exigem, além de conhecimentos técnicos, a capacidade de sua aplicação na prática, trabalhar com equipes multidisciplinares e ter motivação para aprender e se desenvolver constantemente. Assim, tem-se um cenário que desafia as instituições de ensino de engenharia e seus professores, a planejarem disciplinas que desenvolvam este perfil. Neste trabalho são apresentadas as habilidades e competências que caracterizam o engenheiro recém- formado e as metodologias de ensino aplicadas para desenvolvê-lo, denominadas metodologias de aprendizagem ativa. A relação entre a efetividade desses itens foi medida na prática em um estudo de caso com quatro disciplinas de engenharia da Universidade de Brasília, cujo resultado permitiu constatar que a aprendizagem ativa forma as habilidades e competências do perfil esperado pelo mercado. Com o intuito de auxiliar os professores no planejamento de disciplinas que utilizam metodologias de aprendizagem ativa, foi proposta uma sistemática que orienta a elaboração do plano da disciplina por meio de quatro etapas: descobrir, definir, desenvolver e entregar. Como trabalho futuro, foi sugerida aplicação prática da sistemática e automatização da ferramenta de medição do desenvolvimento das habilidades e competências.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePlanejamento sistemático de disciplinas com o uso de aprendizagem ativa para a formação do engenheiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMetodologia ativa de ensinopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem ativapt_BR
dc.subject.keywordEngenheiros - habilidades e competênciaspt_BR
dc.subject.keywordEngenharia - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Technological, social, economic, and environmental evolutions in the market stimulate the demand for a newly graduated engineer profile who is prepared to deal with problems whose solutions require, in addition to technical knowledge, the ability to apply them in practice, to working with multidisciplinary teams and the will to constantly learn and develop. Thus, there is a scenario that challenges engineering education institutions and their teachers to plan subjects that develop this profile. This work presents the skills and competences that characterize the newly graduated engineer and the teaching methodologies applied to develop him, called active learning methodologies. The relationship between the effectiveness of these items was measured in practice in a case study with four engineering disciplines from the University of Brasília. The result of which allowed us to verify that active learning develops the skills and competencies of the profile expected by the market. In order to assist teachers in planning disciplines that use active learning methodologies, a systematic approach has been proposed that guides the preparation of the discipline plan through four steps: discover, define, develop and deliver. As a future work, practical application of the systematic and automated tool for measuring the development of skills and competences was suggested.pt_BR
dc.contributor.emailjessicamendesjmj@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Mecânica (FT ENM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Sistemas Mecatrônicospt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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