Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de | - |
dc.contributor.author | El Khouri, Beatriz de Paula Batista | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-13T03:09:03Z | - |
dc.date.available | 2021-07-13T03:09:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-12 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-01 | - |
dc.identifier.citation | EL KHOURI, Beatriz de Paula Batista. Um agente socioeducativo em curso: análise dialógico-desenvolvimental dos posicionamentos do sistema de self. 2021. xii, 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41401 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, alinhada com os pressupostos da Psicologia Cultural e da Teoria do Self Dialógico,
buscou compreender, em um estudo de caso, o desenvolvimento de um agente socioeducativo no
contexto de um curso de formação continuada. Utilizando a abordagem metodológica qualitativa, a
construção de informações foi realizada mediante a imersão etnográfica no curso de formação para
agentes socioeducativos e uma entrevista semiestruturada com um agente que foi tomado como foco
do estudo. Para a análise dos indicadores empíricos, por inspiração no método de Frame Anlysis
(Goffman, 1986) foram extraídos recortes (strips) dos enunciados do participante escolhido, a partir
da transcrição dos encontros, conforme o tema dos discursos, os quais foram agrupados em Quadros.
Em cada Quadro procedeu-se à microanálise dos posicionamentos de self, a partir dos recortes dos
enunciados, compreendendo que o posicionamento define tanto uma dimensão intrassubjetiva e
intersubjetiva. Neste sentido, a análise dos enunciados permitiu o acesso ao domínio da experiência
pessoal, considerada em um recorte espaço-temporal e semiótico. Os indicadores empíricos
evidenciaram que nos encontros iniciais, o participante apresentava discursos não favoráveis a uma
atuação convergente com os princípios pedagógicos da socioeducação. Porém, sua participação no
curso de formação foi um catalisador de desenvolvimento, pois permitiu que signos relativos à sua
atividade laboral fossem coconstruídos através da interação grupal e dos instrumentos mediacionais
utilizados pela facilitadora. Foram analisados os movimentos dos posicionamentos de self e da
emergência de um novo posicionamento, no sentido de identificar os processos de mudança no
sistema de self do participante. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Um agente socioeducativo em curso : análise dialógico-desenvolvimental dos posicionamentos do sistema de self | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agentes socioeducativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema de self dialógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia semiótico-cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Posicionamento de self | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Aligned with Cutural Psychology and Dialogical Self Theory assumptions, this study aimed
comprehend through a case study, the development of an socio-educational agent in a extension
course. From the qualitative methodological approach, the construction of information was carried out
through ethnographic research and an semi-structured interview with an socio-educational agent that
was taken as the focus of this case study. Inspired by the Frame Analysis method (Goffman,
1974/1986), it was taken from the transcript the utterances of the participant according to the theme of
the speeches, which were grouped in Frames. Each Frame encompasses the self positioning
microanalysis, based on the strips, connected to the conception that positioning defines both
intrasubjective and intersubjective dimension. In this sense, the analysis of utterances allowed access
of personal experience domain, considered in a space-time and semiotic strip. The empirical
information constructed could demonstraite that the participant presented discourses that were not
favorable to a performance that converged with the pedagogical principles of socio-education, in the
initial classes. However, the extension course played the role of catalyst for development in the socio-
educational agent experience, as it allowed co-construction of signs related to his work activity
through group interaction and the mediational instruments used by the instructor. The movements of
self positioning and the emergence of a new positioning were analyzed in order to identify the
processes of change in the participant's self system. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:beatrizpbk@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|