Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Steinke, Ercília Torres | - |
dc.contributor.author | Lopes, Vanessa Cristina Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-06T15:06:53Z | - |
dc.date.available | 2021-07-06T15:06:53Z | - |
dc.date.submitted | 2021-03-26 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Vanessa Cristina Vasconcelos. Ensino de temas de Climatologia no Ensino Fundamental: uma experiência de observação sensível. 2021., 164 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41354 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve por objetivo analisar se a atividade de observação sensível é
potencialmente significativa, para que os alunos compreendam a noção de tempo
meteorológico, sem usar o recurso da memorização. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa, do tipo pesquisa-ação. As principais referências utilizadas foram as de
Fialho (2002), Malysz (2005), Moreira e Masini (2009), Cavalcanti (2017) e Steinke
e Fialho (2017). Para a realização da coleta de dados, foram selecionadas dez
turmas do 9o ano do Ensino Fundamental, divididas em dois grupos (A e B),
totalizando 82 alunos participantes. As intervenções nos dois grupos foram
diferentes, sendo que a do grupo A se deu por meio de uma sequência didática
com atividades de observação sensível do tempo. Já o grupo B, participou de
aulas expositivas tradicionais, avaliando-se o grau de conhecimento adquirido,
posteriormente. Devido o contexto da pandemia da Covid-19, o desenvolvimento
das atividades e a coleta de dados ocorreram totalmente em ambiente virtual, no
período de outubro a novembro de 2020. Comparando-se os resultados das
diferentes estratégias utilizadas, verificou-se que os alunos do grupo A
desconstruíram conceitos equivocados, foram sujeitos ativos no processo de
ensino-aprendizagem, desenvolveram a responsabilidade e autonomia nos
estudos, e alcançaram melhor rendimento escolar na disciplina de Geografia.
Portanto, houve aprendizagem significativa. Enquanto isso, os alunos do grupo B
persistiram na memorização das informações, e na visão descritiva dos
fenômenos naturais, reforçados pelas aulas meramente expositivas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Ciência e Tecnologia por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino de temas de Climatologia no Ensino Fundamental : uma experiência de observação sensível | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Observação sensível | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Clima e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aimed to verify if the sensitive observation is potentially meaningful, so
the students understand the notion of weather without using the memorization
resources. This is a qualitative research, field research type. The main references
are Fialho (2002), Malysz (2005), Moreira e Masini (2009), Cavalcanti (2017) and
Steinke and Fialho (2017). A total of 82 students ten classes of the 9th grade of
elementary School, divided in two groups (A and B), were selected for the data
collection. Interventions in both groups were different, in A group it occurred
through a didactic sequence with weather sensitive observation activities. In B
group, through expository lectures, evaluating the achieved knowledge posteriorly.
Due to the context of the Covid-19 pandemic, the development of activities and
data collection took place entirely in a virtual environment, from October to
November 2020. Comparing the results of the different strategies applied, it was
verified that the A group students deconstructed misconceptions, were active
subjects in the teaching-learning process, developed responsibility and autonomy
in their studies, and achieved a better school performance on the geography
discipline. Therefore, meaningful learning has occurred. Meanwhile, the B group
students persisted in memorizing the information, the descriptive view of natural
phenomena remained, reinforced by the merely expository lectures. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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