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dc.contributor.advisorGuimarães, Sílvia Maria Ferreira-
dc.contributor.authorSilva, Elizamar Gomes da-
dc.contributor.authorXakriabá, Wakõdi-
dc.date.accessioned2021-07-14T12:09:38Z-
dc.date.available2021-07-14T12:09:38Z-
dc.date.issued2021-07-14-
dc.date.submitted2019-08-15-
dc.identifier.citationSILVA, Elizamar Gomes da. Seguindo a mandioca: saberes e práticas agrícolas do Povo Tupinambá da Serra do Padeiro. 2019. 82 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41410-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Mestrado em Sustentabilidade Junto a Povos e Territórios Tradicionais, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se refere a um encontro entre uma mulher indígena Xakriabá, professora, e o povo indígena Tupinambá. Esse encontro foi marcado pelo acolhimento e abertura aos Outros e suas ancestralidades. Tratará da potência do sistema agrícola tradicional dos Tupinambás e como todo esse conhecimento poderá potencializar a escola das comunidades. Então, busca relacionar os espaços de aprendizados tradicionais e a educação escolar indígena. Para desenvolver esta pesquisa foi utilizada a pesquisa qualitativa que pretende abordar os conceitos, valores e práticas. Sendo que esta pesquisa foi desenvolvida por uma indígena, portanto, os caminhos trilhados são de uma pesquisa engajada e entrelaçada nos saberes dos anciãos locais os quais foram abrindo os caminhos trilhados.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSeguindo a mandioca : saberes e práticas agrícolas do Povo Tupinambá da Serra do Padeiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPovos indígenaspt_BR
dc.subject.keywordÍndios Tupinambápt_BR
dc.subject.keywordSistemas agrícolaspt_BR
dc.subject.keywordEducação escolar indígenapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study refers to a meeting between an indigenous Xakriabá woman, a teacher, and the Tupinambá indigenous people. This meeting was marked by the welcoming and openness to others and their ancestry. It will deal with the power of the Tupinambás traditional agricultural system and how all this knowledge can enhance the school of the communities. Then, it seeks to relate traditional learning spaces and indigenous school education. To develop this research, qualitative research was used, wich intends to address concepts values and practices. Since this research was developed by an indigenous woman, therefore, the paths taken are of an engaged and intertwined research in the knowledge of the local elders who were opening the paths.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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