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ARTIGO_TeoriasAprendizagemEducacao.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva Filho, Olavo Leopoldino da-
dc.contributor.authorFerreira, Marcello-
dc.date.accessioned2021-08-05T18:41:46Z-
dc.date.available2021-08-05T18:41:46Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; FERREIRA, Marcello. Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino: Ausubel e Lipman. Revista do Professor de Física, Brasília, v. 2, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i2.12315. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/12315. Acesso em: 13 maio. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41582-
dc.description.abstractOs Mestrados Profissionais - especialmente aqueles na área de Ensino e, em particular, o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - têm feito, em suas dissertações, amplo uso de referenciais teóricos que possam dar consistência aos produtos educacionais que são confeccionados como exigência para a conclusão do curso. Entretanto, de modo geral, esses referenciais teóricos raramente são considerados de maneira estrita nos próprios trabalhos, sendo, algumas vezes, até mesmo impossível divisá-los nas metodologias e nas sequências didáticas que lhes dão forma. Esse fenômeno pode estar associado ao fato de que muitos desses referenciais teóricos são calcado sem Teorias de Aprendizagem, desenvolvidas no âmbito da Psicologia da Educação, estando, assim, estruturalmente muito amplos e distantes da prática de sala de aula, que são o foco dos produtos educacionais. Neste trabalho, revisamos essa questão, propondo que qualquer Teoria de Aprendizagem deve ser acompanhada de uma Teoria da Educação, de modo a fazer as necessárias conexões com a sala de aula. Como estudo de caso, é apresentada uma relação entre uma Teoria de Aprendizagem,desenvolvida por David Ausubel, e uma Teoria da Educação, desenvolvida por Mathew Lipman,mostrando suas interconexões e como uma articulação entre ambas pode gerar um referencial teórico muito mais robusto e concretizável.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherInstituto de Física - Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTeorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino : Ausubel e Lipmanpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordTeorias da aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordPrática de ensinopt_BR
dc.rights.license(CC BY NC SA) - Revista do Professor de Física é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/12315. Acesso em: 13 maio 2021.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12315pt_BR
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