Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coroa, Maria Luiza Monteiro Sales | - |
dc.contributor.author | Luiz, Flávia Aparecida de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-12T17:31:58Z | - |
dc.date.available | 2021-07-12T17:31:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-12 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-05 | - |
dc.identifier.citation | LUIZ, Flávia Aparecida de Souza. Silenciamento da violência contra a mulher: relatos e resistência na escola. 2021. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41386 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta dissertação de mestrado é analisar como os discursos de silenciamento da
violência contra a mulher se constituem na escola e impactam as representações e
identificações das estudantes. Os dados aqui analisados foram gerados no ano de 2018 em
duas escolas públicas de ensino fundamental – anos finais, da cidade de Ceilândia/DF. Os
dados foram gerados com colaboradores/as distintos/as, dentro da hierarquia institucional da
escola: gestor/a (direção ou supervisão), docentes (professores/as ou coordenadores/as) e
estudantes (todos do 9o ano), e foram priorizados estudantes adolescentes mulheres e
adolescentes homens, principais colaboradores para a pesquisa. Contudo, os relatos mais
relevantes foram os das adolescentes mulheres, sobretudo para investigar os impactos do
silenciamento da violência contra a mulher em suas representações e identificações. Para
direcionar, delimitar e embasar a presente pesquisa, a base teórica e metodológica empregada
é da Análise de Discurso Crítica – ADC (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH,
2001; FAIRCLOUGH, 2003; MAGALHÃES; MARTINS; RESENDE, 2017). Com base
transdisciplinar, a ADC dialoga com outras teorias e linhas de estudos, o que foi importante
para esta dissertação, em que os focos de estudo estão: sobre o silenciamento (ORLANDI,
2007; KILOMBA; 2020); sobre a mulher, violência contra a mulher e resistência (SAFFIOTI,
2015; TELES; MELO, 2017; ZANELLO, 2018; SPIVAK, 2010); sobre poder, dominação
masculina, ideologia, educação (DIJK, 2018; BOURDIEU, 2019; THOMPSON, 2002; FREIRE,
2014; 2015; 2018; 2019; HOOKS, 2019). Pela pesquisa é possível perceber que, quando é a
escola que silencia a violência contra a mulher, além de ela se omitir de sua função social e
contribuir para que a violência se fortaleça, retira de seus/suas estudantes uma das poucas
oportunidades, senão a única, de repensar a reprodução do sistema patriarcal hegemônico,
que se vale das construções sociais pré-estabelecidas para homens e mulheres que alimentam
uma relação desigual de gênero — base da violência contra a mulher. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Silenciamento da violência contra a mulher : relatos e resistência na escola | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres - condições sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência contra as mulheres | pt_BR |
dc.subject.keyword | Silenciamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resistência | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This master’s dissertation aims to analyze how the silencing discourses of violence against
women are constituted at school and impact the representations and identifications of students.
The analyzed data were generated in 2018. And to conduct the research, two public elementary
schools were chosen, located in Ceilândia/DF. Data were generated with different collaborators,
within the institutional hierarchy of the school: manager (direction or supervision), teachers
(teachers or coordinators) and students, but women and male adolescent students were
prioritized, they were the main collaborators for the research. However, the most relevant
reports were those of adolescent women, mainly to investigate the impacts of silencing violence
against women in their representations and identifications. And to guide, delimit and support this
research, the theoretical and methodological basis used is the Critical Discourse Analysis –
CDA (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001; FAIRCLOUGH, 2003;
MAGALHÃES; MARTINS; RESENDE, 2017). With a transdisciplinary basis, CDA dialogues with
other theories and lines of study, which was important for this dissertation in which the focus of
study is: on silencing (ORLANDI, 2007; KILOMBA; 2020); on women, violence against women
and resistance (SAFFIOTI, 2015; TELES; MELO, 2017; ZANELLO, 2018; SPIVAK, 2010); on
power, male domination, ideology, education (DIJK, 2018; BOURDIEU, 2019; THOMPSON,
2002; FREIRE, 2014; 2015; 2018; 2019; HOOKS, 2019). Through research it is possible to see
that when it is the school that silences violence against women, in addition to its omission from
its social function and contributing to the strengthening of violence, it removes from its students
one of the few opportunities, if not the only, to rethink the reproduction of the hegemonic
patriarchal system. This system makes use of pre-established social constructions for men and
women that feed an unequal gender relationship. Basis of violence against women. | pt_BR |
dc.contributor.email | contato.flavialuiz@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|