Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rossato, Maristela | - |
dc.contributor.author | Nunes, Michelle de Faria | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-26T15:19:21Z | - |
dc.date.available | 2021-07-26T15:19:21Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-29 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Michelle de Faria. A dimensão subjetiva da relação entre psicólogo escolar e professores na atuação pedagógica e institucional. 2021. xii, 249 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41486 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inserção do psicólogo escolar nos diversos contextos educativos coloca em evidência uma série de
dificuldades teórico-metodológicas para atuação implicada com o desenvolvimento humano integral e com a
qualidade dos processos educativos, emergentes em vários espaços, ações e relações institucionais. Neste
trabalho propomo-nos a analisar como a configuração subjetiva da relação entre psicólogos e professores se
expressa nas ações e relações do cotidiano escolar, reconhecendo que a qualidade desta relação é um elemento
fundamental para que a atuação do psicólogo escolar possa ser articulada, contribuindo com os objetivos e metas da
unidade escolar onde atua. A pesquisa foi realizada com base na perspectiva cultural-histórica, fundamentada pela
Teoria da Subjetividade de González Rey. Para realização do momento teórico-empírico, empregou-se a
Metodologia Construtivo-Interpretativa que encontra seus pressupostos na Epistemologia Qualitativa. Participaram
desta pesquisa uma psicóloga escolar e três professoras de uma escola pública localizada no Distrito Federal, Brasil.
O processo construtivo-interpretativo possibilitou compreender que a produção subjetiva constituinte da relação entre
psicóloga escolar e professoras atua como fio condutor de ações e relações institucionais, nos espaços em que o
encontro das propostas de trabalho, destes membros da comunidade escolar, se faz necessário para
atendimento de demandas educativas. A produção subjetiva gerada nas dinâmicas dialógico-relacionais
representa forças mantenedoras do status quo de uma educação bancária-depositária e da reprodução de
concepções hegemônicas de desenvolvimento humano, assim como revela um lugar de escuta empática e
profissional na subjetividade social da escola, tornando possível que as ações e relações institucionais possam
operar na contramão da experiência de docência oprimida. A partir dessas construções, sinalizamos a necessidade
de fortalecimento dos espaços dialógicos-relacionais como via para construção de dinâmicas colaborativas de
trabalho que atuem em favor da educação libertária e emancipatória, comprometida com a transformação da
sociedade para superação dos modelos de exclusão e opressão escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A dimensão subjetiva da relação entre psicólogo escolar e professores na atuação pedagógica e institucional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria da subjetividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Epistemologia qualitativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações internacionais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The insertion of the school psychologist in the different educational contexts highlights a series of theoretical
and methodological difficulties for acting implied with integral human development and with the quality of
educational processes, emerging in various spaces, actions and institutional relations. In this work we
propose to analyze how the subjective configuration of the relationship between psychologists and teachers is
expressed in the actions and relationships of the school routine, recognizing that the quality of this relationship
is a fundamental element so that the performance of the school psychologist can be articulated, contributing
with the objectives and goals of the school unit where it operates. The research was carried out based on the
cultural-historical perspective, based on González Rey ́s Theory of Subjectivity. For the realization of the
theoretical-empirical moment, the Constructive-Interpretative Methodology was used, which finds its
assumptions in Qualitative Epistemology. A school psychologist and three teachers from a public school
located in the Federal District, Brazil participated in this research. The constructive-interpretative process
made it possible to understand that the subjective production that constitutes the relationship between school
psychologist and teachers acts as the guiding thread of actions and institutional relations, in the spaces where
the meeting of the work proposals, of these members of the school community, is necessary for meeting
educational demands. The subjective production generated in the dialogical-relational dynamics represents
forces that maintain the status quo of a banking-depository education and the reproduction of hegemonic
conceptions of human development, as well as revealing a place of empathetic and professional listening in
the social subjectivity of the school, making it possible that institutional actions and relations may operate
against the experience of oppressed teaching. From these constructions, we signal the need to strengthen
dialogical-relational spaces as a way to build collaborative work dynamics that act in favor of libertarian and
emancipatory education, committed to the transformation of society to overcome models of exclusion and
school oppression. | pt_BR |
dc.contributor.email | michelledefaria@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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