Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/41584
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PauloHenriqueVieiradeSouza.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPilati, Alexandre Simões-
dc.contributor.authorSouza, Paulo Henrique Vieira de-
dc.date.accessioned2021-08-06T12:25:36Z-
dc.date.available2021-08-06T12:25:36Z-
dc.date.issued2021-08-06-
dc.date.submitted2021-03-26-
dc.identifier.citationSOUZA, Paulo Henrique Vieira de. Manguebeat e samba: o sistema cancional brasileiro em tempos de neoliberalismo. 2021. 219 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41584-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste na interpretação dos álbuns Da lama ao caos (1994), de Chico Science & Nação Zumbi, e Samba esquema noise (1994), do Mundo Livre S/A, visando encontrar a sua relação com o fenômeno nomeado pela mídia como Manguebeat, a fim de aferir a sua relevância no fluxo da música popular-comercial brasileira, considerado segundo os critérios do sistema cancional. A abordagem se centra em análises aprofundadas de alguns dos fonogramas presentes nesses álbuns (no caso de Da lama ao caos, se analisa “Samba makossa”, “A praieira” e “A cidade”; em Samba esquema noise, a análise volta-se a “Samba esquema noise”, “Livre iniciativa” e “Manguebit”), por meio das quais tornou-se possível vislumbrar contradições do neoliberalismo à brasileira. Isso se dá pela presença de uma ideia ampliada e politicamente posicionada de samba.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleManguebeat e samba : o sistema cancional brasileiro em tempos de neoliberalismopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordManguebeatpt_BR
dc.subject.keywordChico Science & Nação Zumbipt_BR
dc.subject.keywordMundo Livre S/Apt_BR
dc.subject.keywordSistema cancional brasileiropt_BR
dc.subject.keywordSambapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This inquiry dealt with the interpretation of the albums Da lama ao caos (1994), by Chico Science & Nação Zumbi, and Samba esquema noise (1994), by Mundo Livre S/A, aiming to find their relationship with the phenomenon named by the media as Manguebeat, in order to gauge its relevance in the flow of música popular-comercial brasileira, considered according to the criteria of the sistema cancional. The approach focused on analysis of some of the phonograms presente in these albums (in the case of Da lama ao caos, “Samba makossa”, “A praieira” and “A cidade” are analyzed; in Samba esquema noise, the analysis turns to “Samba esquema noise”, “Livre iniciativa” and “Manguebit”), through which it became possible to glimpse contradictions from brazilian neoliberalism, which is due to the presence of an expanded and politically positioned idea of samba.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.