Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, José Mauro Barbosa | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Edgleuma Pereira Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-10T17:06:47Z | - |
dc.date.available | 2021-08-10T17:06:47Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-10 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-19 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Edgleuma Pereira Tavares. A experiência teatral na construção de narrativas cênicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2021. 196 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41613 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa pretende refletir sobre o processo da construção de narrativas, a partir
da manipulação de bonecos, rodinha de conversa, histórias de objetos e observações
cotidianas, em uma turma do 2o ano do Ensino Fundamental. Busca compreender como
as narrativas dessas crianças são transformadas em cenas teatrais e quais as implicações
desse processo narrativo. O foco de interesse consiste em oportunizar situações práticas
e significativas, contextualizadas aos saberes e fazeres teatrais, vivenciados de forma
lúdica. Essa experiência da prática teatral aponta para o favorecimento da fala e escuta
sensíveis, possibilitando oportunidades para vivenciar e ressignificar suas próprias
narrativas. A construção teórico metodológica da pesquisa traz como referência o
processo metodológico da pesquisa-ação de René Barbier, o teatro de bonecos de Izabela
Brochado, Ana Maria Amaral, Idalina Ladeira e Sarah Caldas. A abordagem realizada
sobre narrativas e rodas de conversa baseou-se em Luciana Hartmann, Cecília
Warschauer, Gilka Girardello e Luciana Ostetto. O alicerce teórico referente à Ludicidade
foi ancorado em Tizuko Kishimoto, a Jogos Teatrais em Viola Spolin, e a Jogos
Cooperativos em Fábio Brotto e Marcos Correia. As teorias de Vygotsky, sobre o
desenvolvimento infantil, Jonh Dewey, com a experiência educativa, e Paulo Freire,
acerca da simbologia cultural e social, contribuíram significativamente para o percurso
da pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A experiência teatral na construção de narrativas cênicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro de bonecos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rodinha de conversa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escuta sensível | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos teatrais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos cooperativos | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research intends to reflect on the process of construction of narratives, from
the manipulation of puppets, conversation circles, stories of objects and daily
observations, in a class of the 2nd year of Elementary School. It seeks to understand how
the narratives of these children are transformed into theatrical scenes and what the
implications of this narrative process are. The focus of interest consists in providing
practical and meaningful situations, contextualized to theatrical knowledge and
practices, experienced in a playful way. This experience of theater practice points to the
favoring of sensitive speech and listening, providing opportunities to experience and
reframe their own narratives. The theoretical and methodological construction of the
research brings as a reference the methodological process of action research by René
Barbier, and the puppet theater by Izabela Brochado, Ana Maria Amaral, Idalina Ladeira
and Sarah Caldas. The approach taken on narratives and conversation circles was based
on Luciana Hartmann, Cecília Warschauer, Gilka Girardello and Luciana Ostetto. The
theoretical foundation for Ludicity was anchored in Tizuko Kishimoto, for the Theatrical
Games in Viola Spolin, and for the Cooperative Games in Fábio Brotto and Marcos
Correia. Vygotsky's theories on child development, John Dewey, with educational
experience, and Paulo Freire, on cultural and social symbology, contributed significantly
to the research path as well. | pt_BR |
dc.contributor.email | edgleumat@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|