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Título: Punção em lajes lisas com diferentes tipos de ancoragem para a armadura de cisalhamento
Outros títulos: Punching in flat slabs with different types of anchorage for the shear reinforcement
Autor(es): Oliveira, Victor Hugo Dalosto de
E-mail do autor: victordalosto@gmail.com
Orientador(es): Melo, Guilherme Sales Soares de Azevedo
Assunto: Punção
Lajes lisas
Armadura de cisalhamento
Ancoragem
Estribos
Data de publicação: 9-Jul-2021
Referência: OLIVEIRA, Victor Hugo Dalosto de. Punção em lajes lisas com diferentes tipos de ancoragem para a armadura de cisalhamento. 2021. xviii,151 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Para atender as prescrições normativas e as hipóteses básicas dos modelos de cálculos, as armaduras de cisalhamento precisam estar ancoradas nas armaduras longitudinais, todavia, essa exigência dificulta o processo executivo e inviabiliza o emprego de certas armaduras. Neste estudo, foi avaliado o uso de diferentes tipos de ancoragem para a armadura de cisalhamento que facilitam o processo construtivo, mas que não atendem as normas. Foram ensaiadas lajes empregando armaduras do tipo estribo ancoradas conforme as normas, comparando a sua eficiência com o uso de estribos envolvendo apenas uma das armaduras longitudinais e com a utilização de módulos de estribos colocados internamente às armaduras longitudinais sem realizar qualquer ancoragem. O programa experimental conduzido continha cinco lajes lisas de concreto armado com dimensões de 250cm x 250cm, espessura de 18cm, com um pilar interno de 30 x 30 cm2, todas com fc = 29,9 MPa e ρ ≅0,97 %. As lajes foram carregadas aplicando-se forças gravitacionais próximo aos bordos com o objetivo de provocar uma ruptura por punção. Como resultado, verificou-se que as lajes ensaiadas tiveram um acréscimo de 17 a 26 % de resistência em comparação com uma laje de referência sem armadura de punção. Todas as lajes apresentaram comportamentos semelhante, de modo que todas as ancoragens estudadas foram igualmente eficientes no aumento da capacidade resistente à punção. Não foram verificadas alterações nos padrões de fissuração ou de deslocamentos verticais das lajes. Houve uma ligeira influência nos níveis de deformações das armaduras longitudinais e das armaduras de cisalhamento. Foi verificada uma possível delaminação na laje não ancorada na zona comprimida, no entanto, ainda assim a carga última das lajes foram próximas, com variação percentual menor do que 8,0 %.
Abstract: The shear reinforcements must be anchored on longitudinal reinforcements to meet the normative requirements and the hypothesis in calculation models. However, this requirement hinders the executive process and makes the use of specific reinforcements unfeasible. This study assessed the use of different anchorage types for the shear reinforcement that facilitates the construction process but does not meet the codes. Shear reinforcements of the stirrup type anchored according to the codes are analyzed, comparing their efficiency with the use of stirrups involving only one of the longitudinal reinforcements and also with the use of stirrup modules placed internally to the longitudinal reinforcements without performing any anchoring. An experimental study was carried out with five flat slabs of reinforced concrete with dimensions of 250cm x 250cm and 180cm of thickness, with an internal pillar of 30cm x 30cm, all with fc = 29.9 MPa and ρ ≅ 0.97 %. The slabs were loaded by applying gravitational forces close to the edges to cause a punching shear rupture. The tested slabs had an increase of 17-26 % in strength resistance compared to a reference slab. All the slabs showed similar behavior, in such a way that all the connections studied were equally efficient in increasing the punching resistance. There were no changes in cracking patterns or vertical slab displacements. There was a slight influence on the deformation levels of longitudinal and shear reinforcement. Possible delamination was observed in the slab not anchored in the compressed zone, the region in which forms the critical crack. However, the ultimate load of the slabs was close, with a percentage variation less than 8.0%.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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