Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41362
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_CamileMohanadeCarvalhoConte.pdf15,38 MBAdobe PDFView/Open
Title: O cotidiano doméstico e a Educação de Jovens e Adultos : uma proposta de atividades para os anos finais do Ensino Fundamental
Authors: Conte, Camile Mohana de Carvalho
Orientador(es):: Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto:: Educação de jovens e adultos
Ensino de ciências
Atividades práticas contextualizadas
Cotidiano
Ensino remoto
Issue Date: 9-Jul-2021
Citation: CONTE, Camile Mohana de Carvalho. O cotidiano doméstico e a Educação de Jovens e Adultos: uma proposta de atividades para os anos finais do Ensino Fundamental. 2021. [122] f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Abstract: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação básica regular tradicional na idade apropriada. A EJA possui diversas singularidades, sendo necessário um olhar mais afetivo sobre o perfil dos educandos. O educador precisa refletir sobre suas ações pedagógicas ao trabalhar com esse público, buscando sempre preparar aulas que contextualizem o assunto e sejam próximas da realidade dos estudantes. Portanto, o objetivo da dissertação foi elaborar e avaliar uma proposta didática que oriente professores de Ciências Naturais no desenvolvimento de atividades de Ciências relacionadas ao cotidiano doméstico dos estudantes da EJA. A metodologia foi qualitativa e participaram das atividades 25 alunos de duas turmas da oitava etapa do segundo segmento da EJA de uma escola pública do Distrito Federal. A proposta didática foi embasada em atividades didáticas sobre o uso e a importância do sabão no cotidiano doméstico é direcionada aos professores, mas devido a atual situação de pandemia da Covid -19, foi adaptada para ser aplicada de forma remota, buscando manter o diálogo e o vínculo com os alunos usando apostilas, aulas gravadas, mensagens instantâneas e grupos de mensagens. A partir da análise dos dados foi possível identificar cinco categorias de análise: Perfil dos estudantes que participaram das atividades desenvolvidas; Relação: Ciências x Cotidiano; Os experimentos nas aulas remotas; Estimulando a autonomia e a criatividade e Vínculo Afetivo. A avaliação da sequência de atividades usada no projeto se mostrou bastante positiva, trazendo resultados acima do esperado inicialmente. A estratégia de unir as demandas trazidas pelos alunos a uma temática ligada ao cotidiano doméstico, a formação de grupos de mensagens para manter o diálogo mesmo no ensino remoto e a realização de atividades práticas simples que puderam ser realizadas de forma autônoma demonstrou engajamento e dedicação dos alunos, com participações efetivas que evidenciaram a apropriação de novos conhecimentos.
Abstract: Youth and Adult Education (EJA) is a type of education aimed at young people, adults and the elderly who did not have access to traditional regular basic education at the appropriate age. EJA has several singularities, so it is necessary to have a more affective look at the profile of students and the educator needs to review their pedagogical actions when working with this audience, always seeking to prepare classes that contextualize the content and are close to the students ́ reality. Therefore, the objective of this Dissertation was to elaborate and evaluate a didactic proposal that guides teachers of Natural Sciences in the development of Science activities related to the daily routine of EJA students. The methodology was qualitative and 25 students from two classes from the eighth stage of the second segment of the EJA of a public school in the Federal District participated in the activities. The didactic proposal was based on didactic activities on the use and importance of soap in the domestic daily life and is directed to teachers, but due to the current pandemic situation of Covid -19, it was adapted in eight apostille and sent to students every two weeks. From the data analysis it was possible to identify five categories of analysis: Profile of students who participated in the activities developed; Relationship: Science x Daily life; The experiments in the remote classes; Stimulating autonomy and creativity and Affective Bond. The evaluation of the sequence of activities used in the project proved to be quite positive, bringing results above expectations with adult students from EJA. The strategy of uniting the demands brought by the students, with a theme linked to the domestic daily life, formation of groups of messages to maintain dialogue even in remote education and the realization of simple practical activities that could be carried out in an autonomous way showed a greater dedication than expected by students and with effective participation that demonstrated the appropriation of new knowledge.
Description: Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2021.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/41362/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.