Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Lúcia Maria de Assunção | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Aparecida Neves | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-26T19:35:45Z | - |
dc.date.available | 2021-07-26T19:35:45Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Aparecida Neves. Análise de ações para implementação do ensino de Português para falantes de outras línguas na rede pública de ensino do Distrito Federal. 2021. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41499 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa analisou documentos e projetos oficiais para a implementação do
português para falantes de outras línguas (PFOL) nas instituições públicas de ensino do Distrito
Federal (DF). Buscou-se entender os aspectos que tornam necessária a implementação dessa
modalidade de ensino de português e confrontá-los com a legislação sobre imigração com os
dados estatísticos e documentos oficiais sobre o ensino de línguas estrangeiras. Esta é uma
pesquisa qualitativa de cunho exploratório, sob a modalidade de análise documental. Para
melhor caracterizar o contexto da pesquisa, foi apresentado breve histórico do ensino de
línguas estrangeiras no Distrito Federal. O embasamento teórico para essa discussão pautou-
se em estudos que tratam sobre a definição de português para falantes de outras línguas e
suas especificidades no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, pretendeu-se ampliar as
discussões sobre essa temática e destacar a importância do envolvimento da sociedade civil,
da comunidade acadêmica e dos agentes públicos nesse processo. Portanto a pesquisa
realizada tenciona contribuir tanto para a visualização de caminhos quanto para a proposição
de ações e documentos norteadores eficazes para a implementação do português para falantes
de outras línguas no Distrito Federal. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise de ações para implementação do ensino de Português para falantes de outras línguas na rede pública de ensino do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Português como Língua Adicional (PLA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to analyze official documents and projects for the implementation
of Portuguese for other languages speakers (PFOL) at public institutions in the Federal District
(DF). It seeks to understand aspects that turns important such Portuguese teaching
implementation modality. We will confront information from documents according the law
immigration, statistical data and official documents which covers the teaching of foreign
languages. This paper is a qualitative research designed as an exploratory documental
analysis. To better characterize the research context, a brief history of foreign language
teaching in the Federal District will be presented. This discussion was based on studies that
deal with Portuguese for speakers of other languages definition and their specificities related to
teaching-learning process. In: addition, the intention is to expand discussions about this topic,
highlighting the importance of involving all the civil society, the academic community and public
servants in this process. The research was done to contribute to the construction of new paths
as well towards to actions and effective guiding documents to implement Portuguese for other
languages speakers at Federal District public school. | pt_BR |
dc.contributor.email | cidinhateacher1@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|