Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva Júnior, Luiz Honorato da | - |
dc.contributor.author | Brito, Damião de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-08T21:56:00Z | - |
dc.date.available | 2021-07-08T21:56:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-08 | - |
dc.date.submitted | 2021-02-26 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Damião de Sousa. Percepção a respeito da qualidade na prestação de serviços de segurança, manutenção, infraestrutura, limpeza e patrimônio: um estudo realizado na Universidade de Brasília. 2021. 80 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41359 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação está dividida e organizada em dois artigos no formato multipaper, que
investigam a percepção dos servidores da Universidade de Brasília (UnB) acerca da qualidade
dos serviços de segurança, manutenção, infraestrutura, limpeza e patrimônio, mais conhecidos
como atividades-meio. Especificamente, esta pesquisa busca apresentar, por meio da percepção
dos servidores da UnB, um estudo empírico da qualidade dos serviços tidos como essenciais
dentro da Universidade de Brasília, com vistas a entender sua relevância para o ensino, a
pesquisa e a extensão. O primeiro artigo tem como objetivo buscar evidências a respeito da
percepção dos servidores da UnB acerca da qualidade dos serviços relacionados à segurança,
manutenção, infraestrutura, limpeza e patrimônio da UnB. Para tanto, foi utilizado, para a coleta
de dados, um questionário de pesquisa, aplicado entre os docentes e técnicos administrativos
da UnB. Os indicadores basearam-se na escala Likert para mensurar a qualidade percebida pelos
servidores na prestação dos serviços denominados atividades-meio na instituição e no uso de
Regressão Linear pelo método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Os resultados
apontaram que a UnB necessita criar mecanismos concretos para melhorar seus serviços, os
quais, na percepção dos servidores, não atendem a um padrão de qualidade aceitável. O segundo
artigo tem como objetivo analisar, na percepção dos servidores docentes e técnicos
administrativos da UnB, quais fatores impactam diretamente na qualidade dos serviços de
segurança, manutenção, infraestrutura, limpeza e patrimônio da UnB. Para tanto, fez-se uso das
respostas dos participantes da pesquisa e, utilizando uma metodologia qualitativa, foi feita uma
pré-análise do conteúdo, organizando os dados mais frequentes das respostas para, em seguida,
realizar o tratamento dos resultados com a devida interpretação. Os dados revelaram que o
número insuficiente de colaboradores, questões orçamentárias, necessidade de uma política de
gestão para reestruturação, entre outros fatores, impactam diretamente na percepção da
qualidade das atividades-meio da UnB. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Percepção a respeito da qualidade na prestação de serviços de segurança, manutenção, infraestrutura, limpeza e patrimônio : um estudo realizado na Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividade-meio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Administração pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.subject.keyword | Servidores públicos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation is divided and organized into two articles in multipaper format, which
investigate the perception of the University of Brasilia (UnB) servers about the quality of
security, maintenance, infrastructure, cleaning and heritage services, better known as middle
activities. Specifically, this research seeks to present, through the perception of UnB's
employees, an empirical study of the quality of services considered essential within the
University of Brasilia, in order to understand its relevance for teaching, research and extension.
The first article aims to seek evidence regarding the perception of UnB's servers about the
quality of services related to UnB's security, maintenance, infrastructure, cleaning and assets.
To this end, a research questionnaire was used for data collection, applied among UnB
professors and administrative technicians. The indicators were based on the Likert scale to
measure the quality perceived by the servants in the provision of services called middle
activities in the institution and in the use of Linear Regression by the method of Ordinary Least
Squares (OLS). The results showed that UnB needs to create concrete mechanisms to improve
its services, which, in the perception of the servers, do not meet an acceptable quality standard.
The second article aims to analyze, in the perception of UnB's teaching staff and administrative
technicians, which factors directly impact the quality of UnB's security, maintenance,
infrastructure, cleaning and heritage services. For this purpose, the responses of the research
participants were used and, using a qualitative methodology, a preanalysis of the content was
made, organizing the most frequent data of the responses, and then carrying out the treatment
of the results with the proper interpretation. The data revealed that the insufficient number of
employees, budgetary issues, the need for a management policy for restructuring, among other
factors, directly impact the perception of the quality of UnB's core activities. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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