Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/41443
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_KarlaBeatrizBarbosadeOliveira.pdf3,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQueiroz, Shirley Gomes-
dc.contributor.authorOliveira, Karla Beatriz Barbosa de-
dc.date.accessioned2021-07-16T19:02:06Z-
dc.date.available2021-07-16T19:02:06Z-
dc.date.issued2021-07-16-
dc.date.submitted2019-07-02-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Karla Beatriz Barbosa de. Mulheres no ambiente público: o vestuário como forma de discurso. 2019. 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41443-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo buscou levantar a forma de representação de gênero corrente na escolha do vestuário de mulheres dentro do ambiente público. A pesquisa partiu da concepção histórica de diferenciação entre masculino e feminino, caracterizando as diferenças e destacando como o vestuário é um item essencial quanto ao norteamento das relações femininas nesse ambiente, que se contextualiza por relações de força e poder. Duas etapas foram utilizadas para a coleta de dados: a análise de três mulheres de destaque no cenário político mundial - Angela Merkel, Michelle Bachelet e Thereza May - e um questionário para confrontação de ideias dentro de um grupo focal, mulheres em cargos políticos, evidenciando os formatos e as opções das roupas das participantes, bem como as justificativas para tais escolhas. Por conseguinte, o estudo aponta que a preferência acompanha a classificação hierárquica, os estereótipos masculinos para a representação da mulher ou mesmo a aceitação no universo da política. Essas relações vinculam cada distinção a sua competência de atuação no segmento público e estabelecem ligação intrínseca entre a predileção das roupas e o exercício da profissão, além da percepção da realidade da masculinização objetivando aceitação.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMulheres no ambiente público : o vestuário como forma de discursopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordVestuáriopt_BR
dc.subject.keywordRepresentações de gêneropt_BR
dc.subject.keywordAmbientes públicospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present study had as objective to raise the form of gender representation in choosing women clothing within the public sector. From the historic design of differentiation between male and female this research appearead, characterizing the differences and showing how clothing is an essencial way to lead the female relation in this environment framed in strength and power context. Two steps were used for data collection: analysis of top three women within world political scene - Angela Merkel, Michelle Bachelet and Thereza May - besides a questionnaire designated to compare ideas inside a group, women in political positions, highlighting clothing formats and options and the their reasons. Therefore, the study reveals that the preference accompanies the hierarchical classification, gender stereotypes for women's representation or even acceptance on political universe. These relations bind every distinction to the operation level in public segment and establish intrinsic link between clothing predilection and exercise of the profession, besides the perception of reality of masculinisation aiming acceptance.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Design (IdA DIN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.