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Título: Transmitindo saberes : educação e conhecimento tradicional sobre plantas medicinais na comunidade São José/ GO
Autor(es): Coutinho, Rosilda Alves
E-mail do autor: mailto:rosildacalves@gmail.com
Orientador(es): Santos, Carlos Alexandre Barboza Plínio dos
Assunto: Plantas medicinais
Desenvolvimento sustentável
Saberes populares
Conhecimento tradicional
Data de publicação: 14-Jul-2021
Referência: COUTINHO, Rosilda Alves. Transmitindo saberes: educação e conhecimento tradicional sobre plantas medicinais na comunidade São José/ GO. 2019. 40 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais)—Universidade de Brasília, 2019.
Resumo: O presente estudo aborda a transmissão de saberes por meio das plantas medicinais no âmbito da comunidade rural denominada São José, localizada no município de Cavalcante, ao norte do Estado de Goiás. Assim, objetiva-se conhecer, registrar e transmitir os conhecimentos empíricos referentes a tais ervas com seus modos e usos através de pesquisa junto a alunos, professores, moradores e especialistas locais, o que culminou na produção deste artigo e de uma cartilha didática. Com isso, trabalhei com uma metodologia integrativa e construtivista no desenvolvimento do sujeito ativo/epistêmico e de métodos procedimentais da pesquisa de campo, da pesquisa-ação, participante, etnográfica e etnometodológica. Por intermédio da busca realizada e das informações estudadas pude entender o quanto as plantas medicinais fazem parte das vivências dessa comunidade e o quanto essas são cruciais no âmbito da cultura e tradição local. Tais espécies estão conectadas aos fazeres desse povo e mais do que tudo precisam ser valorizadas como novas ferramentas pedagógicas para o fomento de uma aprendizagem mais interdisciplinar no âmbito educacional.
Abstract: This study addresses the transmission of knowledge through medicinal plants in the rural community called São José, located in the municipality of Cavalcante, in the north of the state of Goiás. Thus, the objective is to know, record and transmit the empirical knowledge concerning such herbs with their modes and uses through research with students, teachers, residents and local specialists, which culminated in the production of this article and a textbook. With this, I worked with an integrative and constructivist methodology in the development of the active / epistemic subject and procedural methods of field research, action research, participant, ethnographic and ethnomethodological. Through the search and the information studied I could understand how much medicinal plants are part of the experiences of this community and how crucial they are in the context of local culture and tradition. Such species are connected to the actions of these people and most of all they need to be valued as new pedagogical tools for fostering more interdisciplinary learning in the educational field.
Unidade Acadêmica: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Departamento de Antropologia (ICS DAN)
Faculdade de Educação (FE)
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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