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Título: Formação de professores em ambiente hospitalar : uma leitura a partir da psicanálise na educação
Autor(es): Lara, Caren Castelar Queiroz
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Professores - formação
Psicanálise
Classe hospitalar
Crianças hospitalizadas
Memória educativa
Data de publicação: 12-Ago-2021
Referência: LARA, Márcio Braz do. Formação de professores em ambiente hospitalar: uma leitura a partir da psicanálise na educação. 2021. 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este estudo buscou refletir sobre a formação do professor que trabalham, espaço hospitalar diante do adoecimento da criança/adolescente e as possíveis implicações em sua atuação, apontando a necessidade da formação e do investimento para dar com as condições vendas pela criança enferma. Para a fundamentação teónco-epistemologica, utilizaram-se concertos advindos da Psicanálise, visando melhor entendimento de como o contexto do adoecimento pode refletir na atuação do professor da classe hospitalar, reconhecendo as implicações que o referido campo traz para a ação do professor. Dessa forma, o objetivo geral visou compreender, a partir de uma leitura psicanalítica, como se da o processo de constituição subjetiva e a formaçao de professores, diante do adoecimento dos alunos internados e as possível as implicações em sua atuação nesse contexto. A pesquisa foi realizada por meio da abordagem qualitativa, considerando que essa favorece o desenvolvimento de uma posição reflexiva, que permite fundamentar e interrogar os pressupostos teórico-metodológicos, identificar limites e possibilidades da formação pessoal/profissional do professor para atuar no espaço hospitalar, em especial, com a dimensão do adoecimento das crianças A partir da análise documental, da observação participante, da escrita da memória educativa e de entrevistas semiestruturadas das participantes desta pesquisa realizou-se a analise e a discussão dos resultados, organizados em três eixos: identicação, formação de professores e mal-estar docente. Os enunciados das professoras sinalizaram marcas identificatórias que reverberam na constituição do ser-professor no espaço hospitalar. Em relaçao a formaçao de professores, percebeu-se a imphcaçao das adversidades que envolvem a hospitalização, bem como o posicionamento reflexivo e sensível das docentes. As professoras buscam investir no processo de aprendizagem do aluno hospitalizado, não o colocando em condição vitiimizadora frente aos obstáculos decorrentes da intermação. Em relação ao mal-estar docente, notou-se nas falas das professoras, sentimentos e afetos que se inscrevem na pratica educativa nos hospitais, mediante a impossibilidade de tudo controlar na cena pedagógica A partir do exposto, entende-se a constituição ser-professor como uma condição que pressupõe a atividade psíquica inconsciente, que sustenta o lugar de pertencimento da criança hospitalizada não recuando diante das adversidades enfrentadas e sem promover o apagamento psíquico do sujeito.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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