Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Zardo, Sinara Pollom | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Isabela Vince Esgalha | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-06T01:20:55Z | - |
dc.date.available | 2021-07-06T01:20:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-05 | - |
dc.date.submitted | 2021-02-15 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Isabela Vince Esgalha. Gênero e educação: disputas e resistências no processo de aprovação dos planos estaduais de educação de Goiás e Distrito Federal. 2021. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41348 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo da presente investigação foi apreender as disputas e resistências que
permea- ram processo de aprovação dos Planos de Educação de Goiás e Distrito
Federal, no que se refere à temática de gênero. As unidades federativas foram
escolhidas a partir dos ín- dices de violência contra a mulher, sendo
selecionados para a análise a unidade mais vi- olenta (Goiás) e a menos violenta
(Distrito Federal) da região Centro-Oeste, buscando-se um exercício
comparativo. Para tanto, realizou-se a análise dos discursos produzidos pe-los
parlamentares eleitos como representantes do legislativo à época do ocorrido nas
duasunidades federativas, a partir do referencial teórico metodológico do ciclo
de políticas, deautoria de Stephen Ball, conjugado à abordagem da análise de
discurso crítica proposta por Norman Fairclough. O corpus da pesquisa foi
composto pelas atas das sessões legis-lativas, uma proposta de emenda e
subemenda modificativas e um parecer jurídico rela- cionados ao tema. A partir
da análise, foi possível observar a existência de fortes influên-cias externas,
sobretudo relacionadas a setores conservadores e religiosos católicos e
evangélicos no discurso dos parlamentares contrários à inserção de conteúdos e
práticas relacionados à questão de gênero em ambas as unidades. Verificou-se,
ainda, intenso en-gajamento de tais parlamentares em relação ao tema, atuação
que, combinada à superio- ridade numérica de deputados alinhados ao discurso
conservador, possibilitou êxito na retirada das previsões de gênero dos diplomas
legais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Gênero e educação : disputas e resistências no processo de aprovação dos planos estaduais de educação de Goiás e Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de discurso crítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciclo de políticas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of the present investigation was to apprehend the disputes and
resistance that permeated the approval process of the Education Plans of Goiás
and the Federal Dis-trict, with regard to the theme of gender. The federative
units were chosen based on the rates of violence against women, with the most
violent unit (Goiás) and the least violent unit (Federal District) in the Midwest
region selected for analysis, seeking a comparativeexercise. To this end, an
analysis was made of the speeches produced by the parliamen- tarians elected
as representatives of the legislature at the time of the two federative units,based
on the theoretical methodological framework of the policy cycle, authored by
Ste-phen Ball, combined with critical discourse analysis proposed by Norman
Fairclough. The corpus of the research was composed of the minutes of the
legislative sessions, a proposed amendment and sub-amendment and a legal
opinion related to the theme. Fromthe analysis, it was possible to observe the
existence of strong external influences, espe- cially related to conservative and
religious sectors, catholic and evangelical in the speechof parliamentarians
against the insertion of content and practices related to the gender issue in both
units. There was also an intense engagement ofsuch parliamentarians in relation
to the theme, a performance that, combined with the numerical superiority of
deputies aligned with the conservative discourse, made it possible to
successfully removegender predictions from legal diplomas. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El objetivo de la presente investigación fue aprehender las disputas y resistencias que
permearon el proceso de aprobación de los Planes de Educación de Goiás y Distrito Federal, en materia de género. Las unidades federativas fueram elegidas en función de los
niveles de violencia contra las mujeres, siendo a unidade más violenta (Goiás) y el menos
violenta (Distrito Federal) de la región del Medio Oeste seleccionados para el análisis,
buscando un ejercicio comparativo. Para ello, se realizó un análisis de los discursos producidos por los parlamentarios electos como representantes del legislativo en el momento
de lo sucedido en las dos unidades federativas, con base en el marco teórico metodológico
del ciclo de políticas, redactado por Stephen Ball, combinado con el planteamiento del
análisis del discurso crítico propuesto por Norman Fairclough. El corpus de investigación
estuvo compuesto por las actas de las sesiones legislativas, una propuesta de enmienda y
subenmienda y un dictamen jurídico relacionado con el tema. A partir del análisis, se
pudo observar la existencia de fuertes influencias externas, principalmente relacionadas
con sectores conservadores y religiosos, católicos y evangélicos en el discurso de los parlamentarios contra la inserción de contenidos y prácticas relacionadas con el género en
ambas unidades federativas. También hubo un intenso compromiso de dichos parlamentarios en relación al tema, actuación que, combinada con la superioridad numérica de
diputados alineados con el discurso conservador, permitió eliminar con éxito las predicciones de género de los diplomas legales. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:isabelavef@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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