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2021_VanessaCristinaVasconcelosLopes.pdf10,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSteinke, Ercília Torres-
dc.contributor.authorLopes, Vanessa Cristina Vasconcelos-
dc.date.accessioned2021-07-06T15:06:53Z-
dc.date.available2021-07-06T15:06:53Z-
dc.date.submitted2021-03-26-
dc.identifier.citationLOPES, Vanessa Cristina Vasconcelos. Ensino de temas de Climatologia no Ensino Fundamental: uma experiência de observação sensível. 2021., 164 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41354-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve por objetivo analisar se a atividade de observação sensível é potencialmente significativa, para que os alunos compreendam a noção de tempo meteorológico, sem usar o recurso da memorização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação. As principais referências utilizadas foram as de Fialho (2002), Malysz (2005), Moreira e Masini (2009), Cavalcanti (2017) e Steinke e Fialho (2017). Para a realização da coleta de dados, foram selecionadas dez turmas do 9o ano do Ensino Fundamental, divididas em dois grupos (A e B), totalizando 82 alunos participantes. As intervenções nos dois grupos foram diferentes, sendo que a do grupo A se deu por meio de uma sequência didática com atividades de observação sensível do tempo. Já o grupo B, participou de aulas expositivas tradicionais, avaliando-se o grau de conhecimento adquirido, posteriormente. Devido o contexto da pandemia da Covid-19, o desenvolvimento das atividades e a coleta de dados ocorreram totalmente em ambiente virtual, no período de outubro a novembro de 2020. Comparando-se os resultados das diferentes estratégias utilizadas, verificou-se que os alunos do grupo A desconstruíram conceitos equivocados, foram sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizagem, desenvolveram a responsabilidade e autonomia nos estudos, e alcançaram melhor rendimento escolar na disciplina de Geografia. Portanto, houve aprendizagem significativa. Enquanto isso, os alunos do grupo B persistiram na memorização das informações, e na visão descritiva dos fenômenos naturais, reforçados pelas aulas meramente expositivas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCiência e Tecnologia por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino de temas de Climatologia no Ensino Fundamental : uma experiência de observação sensívelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordObservação sensívelpt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.subject.keywordClima e ensinopt_BR
dc.subject.keywordGeografia escolarpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study aimed to verify if the sensitive observation is potentially meaningful, so the students understand the notion of weather without using the memorization resources. This is a qualitative research, field research type. The main references are Fialho (2002), Malysz (2005), Moreira e Masini (2009), Cavalcanti (2017) and Steinke and Fialho (2017). A total of 82 students ten classes of the 9th grade of elementary School, divided in two groups (A and B), were selected for the data collection. Interventions in both groups were different, in A group it occurred through a didactic sequence with weather sensitive observation activities. In B group, through expository lectures, evaluating the achieved knowledge posteriorly. Due to the context of the Covid-19 pandemic, the development of activities and data collection took place entirely in a virtual environment, from October to November 2020. Comparing the results of the different strategies applied, it was verified that the A group students deconstructed misconceptions, were active subjects in the teaching-learning process, developed responsibility and autonomy in their studies, and achieved a better school performance on the geography discipline. Therefore, meaningful learning has occurred. Meanwhile, the B group students persisted in memorizing the information, the descriptive view of natural phenomena remained, reinforced by the merely expository lectures.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Geografia (ICH GEA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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