Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sousa, Jonilto Costa | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Leilane Daisy Almeida de | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-11T13:52:55Z | - |
dc.date.available | 2021-08-11T13:52:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-11 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-26 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Leilane Daisy Almeida de. Laboratório de inovação: estudo de caso do FNDE e da ANACCOM proposições ao FNDE. 2021. 170 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41624 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo propor melhorias ao Laboratório de Inovação em Educação do Fundo de
Desenvolvimento Nacional da Educação (i-lab FNDE) sob a perspectiva das boas práticas do Laboratório
de Inovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Lab InovANAC). Como referencial teórico, é
adotado o conceito de inovação sob a perspectiva de processos (VAN DE VEN, 1986). Do entendimento
da inovação de processos, estuda-se o laboratório de inovação no setor público, denominado i-lab, o qual
é compreendido como times de inovação que adotam métodos experimentais para investigar questões
sociais e públicas (PUTTICK, 2014). Como metodologia, adotou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza
exploratória e descritiva, a partir de dois estudos de caso em duas instituições públicas, ANAC e FNDE,
utilizando-se as técnicas de pesquisa documental, grupo focal, entrevistas semiestruturadas e pesquisa
bibliográfica. Da caracterização do i-lab do FNDE verificou-se que esse foi idealizado para dentro e para
fora do FNDE (comunidade e academia), no entanto, na prática, só ocorre de forma interna à organização.
Evidenciou-se, também, que o i-lab do FNDE passou por um período experimental antes da
implementação, em outubro de 2018. Da descrição do Lab InovANAC, verificou-se a reestruturação
ocorrida na ANAC em 2016 contribuiu como ato propulsor para a formalização do i-lab em 2017.
Constatou-se que o Lab InovANAC se desenvolveu e apresentou resultados para depois ser formalizado,
em novembro de 2017. Da análise dos fatores dificultadores e facilitadores na implantação do Lab
InovANAC foram identificadas sete categorias, das quais três foram consideradas dificultadores: (1)
resistência ao novo em organização pública; (2) atividades concorrentes com as do laboratório de
inovação; e
(3) limitação de recursos financeiros. As outras quatro categorias foram entendidas como facilitadores:
(4) apoio de alta e média liderança; (5) equipe multidisciplinar; (6) comunicação acerca de laboratório de
inovação; e (7) parcerias externas. Verificou-se que o processo dinâmico originado dessas categorias
promoveu oportunidades para o Lab InovANAC no desenvolvimento e implementação de novas ideias,
métodos e melhorias no contexto organizacional. Das boas práticas no Lab InovANAC, identificou-se
premiações e honrarias recebidas, parceria com a academia, encaminhamentos dos resultados das oficinas
aplicadas e contribuições com outros i-labs, como benchmarking e realização de oficinas externas.
Constatou-se que as boas práticas identificadas foram fundamentais para o sucesso da implantação do
Lab InovANAC, bem como consolidação do i-lab na organização. O desenvolvimento do estudo permitiu
a proposição das seguintes melhorias ao i-lab FNDE: (i) o fortalecimento da equipe; (ii) a busca de
parcerias externas; (iii) o incentivo ao relacionamento constante e mais estrito com a academia; (iv) o
desenvolvimento de premiações internas; (v) o desenvolvimento de pilar com foco em acessibilidade na
educação; e (vi) o desenvolvimento desistema colaborativo para integração, gestão e comunicação das demandas recebidas e entregas realizadaspelo i-lab FNDE; e (vii) implantação de um programa de gestão da inovação no FNDE. Para pesquisas
futuras, propõe-se que sejam realizadas investigações sobre a cultura de inovação no FNDE. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Laboratório de inovação : estudo de caso do FNDE e da ANACCOM proposições ao FNDE | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação de processos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Setor público - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Laboratório de inovação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to propose improvements to the Laboratory of Innovation in Education of the Fundo de
Desenvolvimento Nacional da Educação (FNDE) from the perspective of good practices of the
Innovation Laboratory of the Agência Nacional de Aviação Civil (Lab InovANAC). As a theoretical
framework, the concept of innovation is adopted from the perspective of processes (VAN DE VEN,
1986). From the understanding of process innovation, we study the innovation laboratory in the public
sector, called i-lab, which is understood as innovation teams that adopt experimental methods to
investigate social and public issues (PUTTICK, 2014). As a methodology, a qualitative research, of an
exploratory and descriptive nature, was adopted, based on two case studies in two public institutions,
ANAC and FNDE, using the techniques of documentary research, focus group, semi-structured
interviews and bibliographic research. From the characterization of the FNDE i-lab it was found that it
was idealized inside and outside the FNDE (community and academy), however, in practice, it only
occurs internally within the organization. It was also evidenced that the FNDE i-lab went through an
experimental period before its implementation, in October 2018. From the description of Lab InovANAC,
it was verified the restructuring that took place at ANAC in 2016 contributed as a propelling act for the
formalization of the i-lab in 2017. It was found that the Lab InovANAC developed and presented
results to later be formalized, in November 2017. From the analysis of the complicating and
facilitating factors in the implementation of the Lab InovANAC, seven categories were identified, of
which three were considered difficult: (1) resistance to the new in public organization; (2) competing
activities with those of the innovation laboratory; and (3) limitation of financial resources. The other four
categories were understood as facilitators: (4) support from high and medium leadership; (5)
multidisciplinary team; (6) communication about the innovation laboratory; and (7) external partnerships.
It wasfound that the dynamic process originated from these categories promoted opportunities forLab
InovANAC in the development and implementation of new ideas, methods and improvements in the
organizational context. From the good practices at Lab InovANAC, we identified awards and honors
received, partnership with the academy, forwarding the results of applied workshops and contributions
with other i-labs, such as benchmarking and holding external workshops. It was found that the good
practices identified were fundamental for the successful implementation of Lab InovANAC, as well as
consolidation of i-lab in the organization. The development of the study allowed the proposition of the
following improvements to the i-lab FNDE: (i) the strengthening of the team; (ii) the search for external
partnerships; (iii) the incentive to a constant and stricter relationship with the academy; (iv) the
development of internal awards; (v) the development of a pillar with a focus on accessibility in education;
and (vi) the development of a collaborative system for the integration, management and communication
of demands received and deliveries made by i-lab FNDE; and (vii) implementation of an innovation
management program at FNDE. For future research, it is proposed that investigations be carried out on
the culture of innovation at FNDE. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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