Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi | - |
dc.contributor.author | Miranda Junior, Ubirajara José Picanço de | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-26T12:01:59Z | - |
dc.date.available | 2021-07-26T12:01:59Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
dc.date.submitted | 2021-02-12 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA JUNIOR, Ubirajara José Picanço de. Identidade organizacional e o papel dos atores acadêmicos : contexto de formação em saúde da Escola Superior de Ciências da Saúde – Distrito Federal – Brasil. 2021. 136 f., il. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41472 | - |
dc.description | Tese (Doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objeto de estudo deste doutorado teve como foco o entendimento e a análise das
abordagens relacionadas ao contexto do ensino superior em medicina e enfermagem,
destacando-se as concepções sobre identidade organizacional e formação acadêmica dos
atores sociais adotados pela Escola Superior de Ciências da Saúde, Brasília, Distrito Federal.
O fato desta Escola ser relativamente nova e de ser pouco conhecida no Distrito Federal e no
Brasil, além de contemplar apenas dois cursos de graduação, todos esses fatores podem gerar
uma dificuldade especial no que se refere ao reconhecimento de sua identidade organizacional
e sua identificação no panorama de ensino da saúde. A utilização de metodologias ativas na
graduação e a necessidade de promover educação médica continuada do corpo docente pode
representar um desafio adicional, com possíveis repercussões no processo de formação do
estudante e no preparo de seus professores para assumirem este papel. Metodologicamente,
esta tese foi composta por cinco subprojetos de pesquisa relacionados ao ensino superior em
saúde, nas áreas de medicina e enfermagem, adotando diferentes propostas metodológicas.
Os resultados foram estruturados sob a forma de artigos científicos, dois já publicados e outros
três em fase de submissão. Como conclusão, espera-se poder elaborar novos estudos
incluindo não só essa Escola, mas outras instituições de ensino superior, em suas instâncias
gestoras e acadêmicas, para que se torne mais claro o diagnóstico situacional, tanto do ponto
de vista da gestão político institucional, quanto dos aspectos acadêmico-pedagógicos para
estimular uma formação acadêmica diferenciada que busque cumprir seu papel junto à
sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Identidade organizacional e o papel dos atores acadêmicos : contexto de formação em saúde da Escola Superior de Ciências da Saúde – Distrito Federal – Brasil | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade organizacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação médica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rendimento acadêmico - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação continuada | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The object of study of this doctorate focused on understanding and analyzing approaches
related to the context of higher education in medicine and nursing, highlighting the concepts of
organizational identity and academic training of social actors adopted by the School of Health
Sciences, Brasília, Distrito Federal. The fact that this School is relatively new and little known in
the Federal District and in Brazil, in addition to only two undergraduate courses, all of these
factors can generate a special difficulty in terms of the recognition of its organizational identity
and its identification in the health education panorama. The use of active methodologies in
undergraduate courses and the need to promote continuing medical education for the teaching
staff can pose an additional challenge, with possible repercussions on the student's training
process and on the preparation of their teachers to assume this role. Methodologically, this
thesis was composed of five research subprojects related to higher education in health, in the
areas of medicine and nursing, adopting different methodological proposals. The results were
structured in the form of scientific articles, two already published and three others in the
submission phase. As a conclusion, it is expected to be able to elaborate new studies including
not only this School, but other higher education institutions, in their management and academic
instances, so that the situational diagnosis becomes clearer, both from the point of view of
institutional political management, as well as the academic-pedagogical aspects to stimulate a
differentiated academic formation that seeks to fulfill its role with society. | pt_BR |
dc.contributor.email | up.picanco@globo.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|