Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Schvarsberg, Benny | - |
dc.contributor.author | Pereira, Flávia Pedrosa | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-04T22:08:46Z | - |
dc.date.available | 2021-08-04T22:08:46Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-04 | - |
dc.date.submitted | 2021-05-21 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Flávia Pedrosa. Além da venda: reflexões críticas sobre a alienação dos imóveis da União a partir da Lei nº 13.465/2017. 2021. 346 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41569 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os normativos e iniciativas da Administração Pública Federal que estimulam a alienação
de bens imóveis da União estão na pauta do dia desde dezembro de 2016, quando foi
editada a Medida Provisória no 759, que viria a ser convertida na Lei no 13.465/2017. Não
se trata de tema recente, pois desde que foi criado um órgão governamental para gerir
esse patrimônio, há mais de 160 anos, esses bens têm sido enxergados sobretudo como
forma de auferir receitas em tempos de crise. Tal visão tem historicamente se acentuado
no contexto de governos de tendência neoliberal, o que resulta em maior destaque na
venda dos ativos. A tese possui como objetivo geral descrever o histórico dos bens
imóveis da União, sua trajetória legislativa e analisar as alterações promovidas pela Lei
no 13.465/2017, Decretos e normativos subsequentes, no que se refere à alienação e a
regularização fundiária de imóveis da União, problematizando teórica e empiricamente
suas possíveis consequências. Partiu-se de uma abordagem geral, contextualizando o
objeto em estudo através de um resgate das referências conceituais que dialogam com o
tema, tais como Alfonsin, Bonduki, Fernandes, Ferreira, Harvey, Holanda, Lefebvre,
Magalhães, Maricato, Rolnik, Santoro, Santos, Saule Jr, Schwarsberg, Sousa Junior e
Steinberger; passando pelo entendimento do universo que integra os bens imóveis da
União, pelas modificações nos marcos legais a partir de 2016, até chegar na abordagem
empírica com foco no Distrito Federal. Ressalta-se a importância dos imóveis da União
na constituição do Fundo Público, e alguns avanços que aconteceram entre 2003 e 2015
na gestão desses bens. Tais avanços, contudo, não foram suficientes para resultar em uma
significativa inflexão na lógica que permeia a gestão dos imóveis da União. Com a nova
guinada neoliberal a partir de 2016, tem-se que a venda dos referidos bens tem caminhado
lado a lado com a questão da desestatização e da privatização, no que parece ser a mais
agressiva tentativa de desfazimento do patrimônio público. Constatou-se que programas
de regularização fundiária com foco quase exclusivo na distribuição de títulos individuais
de propriedade plena, que desconsideram a complexidade do fenômeno da informalidade,
ganharam fôlego e têm se materializado numa velocidade sem precedentes, sem que ainda
seja possível avaliar as consequências do fenômeno. No que se refere à alienação dos
imóveis da União, ainda se percebe uma grande distância entre o que foi divulgado
enquanto meta pelo Governo Federal, e o que foi efetivamente vendido até o início de
2021. Entretanto, o governo segue editando normativos e criando mecanismos
tecnológicos com vistas a acelerar as vendas, mesmo com a persistência de problemas
estruturais na SPU. Conclui-se que a liquidação em massa do Patrimônio da União parece
não encontrar condições objetivas para se concretizar, ao menos em curto e médio prazos.
Tal fato traz esperança, pois os imóveis de União representam uma miríade de
oportunidades para se desenvolver políticas públicas de qualidade e de acordo com a
normativa coletivamente construída, que tem como expoentes a Constituição Federal e o
Estatuto da Cidade. Representam um potencial para toda a população e não apenas para
aqueles já historicamente beneficiados. Se trata de um patrimônio que se constitui em
bem comum, e não pode (nem deve) ser tratado como ativo exclusivamente econômico. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Além da venda : reflexões críticas sobre a alienação dos imóveis da União a partir da Lei nº 13.465/2017 | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patrimônio da União | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito à cidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alienação de bens públicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Legislação urbanística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Legal framework and initiatives originated at the Federal Government that encourage the
sale of federal government-owned real estate properties are on day agenda in Brazil since
2016. These are not recent issues. A governmental structure was created to manage this
heritage more than 160 years ago, and these properties have been seen as mainly a way
of earning revenue in crisis times. Such a view has been historically accentuated in the
context of neoliberal tendencies. This thesis has the general objective to describe the
history of federal government-owned real estate properties, their legislative trajectory and
to analyze the changes brought by Law no. 13.465/2017, Decrees and subsequent
regulations, which deals with the sale and land tenure regularization of those properties,
theoretically and empirically problematizing its possible consequences. It starts with a
general approach, contextualizing the object under study through the rescue of conceptual
references that dialogue with the theme, passing through the understanding of the
universe that integrates federal government-owned real estate properties, followed by
changes in the legal frameworks from 2016 until it gets to an empirical approach focusing
on Brazilian Federal District. The importance of federal public real estate in the Public
Fund’s constitution was highlighted, and some advances took place between 2003 and
2015 in the management of these assets. Such advances, however, were not enough to
result in significant changes. With the new neoliberal tendency from 2016 onwards in
Brazil, the sale of these assets has gone side by side with the issue of privatization, in
what appears to be the most aggressive attempt to undo public assets. Land regularization
programs with an almost exclusive focus on the distribution of individual titles of full
ownership, which does not consider the informality phenomenon’s complexity, have
gained space and have materialized at an unprecedented speed. It is not still possible to
assess the consequences of the phenomenon. Concerning the sale of federal government-
owned real estate properties, there is still a significant gap between what the Federal
Government announced as a goal and what was effectively sold until the beginning of
2021. However, the government continues to edit regulations and create mechanisms to
accelerate sales, even with the persistence of structural problems in the secretariat that
manages these properties. The conclusion is that the government-owned real estate
properties’ mass liquidation does not seem to find objective conditions to happen, at least
in the short and medium terms. This fact brings hope since the properties represent a
myriad of opportunities to develop good quality public policies. It is a patrimony that
constitutes a common good and cannot (and shall not) be treated as an exclusively
economic asset. | pt_BR |
dc.contributor.email | flaviapereira09@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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