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Título: Limites da dívida pública : uma análise estocástica para os estados brasileiros
Autor(es): Dias, Eric Lisboa Coda
Orientador(es): Lucas, Vander Mendes
Assunto: Limites da dívida pública
Dívida prudencial
Dívida pública estadual
Estados brasileiros
Análise estocástica
Método Monte Carlo
Data de publicação: 6-Jul-2021
Referência: DIAS, Eric Lisboa Coda. Limites da dívida pública: uma análise estocástica para os estados brasileiros. 2021. 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo sugerir uma metodologia para o estabelecimento de um limite de dívida para cada um dos estados brasileiros. Para tanto, foram apresentadas diferentes abordagens metodológicas para definição desse limite, tendo sido escolhido o limite prudencial, definido como um patamar de endividamento que assegure, considerando uma probabilidade e um intervalo de tempo, que ele não ultrapasse o nível estabelecido. Neste estudo o nível estabelecido é aquele previsto na Resolução do Senado Federal no 40/2001 de 200% da RCL para a dívida consolidada líquida. Tal metodologia inicia-se por meio do cálculo de vetores aleatórios que consideram as propriedades estatísticas conjuntas das variáveis que afetam a dinâmica da dívida. Em seguida, somam-se tais vetores a mil cenários aleatórios (projeção para cinco anos) de cada um dos fatores condicionantes, quais sejam, receita corrente líquida (RCL), juros, resultado primário e outros. A partir disso, por meio do método de Monte Carlo, são projetadas mil trajetórias de dívidas para cinco anos (de 2020 até 2024), para cada um dos entes da federação. O estudo conclui que é possível adotar uma metodologia estocástica a fim de definir um limite prudencial para a dívida dos estados. Os resultados apontam para uma considerável heterogeneidade entre os estados em relação às probabilidades encontradas, mas é possível citar que a média dos limites prudenciais associados às probabilidades 0%, 10% e 25% de a dívida ultrapassar o nível de 200% da RCL em cinco anos são, respectivamente, de 147%, 159% e 164%. Por fim, é interessante citar que todos os estados se encontravam em 2019 com níveis de dívida assiciadas a uma probabilidade nula de ultrapassar o limite de 200% da RLC em algum momento dentro de cinco anos, com exceção de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Abstract: This research aims to suggest a methodology for establishing a debt limit for each of the Brazilian states. For that, different methodological approaches were selected to define this limit, and the prudential limit was selected, defined as a level of indebtedness that ensures, considering a probability and a time interval, that indebtedness does not exceed the established level. In this study, the level established is that contained in Federal Senate Resolution 40/2001 of 200% of the NCR for net consolidated debt. Such methodology starts by calculating random vectors that consider the joint statistical properties of the variables that affect the debt dynamics. Then, these vectors are added to a thousand random scenarios (projection for five years) of each of the conditioning factors, namely, net current revenue (RCL), interest, primary result, and others. From this, using the Monte Carlo method, it is possible to project a thousand debt trajectories for five years (from 2020 to 2024), for each of the entities. The study concludes that it is possible to adopt a stochastic methodology to define a prudential debt limit for the states. The results point to a considerable heterogeneity between the states in relation to the probabilities found, but it is possible to mention that the average of the prudential limits associated with the probabilities 0%, 10% and 25% of the debt exceeds the level of 200% of the 5-year RCL are 147%, 159% and 164%, respectively. Finally, it is worth mentioning that all states were in 2019 with debt levels associated with a zero probability of exceeding the limit of 200% of the RLC at some point within five years, with the exception of São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro and Rio Grande do Sul.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia do Setor Público, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
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