Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41595
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Rodrigo Diego de-
dc.contributor.authorCzech, Patrícia Caldeira Tolentino-
dc.date.accessioned2021-08-06T15:53:08Z-
dc.date.available2021-08-06T15:53:08Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSOUZA, Rodrigo Diego de; CZECH, Patrícia Caldeira Tolentino. O trabalho nas produções da revista de Ensino de Biologia da SBEnBio (2010 - 2020): lacunas que impactam nas políticas educacionais. In: LIMA, Jaqueline Rabelo de; OLIVEIRA, Mario Cezar Amorim de Oliveira; CARDOSO, Nilson de Souza (org.). Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Campina Grande: Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74823. Acesso em: 06 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41595-
dc.description.abstractEsta pesquisa é uma revisão sistemática de literatura que caracterizou o trabalho nos artigos da revista de ensino de biologia da sbenbio, entre os anos de 2010 a 2020. O referencial teórico que baliza a pesquisa é a concepção ontológica do trabalho fundamentada na filosofia marxista. Dentre os 2.130 artigos publicados, foram analisados qualitativamente 19, eles foram organizados em 6 categorias de análise que emergiram das produções por meio das quais foi possível apontar como a área de ensino de biologia utiliza e significa o termo trabalho. A partir da análise, evidenciam-se as seguintes constatações: (1) a emergência das pesquisas da área discutirem o trabalho docente e as metodologias de ensino com aprofundamento teórico e de forma crítica e social; (2) lacunas que impactam na formulação de políticas educacionais para a educação científica, compreendendo-a na formação dos professores de ciências e biologia e no ensino de ciências e biologia.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherRealize Editorapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO trabalho nas produções da revista de Ensino de Biologia da SBEnBio (2010 - 2020) : lacunas que impactam nas políticas educacionaispt_BR
dc.typeParte de livro ou capítulo de livropt_BR
dc.subject.keywordBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordTrabalho docentept_BR
dc.identifier.doi10.46943/VIII.ENEBIO.2021.01.409pt_BR
dc.relation.publisherversionhttps://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74823pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)pt_BR
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.