Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Sarah Christina Caldas | - |
dc.contributor.author | Faria, Suzane Luiz de | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-09T15:28:57Z | - |
dc.date.available | 2021-07-09T15:28:57Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-09 | - |
dc.date.submitted | 2020-11-30 | - |
dc.identifier.citation | FARIA, Suzane Luiz de. Observação da ação do etileno : uma abordagem experimental para o ensino de Botânica. 2020. 119 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41374 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Botânica, de maneira simples, pode ser definida como o ramo da Biologia responsável por estudar as plantas,
tendo grande relevância nas problemáticas ambientais. Apesar de toda importância, o estudo das plantas tem sido
desvalorizado, onde os conteúdos botânicos são trabalhados de maneira convencional e distante da realidade dos
alunos, consequentemente, estes não se sentem motivados a aprender, gerando um processo de aversão pela
Botânica e em especial a Fisiologia Vegetal que é considerada a área de maior grau de dificuldade. Essa dificuldade
na compreensão do mecanismo de funcionamento do vegetal é consequência de conteúdos curriculares e de
práticas docentes fragmentadas e descontextualizadas. Diante dessa problemática o estudo procurou promover
uma reflexão sobre a importância de práticas pedagógicas dinâmicas e contextualizadas para a valorização do
ensino de Botânica. Foi desenvolvido um material de apoio para o ensino aprendizagem por meio de sequências
didáticas com abordagem experimental investigativo, no intuito de auxiliar o trabalho dos professores, motivando
os alunos na busca por novos conhecimentos com real significado. O tema escolhido para o desenvolvimento do
estudo foi os hormônios vegetais, substâncias responsáveis por regularem o desenvolvimento e crescimento das
plantas. Dentre as classes de hormônios vegetais, foi selecionado como objeto de estudo o hormônio etileno,
amplamente conhecido pelo amadurecimento de frutos e senescência de estruturas vegetais. Sendo assim, a
metodologia do trabalho consistiu em realizar uma prática experimental investigativa, aplicada aos alunos
voluntários do 2o ano do ensino médio do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás- Unidade João Augusto
Perillo (CEPMG-UJAP), localizado na Cidade de Goiás. Foram utilizados frutos climatéricos e não climatéricos
para a montagem do experimento. Os resultados mostraram que é possível inovar e reinventar a prática pedagógica,
mesmo sem um laboratório. Portanto, despertar o interesse dos alunos por meio de experimentos simples e
instigantes favorece a construção do conhecimento de forma efetiva. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Observação da ação do etileno : uma abordagem experimental para o ensino de Botânica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Botânica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividade prática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Abordagem investigativa | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Botany, in a simple way, can be defined as the branch of Biology responsible for studying plants, having great
relevance in environmental problems. Despite all the importance, the study of plants has been devalued by many
teachers who, due to lack of affinity, work with botanical contents in a conventional way and distant from the
students' reality, consequently, they do not feel motivated to learn, generating an aversion process to botany and,
in particular, plant physiology, which is considered the area with the greatest difficulty. This is due to the lack of
understanding the plant's functioning and is a consequence of fragmented and decontextualized curriculum content
and teaching practices. Faced with this problem, the study sought to promote a reflection on the importance of
dynamic and contextualized pedagogical practices for valuing the teaching of botany. A support material was
developed for teaching and learning through didactic sequences with an investigative experimental approach, in
order to assist teachers' work, motivating students in the search for new knowledge with real meaning. The theme
chosen for the development of the study was plant hormones, substances responsible for regulating the
development and growth of plants. Among the classes of plant hormones, ethylene hormone, widely known for
the ripening of fruits and senescence of plant structures, was selected as the object of study. Therefore, the
methodology of the work consisted of carrying out an investigative experimental practice, applied to the 2nd year
high school volunteer students from the Goiás Military Police State College - João Augusto Perillo Unit (CEPMG-
UJAP), located in the City of Goiás. Climacteric and non-climacteric fruits were used to set up the experiment.
The results showed that it is possible to innovate and reinvent teaching practice, even without a laboratory.
Therefore, arousing the interest of students through simple and thought-provoking experiments favors the
construction of knowledge effectively. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|