Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41401
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BeatrizdePaulaBatistaElKhouri.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de-
dc.contributor.authorEl Khouri, Beatriz de Paula Batista-
dc.date.accessioned2021-07-13T03:09:03Z-
dc.date.available2021-07-13T03:09:03Z-
dc.date.issued2021-07-12-
dc.date.submitted2021-03-01-
dc.identifier.citationEL KHOURI, Beatriz de Paula Batista. Um agente socioeducativo em curso: análise dialógico-desenvolvimental dos posicionamentos do sistema de self. 2021. xii, 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41401-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa, alinhada com os pressupostos da Psicologia Cultural e da Teoria do Self Dialógico, buscou compreender, em um estudo de caso, o desenvolvimento de um agente socioeducativo no contexto de um curso de formação continuada. Utilizando a abordagem metodológica qualitativa, a construção de informações foi realizada mediante a imersão etnográfica no curso de formação para agentes socioeducativos e uma entrevista semiestruturada com um agente que foi tomado como foco do estudo. Para a análise dos indicadores empíricos, por inspiração no método de Frame Anlysis (Goffman, 1986) foram extraídos recortes (strips) dos enunciados do participante escolhido, a partir da transcrição dos encontros, conforme o tema dos discursos, os quais foram agrupados em Quadros. Em cada Quadro procedeu-se à microanálise dos posicionamentos de self, a partir dos recortes dos enunciados, compreendendo que o posicionamento define tanto uma dimensão intrassubjetiva e intersubjetiva. Neste sentido, a análise dos enunciados permitiu o acesso ao domínio da experiência pessoal, considerada em um recorte espaço-temporal e semiótico. Os indicadores empíricos evidenciaram que nos encontros iniciais, o participante apresentava discursos não favoráveis a uma atuação convergente com os princípios pedagógicos da socioeducação. Porém, sua participação no curso de formação foi um catalisador de desenvolvimento, pois permitiu que signos relativos à sua atividade laboral fossem coconstruídos através da interação grupal e dos instrumentos mediacionais utilizados pela facilitadora. Foram analisados os movimentos dos posicionamentos de self e da emergência de um novo posicionamento, no sentido de identificar os processos de mudança no sistema de self do participante.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUm agente socioeducativo em curso : análise dialógico-desenvolvimental dos posicionamentos do sistema de selfpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAgentes socioeducativospt_BR
dc.subject.keywordSistema de self dialógicopt_BR
dc.subject.keywordPsicologia semiótico-culturalpt_BR
dc.subject.keywordPosicionamento de selfpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Aligned with Cutural Psychology and Dialogical Self Theory assumptions, this study aimed comprehend through a case study, the development of an socio-educational agent in a extension course. From the qualitative methodological approach, the construction of information was carried out through ethnographic research and an semi-structured interview with an socio-educational agent that was taken as the focus of this case study. Inspired by the Frame Analysis method (Goffman, 1974/1986), it was taken from the transcript the utterances of the participant according to the theme of the speeches, which were grouped in Frames. Each Frame encompasses the self positioning microanalysis, based on the strips, connected to the conception that positioning defines both intrasubjective and intersubjective dimension. In this sense, the analysis of utterances allowed access of personal experience domain, considered in a space-time and semiotic strip. The empirical information constructed could demonstraite that the participant presented discourses that were not favorable to a performance that converged with the pedagogical principles of socio-education, in the initial classes. However, the extension course played the role of catalyst for development in the socio- educational agent experience, as it allowed co-construction of signs related to his work activity through group interaction and the mediational instruments used by the instructor. The movements of self positioning and the emergence of a new positioning were analyzed in order to identify the processes of change in the participant's self system.pt_BR
dc.contributor.emailmailto:beatrizpbk@gmail.compt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.